21 Dicas de Atividades de Alfabetização

foto Atividades de Alfabetização 21 dicas pra ajudar

Nesta página vamos trazer 21 dicas para te ajudar no processo de Atividades de Alfabetização, de modo que você entenda e aprenda como funciona este importante ciclo na vida de uma criança.

foto Atividades de Alfabetização 21 dicas pra ajudar

O que é Alfabetização?

Não podemos começar essa página sem te dizer claramente o que é alfabetização, já que nós sempre tocamos neste assunto, mas será mesmo que sabemos o seu real significado?

Aqui não falamos apenas de crianças, mas sim de todas as pessoas. Este é um importante passo para o desenvolvimento.

Aqui vou deixar uma citação da própria UNESCO:

“a alfabetização é um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas responsáveis por contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da capacidade de conscientização social e da reflexão crítica como base de mudança pessoal e social.”

Veja: O que é Alfabetização? > https://nipconf.com/alfabetizacao/630/o-que-e-alfabetizacao/

Alfabetização e Letramento – Qual a Diferença?

Se você chegou aqui com esta dúvida, saiba que está no lugar certo. Hoje você vai aprender qual a principal diferença entre alfabetização e letramento.

De forma prática e direta, uma pessoa alfabetizada consegue entender a escrita, já quem é letrado, consegue ir além, domina a escrita e a leitura, e consegue utilizar dentro de vários contextos, situações, interpretações, consegue organizar discursos e até mesmo realizar reflexões.

Tudo vai depender da qualidade e da forma que um aluno consegue desenvolver a leitura e a escrita. Esse é o ponto que vai determinar a alfabetização e letramento.

Veja: Alfabetização e Letramento – Qual a Diferença? > https://nipconf.com/alfabetizacao/636/alfabetizacao-e-letramento-qual-a-diferenca/

Alfabetização Infantil

Se fosse listar os itens que ajudam a iniciar o processo de alfabetização na educação infantil, eles seriam:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • 1- Contar Histórias;
    • 2- Cantar e Ouvir;
    • 3- Apresentar outros Materiais de Leitura;

    [/tie_list]

As histórinhas fazem os pequenos entrarem em um mundo mágico de imaginação e isso é rico para o desenvolvimento do seu pequeno.

A musicalidade é um estímulo de múltiplas faces, já que vai potencializar o processo de aprendizado, já que enquanto ele canta, vai aos poucos assimilando as novas palavras e facilita o processo como um todo.

Sempre que apresentar um novo material de leitura para o seu pequeno(a) não se esqueça de ler de forma lenta, bem pausada, para que ele possa assimilar a leitura deste panfleto, revista, jornal, este será um grande estímulo para ele(a).

* Dica para começar Hoje!

Se quer começar a estimular seu pequeno e não sabe por onde começar, então pode conferir este guia produzido pelo meu amigo Felipe e sua princesinha.

Veja: Alfabetizar na Educação Infantil Pode? > https://nipconf.com/alfabetizacao/647/alfabetizar-na-educacao-infantil-pode/

School Learn Letters Students Read - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

Como iniciar o processo de alfabetização?

Esse é um ponto muito importante já que muitos pais querem saber qual é a idade certa para aprender a ler.

O tempo exato vai variar conforme o desenvolvimento do seu pequeno, mas há crianças que começa a decifrar as palavrinhas lá por volta dos 5 aninhos, como há aqueles que vão começar um pouco mais tarde, por volta dos 7 aninhos.

Para que a criança possa chegar lá de forma mais tranquila possível, é importante que ela receba estímulos que vão desde as formas dos objetos, o tato, a música, as cores, na interação com os coleguinhas e com a professora.

Isso tudo contribui para que o processo de reconhecimento das letrinhas seja o mais natural possível. Mas não pressione, aqui a palavra que fica é estimular!

Blocks Letters Alphabet Education - Wokandapix / Pixabay
Wokandapix / Pixabay

Como ensinar o meu filho a ler?

Antes de procurar uma resposta, é importante parar para pensar sobre como nós fazermos para ler. Você já parou para pensar sobre isso?

Leitura é um processo onde vemos vários sinais gráficos (letras, afinal, cada letra é um sinal gráfico diferente).

Quando lemos, nosso cérebro já sabe qual é o significado de cada letra, ou seja, estamos transformando cada letra em um som.

E é isso que temos que ensinar aos pequenos, como olhar para uma letra e conseguir identificar o tipo de som dela, depois, vamos juntar as letras para formar uma sílaba, e depois disso, vamos juntar as sílabas para formar uma palavra.

É assim que conseguimos olhar para algo escrito e então, podemos entender o que exatamente está sendo dito naquela frase.

É isso que você precisa ensinar ao seu pequeno.

Veja também: Como ensinar o meu filho a ler? > https://nipconf.com/alfabetizacao/684/como-ensinar-o-meu-filho-a-ler/

Como trabalhar com a alfabetização?

Como vimos as letras são muito importantes para trabalhar com a alfabetização do seu pequeno, mas você não pode ensinar apenas isso, precisa aprender a estimular a Consciência fonológica através de:

[tie_list type=”checklist”]- Rimas
– Pedaços de Palavras
– Aliteração[/tie_list]

A Consciência fonológica é a habilidade para estimular os sons produzidos por nossa língua. É desta forma que podemos identificar que, por exemplo, uma palavra começa e termina com o mesmo som.

As rimas são um ótimo estímulo que ajudam os pequenos a perceberam que as palavras têm o mesmo som.

Quanto falamos sobre pedaços de palavras, estamos diretamente falando sobre síntese silábica, então o melhor caminho é começar apresentando as pequenas palavras ao pequeno, de forma separado, por exemplo, bo-lo, ca-sa, ca-ma.

E então, vamos seguindo com as palavrinhas maiores.

Já a Aliteração é o exercício de identificar os sons das palavras. Este processo está presente naquelas gostosas brincadeiras de crianças onde tínhamos que bater palma ou o pé no chão, quando escutamos, por exemplo, o som de BA na frase.

Esse é um rico estímulo na alfabetização infantil.

Letters Abc Education Alphabet - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

Como trabalhar com lista na Alfabetização?

As listas estão presentes na vida adulta e claro, no processo de alfabetização infantil.

Listas de nomes, materiais escolares, lista de frutas, do mercado, de brinquedos, e para os pequenos essa é uma ótima forma de começar a conhecer as letras, do ponto de vistas gráfico (a forma da escrita), a ordem do alfabeto e ainda, o valor sonoro.

Use a criatividade e explore isso dentro de vários temas!

Construa as listas junto com as crianças, esse é um forte processo de estímulo.

O que é o PNAIC – PActo Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Caso você queira informações direto do governo sobre a questão da alfabetização infantil, pode consultar diretamente o PNAIC, que seria o PActo Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Lá em 2012 o Governo se posicionou oficialmente e assumiu um compromisso de alfabetizar todos os pequenos e pequenas até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

E se precisar, você pode conferir mais informações direto na página do PNAIC, http://www.educacao.df.gov.br/pnaic-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa/

como alfabetizar meu filho

Estamos preparando um texto sobre como alfabetizar meu filho, que seria voltado para papais e mamães que gostariam de entender mais sobre este processo.

Veja: Como Alfabetizar meu Filho > https://nipconf.com/alfabetizacao/666/como-alfabetizar-meu-filho/

como alfabetizar brincando

Existem uma infinidade de formas de usar a imaginação e alfabetizar brincando então, estamos trabalhar em uma lista cheia de informações para te ajudar com isso.

Veja mais: Como Alfabetizar Brincando > https://nipconf.com/alfabetizacao/678/como-alfabetizar-brincando/

como dar aula de reforço para alfabetização

Você acha que o melhor seria dar aulas de reforço para alfabetização do seu pequeno? Então fique aqui e veja o que vamos trazer logo mais para te ajudar neste tema.

Veja: 10 Melhores Aulas de Reforço Escolar > https://nipconf.com/alfabetizacao/641/10-melhores-aulas-de-reforco-escolar/

como trabalhar as famílias silábicas na alfabetização

Você viu as formas que já indicamos e gostaria de aprender mais sobre como trabalhar as famílias silábicas na alfabetização e aumentar os estímulos? Agora mesmo estamos finalizando uma pesquisa para trazer mais informações sobre este tema.

Veja mais: Como Trabalhar as Famílias Silábicas na Alfabetização? > https://nipconf.com/alfabetizacao/672/como-trabalhar-as-familias-silabicas-na-alfabetizacao/

como alfabetizar crianças

Talvez você seja um educador ou papai (ou mamãe) de alguns pequenos e queira uma ajuda sobre como alfabetizar crianças. Então fique aqui, temos muito material para compartilhar.

como alfabetizar adultos

Este é outro tema de grande interesse afinal de contas, muitas pessoas não tiveram tempo para estudar quando crianças, mas acabam encontrando a oportunidade na fase adulta.

Aqui vamos trazer mais informações sobre como alfabetizar adultos.

Veja: Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos > https://nipconf.com/alfabetizacao/659/curso-de-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos/

como alfabetizar em casa

Este é um tema de grande interesse, principalmente neste período que estamos vivendo agora, na verdade, a pesquisa pelo tema como alfabetizar em casa, me levou a construir este artigo.

Eu sou pai de uma linda menina e como ela não está indo para a escola, quero me informar cada vez mais sobre o assunto.

Foi isso que me levou a pesquisar sobre e quando vi, já tinha um artigo escrito.

Veja: Como Alfabetizar em Casa > https://nipconf.com/alfabetizacao/653/como-alfabetizar-em-casa/

referencias:

https://leiturinha.com.br/blog/alfabetizacao-infantil-como-ela-deve-acontecer-e-como-preparar-seu-pequeno-para-esta-etapa/

https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/alfabetizacao-e-leitura/alfabetizacao-idade-certa-para-aprender-a-ler/

http://www.educacao.df.gov.br/pnaic-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa/

https://homeschoolingbrasil.info/como-ensinar-meu-filho-a-ler-e-escrever/

https://institutoneurosaber.com.br/3-atividades-que-ajudam-na-alfabetizacao/

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao