Como Alfabetizar Brincando

Como alfabetizar brincando? Que descobrir como Alfabetizar Brincando de forma que o tempo passe e o aprendizado fique? Esta página tem o que você precisa. Entre e confira Como Alfabetizar Brincando.

Como alfabetizar brincando? Jogos De Alfabetização

Como Alfabetizar Brincando 22

Afinal, Como Alfabetizar Brincando? Perceber que as letras estão associadas a sons é um passo importante no processo de alfabetização.

Para que isto aconteça de um jeito gostoso na sala de aula, taça jogos, explorando ao máximo o universo das palavras mais significativas para as suas crianças. As crianças têm chooseências por atividades diferentes e cada uma apresenta um ritmo próprio.

O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas.

As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. Por isso é importante descobrir como trabalhar as famílias silábicas na alfabetização.

Como Alfabetizar Brincando? A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do materials didático.

Divida a classe em grupos e ,a cada um , dê uma caixa com essas letras, para que sejam montados os nomes dos integrantes do grupo. Depois, cada aluno deve apanhar as letras (correspondentes a seu nome e colá-las no caderno.

Em vez de letras, você pode utilizar sílabas. Esse jogo também pode ser aproveitado para estimular as crianças a formarem novas palavras, seja com as letras ou as sílabas da caixa.

A coleção Brincando e alfabetizando no 2º período apresenta atividades lúdicas e prazerosas que irão facilitar o cotidiano do professor durante o processo de alfabetização de alunos entre as idades de 5 e 6 anos.

Essa fase é considerada best para a criança adquirir o domínio da leitura e da escrita. Tesouro dos nomes — Usando pequenos quadrados ou retângulos de papel ou cartolina, escreva várias vezes todas as letras do alfabeto.

  • Pelo método, as crianças aprendem sem que precisem escrever muitas vezes as palavras ou decorá-las para fazer um ditado.
  • Sites com jogos pedagógicos para alfabetização são ótimos para desenvolver os pequenos através de atividades interativas que estimulam a compreensão do alfabeto, bem como a prática da escrita e leitura.
  • Segundo a professora, brincando com as palavras e seus elementos silábicos, criando frases e realizando atividades de análise, síntese, substituição e acréscimo as crianças ganham uma base sólida de conhecimentos e o processo de alfabetização flui naturalmente.
  • Elas passam a escrever espontaneamente, e o resultado é muito bom\u201d – argumenta Helena.
  • Então, por que não tal transformar essa atividade em um momento para aprender?

Como Alfabetizar Brincando? O site SmartKids, por exemplo, oferece joguinhos com temas sobre frutas, esportes, brinquedos, além de cavaleiros e princesas.

Outro bom recurso para aprender o abecedário com brincadeira é imprimir atividades de alfabetização.

A partir daí, os alunos passam a identificar as palavras e procurar outras que tenham elementos silábicos semelhantes.

Fazemos jogos orais e de interpretação quando as crianças ainda não dominam a escrita e, à medida que evoluem neste sentido, partimos para exercícios nos quais elas escrevem, com giz, no quadro-negro ou na quadra de esportes, e com os dedinhos molhados, no papel e na areia, por exemplo.

Quando se lida com o lúdico, a aprendizagem fica mais prazerosa – garante a professora.

Inicialmente, a professora Helena trabalha com o padrão silábico consoante-vogal e as vogais, para que possam surgir palavras simples, como Cachorro, Cavalo, Ema.

Quando se lida com o lúdico, a aprendizagem fica mais prazerosa\u201d – garante a professora.

Se a criança gosta de colorir, há várias opções de desenhos para pintar as letras do alfabeto.

Exercícios de ligar os pontos com o objetivo de formar letras e palavras são ótimos para praticar ortografia brincando.

Para desenvolver o vocabulário e incentivar a leitura, os pais podem ainda imprimir atividades de alfabetização como as de palavras cruzadas e caça-palavras.

Inicialmente, a professora Helena trabalha com o padrão silábico consoante-vogal e as vogais, para que possam surgir palavras simples, como macaco, cavalo ou ema.

Rolar para cima