O que é Alfabetização?

Vamos entender o básico: o que é Alfabetização e como você pode ajudar no desenvolvimento do seu filho. Entre aqui e entenda como isso funciona.

foto O que é Alfabetização?

O profissional se capacita para mediar conhecimentos básicos de linguagem, Matemática e outras ciências. Embora sejam vistos como sinônimos por muitas pessoas, alfabetização e letramento não significam a mesma coisa.

Eles são sim partes de um mesmo processo, mas cada conceito se refere a uma especificidade da aprendizagem de leitura e escrita por crianças e adultos. Brincar é a forma como as crianças aprendem sobre o mundo à sua volta e constroem seus conhecimentos de forma natural.

A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem da leitura e da escrita. Ou seja, ao desenvolvimento das competências básicas que levam uma pessoa a decodificar a língua escrita e ser capaz de entender como ler e escrever palavras, montar frases and so forth.

SÃO PAULO – Apresentada nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação , a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular prevê que, ao fim do 1.º ano do ensino elementary, ou seja, aos 7 anos, as crianças saibam ler e escrever.

O Pacto Nacional Pela AlfabetizaçãO Na Idade Certa

A Educação Infantil é uma etapa basic do desenvolvimento escolar das crianças.

Nessa fase, elas recebem informações sobre a escrita, quando brincam com os sons das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos, quando manuseiam diferentes tipos de materiais escritos, como revista, livros e gibis, em momentos em que o professor lê textos para os alunos e/ ou escreve os textos produzidos oralmente.

Com essa familiaridade com o mundo dos textos proporcionamos uma maior interação na sociedade letrada.

Como se dá o processo de alfabetização?

Soares (2003) considera que alfabetização é a aprendizagem da técnica, domínio da escrita, da leitura e da relação que existe entre grafemas e fonemas, assim como dos diferentes instrumentos de escrita. Ou seja, é um processo que vai muito além de decodificação de letras e sílabas.

É a primeira vez que o Brasil produz o documento – considerado essencial por educadores –, que outline o que os alunos devem aprender em cada ano e etapa, da educação infantil ao 9.º ano. Portanto, é elementary que, no processo de alfabetização, as crianças saibam as funções sociais e as finalidades da leitura e da escrita; precisam saber para que se aprende a escrever e a ler.

Só compreendendo e praticando esse exercício é que a alfabetização terá sentido. A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual.

    • A aprendizagem inicial da língua escrita, a alfabetização, o ensinar a ler e escrever, é atribuição de um profissional que conheça, como disse, o processo linguístico e cognitivo de apropriação da língua escrita por crianças no início de seu processo de escolarização, (o que considero ser a pré-escola e os dois anos iniciais do ensino basic).
    • Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial como um todo”.
    • A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de individuos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.
    • Na escola a criança deve interagir firmemente com o automotiveáter social da escrita e ler e escrever textos significativos.
    • “Em termos sociais mais amplos, o letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio, da diversificação dos meios de produção e da complexidade crescente da agricultura.
    • O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o uso social da leitura e da escrita.

O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

E que Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. Pedagogia e alfabetização estão relacionadas, pois os pedagogos são as principais figuras relacionadas à aprendizagem da leitura e da escrita.

Quem se forma no curso está habilitado para atuar na educação infantil, nos primeiros anos do ensino basic e também nas turmas de Educação de Jovens e Adultos .

Tornou-se objetivo da escola introduzir os alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, pois deixou de ser satisfatório em sua formação o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita.

Quando na Educação Infantil, o professor ensina o nome para os alunos já está ajudando o aluno a comparar e relacionar o seu nome com os dos outros colegas.

Abc Board School Science Slate - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

O incentivo para conhecer o mundo letrado deve ser apresentado na Educação Infantil por meio de leituras para que, mais adiante, na sua vida escolar, as crianças sejam capazes de estabelecer relações, assumir uma posição crítica, confrontar ideias.

Sendo todos os pontos usados com condições para o aluno refletir sobre os textos que teve contato. Assim, a escola consegue desenvolver habilidades de interação oral e escrita considerando o letramento que a criança já possui do seu convívio familiar e fora da escola.

O país está ainda em um processo de construção do sistema de educação infantil, para isso, é necessário que o profissional da educação esteja apto a analisar as situações e colocar-se a frente com suas opiniões para colaborar e participar da construção da educação infantil brasileira.

Embora letramento seja equivalente, no Brasil, ao termo “literacy”, trata-se de palavras que apresentam conceitos distintos, uma vez que o vocábulo inglês significa capacidade ou habilidade para ler e escrever, e não condição ou estado resultante da utilização da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.

B 1 Taxa de AlfabetizaçãO

O ambiente da Educação Infantil deve estimular na criança o desejo de querer aprender a ler e a escrever. Tudo isso é possível para quem passou pelo processo de alfabetização e letramento.

Ele acontece preferencialmente na infância, mas também há processos para alfabetizar adultos que não aprenderam a ler durante a idade escolar.