Como ensinar o meu filho a ler?

Já parou para pensar Como ensinar o meu filho a ler sem sofrimento? Este é um grande desafio e nesta página, vamos te ajudar. Entre e confira.

foto Como ensinar o meu filho a ler?

Truques Para Alfabetizar As CriançAs Mais Rapidamente

O problema se dá porque as crianças ainda não reconhecem o espaço entre as palavras como um sinal gráfico, o que vai ocorrer à medida que continuarem a ser desafiadas a ler e escrever.

Explique que é comum também a hipersegmentação – separar o que deve ser escrito junto – e que existe uma série de propostas didáticas para que os pequenos compreendam a separação correta das palavras (disponívelaqui e aqui).

Conte aos pais que durante as aulas você tem feito intervenções para ajudar as crianças a superar isso, e dê alguns exemplos. Conte que nessa etapa de ensino a escola está mais preocupada com a inserção das crianças em práticas sociais de linguagem.

Com esse trabalho, elas são desafiadas a escrever da forma que sabem para, aos poucos, entenderem como funciona o sistema de escrita convencional.

Explique que durante muito tempo a alfabetização foi feita por meio do treino e da memorização de sílabas, mas que hoje o trabalho é realizado de um modo mais eficaz.

Nessa concepção, o fundamental é dar aos pequenos a oportunidade de pensar sobre a forma como se escreve em atividades de leitura e escrita com um sentido prático.

Teacher School Letters Abc - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

Seja Um Exemplo De Leitor E Escritor Para Seu Filho

Isso ocorre, por exemplo, quando ouvem você lendo um conto e refletem sobre as menores unidades da escrita vendo a lista de nomes dos colegas.

A alfabetização fisiológica começa a partir dos quatro, cinco anos de idade segundo Thalita Tomé, Coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, mãe do Miguel. Porém antes disso, os pais já podem começar a estimular as crianças para o mundo letrado.

A especialista compartilhou com a gente 5 maneiras de ajudar o seu filho a conquistar a leitura e a escrita. Mas como despertar o interesse pela escrita e a leitura em um mundo em que os apelos visuais e sonoros se impõem cada vez mais também no universo infantil?

    • Até porque esses jogos serão basicamente os mesmos usados na alfabetização em inglês, o que vai mudar são as unidades fonéticas.
    • Apenas após as crianças alcançarem a escrita alfabética, fase em que já possuem organizada a lógica do sistema (assista ao vídeo).
    • Uma coisa é ensiná-la uma língua estrangeira, outra coisa é alfabetizá-la nessa língua.
    • Depois, quando ele começar a aprender inglês, no momento da alfabetização, ele vai perceber que estará manipulando a língua que aprendeu da mesma forma que manipula a língua materna.
    • Se o seu filho já fala com certa desenvoltura a língua portuguesa, nada impede que você introduza na sua casa as atividades do curso.

A partir dessa constatação, listamos cinco dicas simples, recursos que você pode incluir em sua rotina para levar o seu filho a uma viagem pelo mundo das letrinhas.

Para ajudar sua criança a escrever, desenvolva jogos de escrita, cartinhas para amigos, parentes, reconto da história que mais gosta, mas trocando personagens ou local. Bem, nesse caso, ele será apresentado aos textos, e escreverá com imagens.

Vale lembrar que crianças aprendem de forma lúdica, usam o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar para identificar e entender o significado das coisas.

Assim, explorar as brincadeiras e os cinco sentidos é um bom caminho para auxiliar a alfabetização.

Com as crianças em casa, os pais e professores tem novos desafios. A fase de alfabetização é um período importante para toda a família.

Com o ensino em casa, surgem muitas dúvidas sobre como dar continuidade ao processo, sem prejudicar o aprendizado do seu filho.

Trata-se de um fenômeno temporário e bastante comum na alfabetização, quando a garotada procura reproduzir no papel o que escuta e fala.

Nem sempre, no entanto, essa estratégia funciona.

Children Studying Book Reading Read - sof_lo / Pixabay
sof_lo / Pixabay

Responda Para “AlfabetizaçãO: Qual é A Idade Certa Para Aprender a ler…”

Hoje em dia, eles aprendem as letras pelo manuseio do teclado. Deixar sempre à mão canetas, lápis e papéis é um convite à escrita.

Sabia que você pode ajudar seu filho a ler e a escrever?

Não se trata de ensinar formalmente a leitura e a escrita, função do professor, mas de facilitar o aprendizado da criança colocando-a desde cedo, em ambiente que incentive esses hábitos.

Em outras palavras, deixar o ambiente de sua casa convidativo à aproximação com essas práticas culturais.