Alfabetizar na Educação Infantil Pode?

foto artigo Alfabetizar na Educação Infantil Pode?

Muitos Pais ficam na dúvida se Alfabetizar na Educação Infantil Pode ou é melhor esperar uma idade mais avançada. Hoje você vai saber tudo sobre este assunto. Entre e confira.

foto artigo Alfabetizar na Educação Infantil Pode?

A educação infantil tem uma grande responsabilidade sobre o desenvolvimento das crianças ao construir conhecimentos que dão lugar aos novos saberes como a leitura e a escrita.

A literatura infantil é uma aliada no processo de alfabetização infantil e letramento, pois os livros são recursos pedagógicos importantes em todas as etapas da vida.

As histórias, lendas, fábulas e os contos de fadas trazem a rotina escolar uma atividade insubstituível repleta de conteúdos e dinâmicas no ensino–aprendizagem, que contribui de maneira positiva no conhecimento da criança, tanto na linguagem oral quanto na linguagem escrita e visible.

Alfabetizar na pré-escola é oportunizar atividades lúdicas de descobertas dos sons.

É ensiná-los a perceber como se desenha as letras, a encontrar sons e desenhos de letras iguais e os espaços que eles ocupam nas palavras.

2 A ImportÂNcia Da Literatura Infantil No Desenvolvimento Social Da CrianÇA

Com o rompimento dos velhos padrões, o novo padrão literário criado por Lobato direcionado ao público infantil foi muito bem aceito e respeitado, o qual proporcionou as crianças o desenvolvimento de sua imaginação e de sua criatividade, beneficiando-as em sua fase do conhecimento.

O objetivo de Lobato em relação à literatura infantil era divertir e educar ao mesmo tempo, pois, para ele o livro period um produto cultural e um instrumento indispensável para a formação e construção da criança e da cidadania no País.

A literatura traz para a criança um universo de emoções e sentimentos a partir da sua interação com o meio, proporcionando o desenvolvimento da imaginação, do pensamento e dos valores éticos e morais de forma prazerosa.

  • [tie_list type=”checklist”]
    • Conclui–se que, o grande desafio da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento é a dificuldade encontrada pelos educadores em alfabetizar e letra seus alunos em séries iniciais do Ensino Fundamental.
    • O resultado do assunto investigado oportunizou-me compreender a necessidade de ensinar e aprender literatura infantil em vários contextos e com várias pessoas como, amigos, vizinhos, familiares, parentes e com a comunidade escolar, e não somente desenvolver o hábito da leitura na escola no ambiente formal.
    • Deve-se conscientizar a população para o hábito de ler livros diariamente, pois a leitura deve ser uma atividade cotidiana tanto no contexto formal quanto no contexto informal.
    • Tendo como referência tal entendimento, o presente trabalho identificou o processo de literatura infantil desde seu inicio e seu objetivo educacional, o processo de alfabetização e letramento sendo dois processos sequenciais, mas diferenciados, o desenvolvimento e a socialização da criança através da literatura infantil.
    • As escolas juntamente com a comunidade escolar e principalmente com seus educandos devem obter o saber cultural da leitura, do conhecimento literário, do acesso aos livros.

    [/tie_list]

Nesse instante a criança passa a se socializar na sociedade de forma mais concreta, pois, as histórias são fonte de aprendizagem, inspiração e desenvolvimento.

É obvio que a literatura infantil reforça os laços de desenvolvimento da criança através de seu envolvimento, de seu contato com os livros e com a magia existente nos mesmos que certamente desperta a curiosidade das crianças em conhecer e desvendar os mistérios existentes em cada página do livro.

Desse modo, a criança cria seu mundo de fantasia/ encantamento e seu mundo real através da sua imaginação/ interpretação sobre os fatos observados e vivenciados na prática.

O professor alfabetizador deve ter conhecimento que a literatura infantil é um recurso excelente em prol ao ensino, e tem que ser aplicada na forma de ensinar, refletir e ao mesmo tempo divertir, pois, dessa maneira facilitará a aquisição dos conhecimentos pelas crianças.

Abc Alphabet Education Dictionary - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

Como fazer uma lista de palavras?

[tie_list type=”checklist”]1. Para criar uma lista de palavras, primeiro clique em WordList no Menu Principal.
2. Quando o WordList iniciar, escolha seus textos e então você verá algo assim:
3. Para ver as palavras em ordem alfabética, clique na aba alphabetical na parte inferior da janela.[/tie_list]

As histórias dos livros infantis são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar, pois as mesmas despertam nas crianças sentidos para compreender o mundo em seus diversos contextos sociais.

Uma das atividades fundamentais desenvolvidas na escola para a formação dos alunos é a leitura entendida como extensão da escola na vida e na sociedade.

A criança que ingressar na escola sem ter o conhecimento básico de literatura, certamente terá á oportunidade de se relacionar com as novas possibilidades de crescimento, pois a escola é o espaço para estabelecer uma relação entre literatura, livro, criança e professor.

Kleiman aponta Paulo Freire como uns dos primeiros a utilizar o termo alfabetização com um sentido mais próximo ao que atualmente se tem chamado de letramento, referindo-se a uma prática sociocultural de uso da língua escrita que vai se transformando ao longo do tempo.