Consultoria SEO | Atrair mais visitas, leads e vendas para seu Site!

187 145 - 1 - Consultoria SEO sp

A Consultoria SEO é o que você precisa para se destacar nas buscas organicas do google em tempos de comércio online e muita concorrência para atrair para visitas, leads e vendas?

Consultoria SEO o que é?

Você vende roupas femininas, aluga refrigeradores comerciais ou monta festas de aniversário temáticas?

Presta serviços de contabilidade ou fornece cursos de inglês online?

Enquanto você estiver lendo o nosso artigo, centenas de buscas serão feitas na internet para esses produtos e serviços e os concorrentes vão fechar vendas. E acredite: todos os segmentos de negócios passam por isso, o tempo todo.

Mas por que você tem um site atraente, um blog informativo mas não apareceu no resultado de busca do seu ex-futuro cliente?

Não pare a leitura para criar uma reunião urgente com seus vendedores! Na verdade, reúna sua equipe de marketing para falar sobre otimização de conteúdo.

E contrate uma Consultoria SEO.

Mesmo investindo em anúncios como o Google Ads, existe um grande potencial de negócios que são gerados a partir dos conteúdos que as empresas publicam na internet – é o tráfego orgânico.

Em cada pesquisa feita por um usuário, o navegador define a visibilidade de cada resultado e isso impactará nas possibilidades de conquistar novos clientes e vendas.

Você conhece essa importante forma de ranquear o seu negócio? Preparamos esse artigo para falar da Consultoria SEO: a sua grande aliada para alcançar o topo das buscas!

Mas antes: o que é SEO e qual a sua relação com o Google?

Nesse tópico, vamos falar dos atores principais do nosso artigo e nos quais uma consultoria de tráfego orgânico atua: o Google e o SEO – Search Engine Optimization.

Todos os dias, centenas de milhões de pesquisas são feitas para os mais variados assuntos. Segundo uma pesquisa da Forbes, em 2019 mais de 100 mil buscas por minuto foram feitas no Google – que concentra praticamente toda o mercado dentre os navegadores.

E para as buscas mais simples ou mais complexas, o Google precisa definir formas mais justas e ágeis de ranquear os resultados e por isso definiu um grande conjunto de regras e condições para definir a ordem dos resultados.

Cada resultado é avaliado sob muitos critérios e classificado – o famoso algoritmo do Google – em altíssima velocidade. O resultado da busca se divide em dois blocos:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Primeiramente, aparecem todas as empresas com anúncios relacionados à busca;
    • Após eles, surgem os resultados orgânicos – todos os conteúdos não pagos relacionados à busca e classificados conforme as regras do algoritmo.

    [/tie_list]

Mas com milhares de resultados, gerados em segundos, como é possível escalar, estar na primeira página ou ser um dos primeiros resultados orgânicos?

Aqui entra a importância do SEO – a otimização de mecanismos de buscas.

Ela é uma metodologia que visa dar a cada conteúdo orgânico (não pago) dos canais digitais de uma empresa – site, blogs, redes sociais – o tratamento ideal para que ele alcance as melhores posições nos resultados de buscas dos usuários.

Os profissionais de marketing digital devem conhecer os critérios de ranqueamento e trabalhar nas mudanças (otimizações) dos conteúdos para os alinhem cada vez mais às regras do Google e, dessa forma, subam de posição a cada pesquisa relacionada.

Tipos de Serviço de SEO

Como eles funcionam nos seus conteúdos

Os recursos de SEO se dividem em duas categorias e ambas com o objetivo de melhorar o ranqueamento no Google. Vamos falar um pouco de cada uma delas.

SEO On Page

É literalmente o que praticamos dentro de cada página do seu site ou artigo do seu blog. São inúmeros recursos que visam melhorar a entrega de conteúdos aos usuários.

Os mais conhecidos são:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Definição da palavra-chave (termo-chave);
    • Estrutura de títulos e subtítulos (H1, H2, H3);
    • Qualidade do título da página;
    • Meta-descrição;
    • Velocidade de carregamento da página;
    • Navegabilidade;
    • Qualidade dos textos (produção de conteúdo) (link para artigo 187 151)

    [/tie_list]

Para cada um desses recursos, existe uma série de regras de otimização para seguir o padrão de qualidade sugerido pelo Google.

SEO Off Page

São as práticas que executamos na relação entre as páginas de um site e delas com o mundo externo. Aqui abordamos basicamente:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Construção e conteúdo de blog
    • Linkagem interna
    • Linkagem externa
    • Backlinks
    • Guest posts

    [/tie_list]

Para cada um desses recursos, existe uma série de regras de otimização para seguir o padrão de qualidade sugerido pelo Google.

SEO Local

Essa é a otimização voltada para os negócios locais – aqueles em que a área de atuação é próxima do estabelecimento, como lavanderias, lojas de materiais de construção, restaurantes e outros.

A geolocalização e as avaliações de clientes são fatores importantes de ranqueamento e uma ferramenta fundamental é o Google Meu Negócio.

Quer conhecer os detalhes da atuação dos tipos de SEO? Preparamos um artigo sobre otimização de site! (link para artigo 187 146)

O que é uma consultoria SEO?

A consultoria SEO é um trabalho profissionalizado – de um consultor independente ou uma agência de marketing digital – que visa:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Estudar profundamente os aspectos do negócio: produtos e serviços, público-alvo, abrangência geográfica, comportamento da audiência;
    • Estabelecer o campo semântico para cada produto e serviço – termos-chave;
    • Definir a quantidade e temas a explorar – a pauta;
    • Definir os melhores formatos – textos, imagens, vídeos, áudios;
    • Orientar as práticas de otimização (SEO) que devem ser aplicadas em cada conteúdo;
    • Programar a frequência de publicação – a agenda;
    • Acompanhar os resultados – as métricas;
    • Revisar todas as premissas – pauta, formatos e agenda – quando for necessário.

    [/tie_list]

O consultor SEO deve conhecer ao máximo o funcionamento do algoritmo do Google, de forma a estabelecer quais são as melhores práticas vigentes para cada negócio.

Como ficar nas primeiras posições do Google?

O grande desafio para todas as empresas é estar na primeira página do resultado da pesquisa após os anúncios e de preferência na melhor posição, pois os usuários gastam um tempo cada vez menor com a leitura das páginas seguintes.

É preciso captar a atenção do leitor nos poucos segundos que ele dedica para selecionar o link que vai acessar. É nessa seleção que estarão as chances de conquistar uma venda!

foto consultoria-seo-o-que-e

Como exemplo, se você tem uma oficina mecânica em Santo André, o texto no site relacionado a alinhamento de direção deve ser otimizado para ser um dos primeiros na resposta quando a expressão alinhamento de direção em Santo André for buscada.

Dessa forma, todos os textos relacionados ao negócio devem ser otimizados, cada um para o seu termo-chave específico, para que escalem os resultados. Por exemplo:

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Balanceamento de rodas em Santo André;
    • Troca de pneus em Santo André;
    • Troca de filtros automotivos em Santo André.

    [/tie_list]

Como podemos ver, é um trabalho minucioso de entendimento do negócio, definição do campo semântico (termos-chave) de cada produto ou serviço e a criação de informação (conteúdo) com qualidade para ser lida e bem posicionada pelo Google.

E um fator não pode ser esquecido em momento algum: a concorrência.

Vamos encontrar empresas com estratégias de SEO muito boas, muitos ruins e algumas sem estratégia alguma, mas é raro um concorrente que não está no mundo digital.

Portanto, é uma disputa para subir nas posições e manter-se nelas, sabendo que outra empresa vai dar um passo novo e sua marca deve estudar e se posicionar.

Um projeto de consultoria SEO é fundamental para aumentar as chances de colocar sua página nas primeiras posições. Ele consiste basicamente nas etapas que falaremos mais adiante.

Por que o Google muda regularmente as regras do algoritmo?

Desde a criação do algoritmo como forma de qualificar cada resultado e ranquear de forma mais justa, o Google muda periodicamente o conjunto de regras para alcançar dois grandes objetivos.

Coibir vícios e práticas indesejadas

Muito já se falou a respeito de métodos que muitas pessoas – até mesmo alguns profissionais de marketing – usam para promover (fazer subir) conteúdos usando táticas que visam enganar o Google.

Uma das mais comuns é a keyword stuffing – o uso exaustivo da palavra-chave ao longo do texto. A quantidade de menções é um critério importante de ranqueamento, mas o navegador decidiu punir o excesso, rebaixando artigos.

Outra prática conhecida e sempre condenada é o plágio, a ponto de existirem ferramentas especializadas para consultores que detectam plágio antes de publicar conteúdos.

Priorizar a experiência do usuário

Há muitos anos, o principal objetivo do Google vem prestigiando conteúdos com real qualidade para quem acessa – é a experiência do usuário.

Um dos pontos principais é valorizar artigos que não sejam meramente informativos e com formatos repetitivos – a originalidade é bem vista para o ranqueamento. A boa estruturação – títulos, subtítulos, parágrafos com tamanho ideal – é outro ponto forte.

Quais os principais benefícios de uma consultoria SEO para o negócio?

Posicionar os conteúdos digitais da sua empresa nas primeiras posições do Google é o objetivo prático principal do trabalho de um consultor de tráfego orgânico, como podemos ver até aqui.

Mas quais são os benefícios que esse trabalho trará para os negócios? Vamos destacar os principais.

Gerar autoridade e relevância para a marca

Conteúdos otimizados aumentam bastante a possibilidade de atrair audiência qualificada. Isso é extremamente positivo para o algoritmo do Google, que também usa a qualidade do tráfego para o ranqueamento.

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Cliques nas páginas e postagens;
    • Navegação no site (paginação);
    • Cadastramentos para receber e-mails;
    • Download de materiais;
    • O tempo de permanência nos conteúdos;
    • Comentários e compartilhamentos.

    [/tie_list]

Todas essas ações ajudam a gerar autoridade e relevância para a marca, o que em contrapartida impulsiona o ranqueamento dos conteúdos associados a ela.

Criar uma base de clientes qualificada

Com o volume de interações, são inúmeras a oportunidades de capturar dados de usuários e gerar uma base que será usada para as estratégias de engajamento (e-mails marketing, whatsapp business) visando o aumento de leads e vendas.

foto consultoria-seo-planejamento

Entregar a melhor experiência para o usuário

Conteúdos otimizados naturalmente geram mais interesse para os leitores, pois são feitos para atender às suas necessidades de informação.

O tempo de permanência em cada artigo, por exemplo, é um diferencial para as métricas do Google.

Além disso, a informação de qualidade reforça a autoridade e transmite confiança a possíveis clientes. O efeito multiplicador dessa sensação determina o crescimento da marca no mundo digital, potencializando as chances de negócios.

Quais as vantagens ao contratar uma consultoria SEO?

Muitas empresas apostam na contratação de funcionários dedicados e até constroem equipes para criar e executar as estratégias. Mas será que essa é a melhor opção?

Vamos falar de algumas vantagens ao contratar uma consultoria SEO.

Exclusividade e foco

Lidando com um cliente, o trabalho do consultor será mais técnico e focado nas necessidades e nos potenciais ganhos, sem se dividir com outras tarefas na empresa. Além disso, essa forma de relação ajuda na definição de metas, de prazos e dos limites de atuação.

Trabalho com mais qualidade

Da mesma forma que entregamos a escrituração fiscal da empresa a um contador, a otimização de conteúdo deve ser feita por um profissional que domine completamente o assunto, lide com as constantes mudanças de regras do Google e assim possa garantir os melhores resultados.

Custo final menor

Contratar uma consultoria custa menos do que investir em salários e benefícios de contratação, treinamentos e licenças de aplicações para um funcionário executar o SEO. Além disso, o projeto de consultoria é um trabalho com prazo definido, o que ajuda no planejamento de caixa.

Implementação imediata

Exceto se você já tem um funcionário com experiência em SEO, a consultoria inicia e executa as etapas do trabalho imediatamente, pois já possui as ferramentas e o conhecimento para que o projeto seja implementado.

Quais as etapas de um projeto de SEO?

Cada consultor pode criar um planejamento próprio, de acordo com o grau de complexidade do negócio ou se já existe uma estratégia na empresa.

Para um bom entendimento da importância do projeto de SEO, vamos destacar as principais.

1 – Planejamento de SEO

⦁ Entendimento do negócio e do público-alvo dele;
⦁ Definição das palavras-chave (termos-chave);
⦁ Criação da pauta com os conteúdos fixos (institucionais, de venda) e artigos;
⦁ Escolha dos formatos dos conteúdos.

2 – Produção de conteúdo SEO

Nessa etapa, serão criados os conteúdos definidos no planejamento e com todos os recursos de SEO necessários. É uma fase essencial no projeto, pois todo o potencial de visibilidade depende da qualidade do que for criado e da otimização usada.

3 – Desenvolvimento

O consultor usa diversas ferramentas digitais que avaliam a performance e podem indicar quais correções e melhorias precisam ser feitas, com a vantagem de serem em tempo real, impactando de imediato nas possibilidades de alcance.

Outro aspecto importante é a construção de autoridade, avaliando as interações e a qualidade do tráfego orgânico que se formará ao longo do tempo – e que pode ser usado nas demais estratégias digitais, como o e-mail marketing.

4 – Avaliação

Ao final do prazo definido para o projeto, cliente e consultor podem avaliar se o trabalho deve continuar e por quanto tempo. É fundamental lembrarmos que a concorrência também se move o tempo todo, portanto é preciso sempre dar um novo passo para melhorar ou manter resultados.

O trabalho de SEO deve ser contínuo, para garantir os ganhos obtidos, antever riscos e oportunidades de crescimento, a partir de novas regras impostas pelo algoritmo do Google.

foto consultoria-seo-projeto

Que tipos de sites devem investir na Consultoria SEO?

Todos os tipos de sites devem investir em otimização para alcançar desempenhos superiores na interação do público com seus produtos e serviços.

  • Site institucional (link para artigo 187 148)
  • Blog
  • Loja virtual
  • Site de serviços locais
  • Site de afiliados
  • Redes sociais (link para artigo 187 153)

Existe um consenso no mercado de que apenas os blogs possuem material onde o SEO pode atuar com mais eficiência e que não há espaço para otimizar páginas institucionais, por exemplo, que seriam mais rígidas em termos de informação.

O que não é uma verdade.

Apesar de um blog ser o local mais fértil para otimizar – e onde os recursos de mídia podem ser explorados com mais naturalidade – também há espaço para usar a consultoria SEO nas páginas mais comerciais e não só com os textos.

Por exemplo, se um usuário digita churrasqueira elétrica Campinas e a sua página de produtos estiver otimizada, o produto aparecerá também visualmente, por um critério de ranqueamento que as imagens recebem.

Consultoria SEO é eficiente para negócios locais!

A consultoria SEO é, acima de tudo, a forma de potencializar a visibilidade de uma marca na internet e isso afeta positivamente todas as marcas – e em especial os negócios locais.

As estratégias partem do princípio da regionalização para o alcance, que torna as buscas mais precisas e o ranqueamento melhor, descartando quem não é concorrente de fato.

Se digitarmos conserto de roupas + local, os primeiros resultados são todos de negócios locais e o ranqueamento será dado, como em todos os casos, pela qualidade do trabalho de SEO que for feito (ou a ausência dele!).

Outro fator importante para os negócios locais é o financeiro; uma consultoria de tráfego orgânico tem um custo de contratação, porém os efeitos são prolongados e reduzem, ao longo do tempo, a dependência de anúncios.

Quanto tempo leva para uma estratégia de SEO apresentar resultados?

Uma estratégia bem desenvolvida pode trazer resultados em uma ou duas semanas ou em seis meses; afinal, os negócios são tão únicos no mercado quanto as pessoas na sociedade.

Essa diversidade de prazo não é um ponto negativo, ela é o resultado de três grandes fatores que estão presentes em todo projeto de consultoria SEO.

⦁ Segmento de mercado
⦁ Comportamento do público-alvo
⦁ Concorrência

A consultoria SEO de qualidade vai estabelecer um planejamento que não precipite ações para não prejudicar os próximos passos. É um trabalho de alto planejamento e encadeamento para chegar nos melhores resultados e sempre!

Por que investir em SEO, se eu pago anúncios no Google?

Devemos entender sempre que tráfego pago (anúncios) e tráfego orgânico (SEO) não são opostos no marketing digital de uma empresa, servem a contextos específicos e podem se complementar.

Tráfego pago

Investir apenas em anúncios é uma decisão por algo que não agrega valor à imagem e à autoridade da marca na internet, pois é uma estratégia de capturar leads a curto prazo.

Além disso, não existe um trabalho de atração e engajamento que fidelize os clientes que compraram e conquiste novos – é apenas de visibilidade e atração para a venda.

Um outro fator importante: para que os anúncios tragam os resultados desejados, é preciso que sejam geridos por uma pessoa com a expertise para:

⦁ Entender as vantagens, desvantagens e regras de cada veículo (Google, Facebook etc);
⦁ Dominar as ferramentas específicas para gerar anúncios em cada plataforma;
⦁ Conhecer as métricas confiáveis para avaliar os resultados.

Ou seja: se você não tiver esse conhecimento, certamente contratará alguém para executar o trabalho – que acaba se tornando permanente, se o tráfego pago for a única opção.

foto consultoria-seo-trafego-organico

Tráfego orgânico

Buscar, atrair e engajar clientes permanentemente são pilares do SEO para que potenciais clientes surjam o tempo todo, a partir de diversas ações:

  • ⦁ Interagindo com os conteúdos;
  • ⦁ Participando da jornada de compra – as fases do funil de vendas;
  • ⦁ Acessando as páginas de cadastro, orçamento e de venda;
  • ⦁ Consumindo materiais gratuitos.

Esse tráfego permite coletar dados para criar uma base de clientes qualificada, a partir da proatividade dos consumidores com a marca. Essa base também será eficiente nas ações de curto prazo – promoções e campanhas.

O tráfego orgânico é uma conquista de prazo variado – como falamos no tópico anterior – mas sempre presente, se as estratégias forem bem definidas e sempre revistas.

Além disso, toda a estratégia de SEO é um ativo que qualifica a marca diante do mercado e do público consumidor, ao demonstrar a importância que a empresa dá para o relacionamento com seus consumidores.

Como podemos ver, a Consultoria SEO exerce um papel fundamental no objetivo mais importante que as marcas têm hoje em dia: aumentar a sua visibilidade e sua relevância no mundo digital.

Através de uma relação natural e construída a médio e longo prazo, a empresa também constrói autoridade, que é a base para que potenciais clientes possam confiar na sua empresa e em seus produtos e serviços!

FAQ

Quer uma proposta de seo?

Para que nossa equipe possa avaliar seu projeto e analisar se podemos pegar seu projeto para trabalhar seo, preencha o formulario abaixo que vamos entrar em contato muito em breve.

Quer um orçamento seo?

Se quer apenas saber o preço da consultoria SEO para ter uma ideia se este é um passo para sua empresa tomar agora, basta nos enviar a maior quantidade possivel de informações sobre seu projeto e segmento de atuação que nossa equipe vai entrar em contato com você.

consultoria seo sp

Se está na capital do estado de São Paulo e precisa de ajuda para melhorar seu site dentro do google, entre em contato.

Temos experiência de mercado e podemos ajudar sua empresa na consultoria seo sp.

Gostou desta página sobre Consultoria SEO?