10 Dicas sobre Criação de Sites Profissionais para Empresa!

foto 1 criação de sites

Neste artigo você confere 10 dias sobre criação de sites profissionais para ajudar na hora de começar seu negócio na internet. Entre e Veja tudo aqui sobre o investimento!

foto 1 criação de sites

Você tem uma loja física com ótimos produtos, preços competitivos, uma logística eficiente e uma boa base de clientes. Tudo que é preciso para um negócio bem-sucedido. Então, por que pensar na criação de site para ele?

Suas estratégias com as redes sociais não estão dando o retorno desejado? Então é o momento de pensar seriamente em investir em um website para a sua empresa.

Porque nas duas situações, você está deixando (muito) dinheiro na mesa para a concorrência!

Um website é a ferramenta ideal para empresas de todos os portes e nichos entrarem na internet com informação qualificada, em grande quantidade e colocar suas marcas à vista de milhões de pessoas diariamente.

Ele funciona como a grande vitrine que expõe a empresa e seus produtos e serviços sem fechar as portas – enquanto você dorme, um cliente está solicitando um orçamento do seu serviço. E isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas será que ter um site empresarial é uma tarefa complicada quanto parece? Os belos designs e funcionalidades custam tão caro que não compensa investir?

Para essas e outras dúvidas, vamos falar da Criação de Sites: hora de colocar sua marca na vitrine mundial!

Meu negócio realmente precisa da criação de site?

Não há uma resposta certa para essa questão e por um motivo muito conhecido: cada negócio é um mecanismo único, mesmo quando comparamos empresas do mesmo nicho.

Cada uma tem suas estruturas, alcance geográfico, processos de produção e atendimento e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Podemos dizer que, na grande maioria dos casos, um site é uma excelente ferramenta de comunicação e de expansão digital da marca e traz uma série de benefícios e vantagens competitivas sobre a concorrência.

Vamos falar de algumas delas a seguir.

Criação de site: quais as vantagens e benefícios para o meu negócio?

O investimento em um site é uma das decisões estratégicas mais importantes para uma empresa e deve ser baseada em definições sobre o que o negócio realmente precisa e de que forma um website vai colaborar com essas necessidades.

E como a criação de site pode contribuir para o seu negócio?

1 – O site amplifica e qualifica o relacionamento

Um site com um layout que traduz a marca, bem estruturado e que contenha informações relevantes consegue atrair muito mais pessoas em um espaço de tempo menor que as mídias tradicionais ou mesmo as redes sociais.

Além disso, é possível manter um relacionamento direcionado, pois os leitores consumirão informações úteis e conteúdos que tenham relação com as suas buscas, ao invés de se dispersarem no grande volume de postagens das redes sociais.

2 – O site é um veículo permanente de comunicação e negócios

Um site é uma loja que nunca fecha. E essa, por si só, é uma vantagem importante sobre o comércio físico e a publicidade nas outras mídias, que custam caro e têm horários para serem veiculadas.

Com um site bem construído e a otimização correta, seu website será um potencial atrativo de pessoas durante das 24 horas por dia para pesquisar, consumir conteúdos, solicitar orçamentos e fechar compras.

foto 2 criação de sites profissionais

3 – O site transmite credibilidade para a marca

Ter um website transmite aos consumidores a ideia que a sua empresa está disposta a investir em um canal digital que:

  • Tem um custo considerável de criação e manutenção;
  • Compartilhará informações sobre a empresa e os produtos;
  • Exigirá atualizações constantes;
  • Será uma forma de comunicação com o público.

Esses fatores demonstram profissionalismo e planejamento, que impactam positivamente na imagem que eles terão do seu negócio.

4 – O site potencializa a visibilidade online

Diferentemente das redes sociais, onde o tráfego é pulverizado e não há uma cultura de foco na busca como existe no Google – e nos navegadores, os sites são a prioridade para as primeiras posições e também para as pesquisas de usuários.

5 – O site é uma forma econômica de publicidade

Um universo pequeno de negócios tem condições financeiras para investir na publicidade tradicional – agências para produzir e TV, rádio, outdoors, revistas e jornais para promover.

O site é um veículo permanente de publicidade, acessível o tempo todo e cujo alcance aumenta à medida que o tráfego cresce e o Google posicionar melhor as páginas.

Como podemos ver, investir em um site traz mais visibilidade e credibilidade para os negócios online.

Com um trabalho correto de criação de site, sua empresa só terá a ganhar neste investimento!

Quais as características principais para um site de sucesso?

Domínio e hospedagem são essenciais – na verdade, a base – para um site bem-sucedido, mas existem algumas preocupações que devem estar em mente ao desenvolver a ideia de um site.

  • Layout atraente: ele deve estar esteticamente alinhado com os valores da empresa e com a linguagem escrita e visual que o nicho exige. Isso fará com que o público-alvo se sinta representado e atraído;
  • Certificação de segurança SSL: fundamental para dar segurança às operações que envolvem dados pessoas críticos e financeiros;
  • Interface amigável: o mínimo de paginação e caminhos curtos e claros para cada operação no site (pesquisar produto, pedir orçamento, ler artigo em blog etc);
  • Boa navegabilidade: organização para que a navegação em cada página seja rápida e simples;
  • Responsividade: não pode haver perda de informação quando o site é acessado em smartphones e tabletes.

O profissional desenvolvedor do site – da empresa ou contratado – deve ter esses pontos em mente antes de começar a criação do site, pois vão afetar todas as decisões sobre a melhor estrutura para atender os objetivos propostos.

Qual a estrutura ideal para a criação de sites de sucesso?

Essa costuma ser a questão mais comum entre as empresas que vão desenvolver o seu primeiro site: que tipo de informação e de estruturação deve ser usada?

Não existe uma receita pronta, pois é a complexidade do negócio e as necessidades de conteúdo que vão definir o que é importante. Por exemplo, para uma clínica de estética, os cases podem ser uma informação valiosa. Para uma consultoria financeira, o blog é fundamental.

É preciso ter em mente que criar uma estrutura que pareça ideal vai exigir dedicação para revisar informações e abastecer com conteúdo – é o caso do blog, dos eventos e dos cases.

Vamos mostrar os principais pontos de uma estrutura completa.

  • Home: é a porta de entrada, devemos investir em imagens de qualidade e contextuais, frases de impacto e links para as demais páginas, além de espaço para contato;
  • Sobre (ou Quem Somos): aqui descrevemos um resumo da história da empresa e, se for o caso, a biografia dos sócios ou profissionais-chave, como os médicos em uma clínica;
  • Produtos/Serviços: uma lista de itens com descrições breves e imagens. Também é comum o uso apenas de imagens com links para páginas individuais, mas dependerá da complexidade do cardápio;
  • Clientes: para destacar os mais importantes, com depoimentos se possível;
  • Cases: para apresentar projetos marcantes, com objetivos e resultados;
  • Eventos: para mostrar o envolvimento da empresa em eventos setoriais ou sociais;
  • Contato: página para solicitar contato com a empresa.

A partir dessa lista, qualquer negócio pode definir uma estrutura que seja a ideal, com as informações que ela possui e que sejam pertinentes. Mas por que não falamos do Blog nessa lista?

foto 3 criação de sites para empresas

5 etapas fundamentais de um projeto de criação de sites profissionais

Um projeto de criação de site pode variar entre as empresas ou ser estruturado de formas diferentes, porém algumas etapas são fundamentais para o sucesso dele

1 – Definição de objetivos

  • O site se destina expor a marca institucionalmente, sem página comercial?
  • Terá os produtos e serviços para serem pesquisados?
  • Os preços serão informados?
  • Vale a pena explorar vendas marcantes (cases)?
  • Um blog ajudará a aumentar o tráfego orgânico?

Essas e muitas outras questões estratégicas precisam ser respondidas no começo, para definir toda a estrutura do projeto – as etapas e custos que virão.

Uma agência de marketing digital é uma excelente parceira para ajudar a entender o que um site precisará ter a partir das decisões acima e montar o passo seguinte.

2 – Planejamento

Definidos os objetivos estratégicos, é a hora de determinar atividades, responsáveis e prazos. Essa fase é fundamental para otimizar o tempo do desenvolvimento e evitar revisões constantes, seja no site ou na loja virtual.

Alguns exemplos de atividades (a lista é bem maior):

  • Escolher a URL principal do site – deve ser curta e fácil de memorizar;
  • Orçar e escolher as empresas de registro de domínio e hospedagem;
  • Contratar o profissional de desenvolvimento (se não houver uma agência);
  • Levantar as informações iniciais para as páginas do site;
  • Definir a identidade visual da marca;
  • Escolher o sistema para desenvolvimento e gestão de conteúdo, como o WordPress;
  • Definir o tema que será usado no layout – como o Avada;
  • Definir a pauta e os estilos de textos e imagens que serão usados.

3 – Registro de domínio e hospedagem

Registrar um domínio (a URL principal) é obrigatório para que o site possa ser colocado no ar. E você pode ser surpreendido por outra empresa usando a URL que foi definida!

O registro de domínio é pago e diversas empresas conceituadas, como a Registro, oferecem com plano de pagamento anual e preços muito acessíveis, que variam conforme os serviços adicionais que a empresa ofereça.

Quanto à hospedagem, existem algumas modalidade – e falamos um pouco delas mais adiante – e é importante alinhar a escolha às reais necessidades – nem pouco que prejudique o desempenho e nem demais que seja um desperdício de dinheiro.

4 – Desenvolvimento do site

É a fase propriamente de criação do website, a cargo de uma empresa, um profissional autônomo ou mesmo um funcionário da empresa que tenha o conhecimento.

As informações serão inseridas e diversos testes são feitos para avaliar a performance, o layout e a navegabilidade. É essencial que você (ou sua equipe) esteja disponível para avaliar cada passo entregue, pois é o momento de fazer ajustes.

5 – Produção de conteúdo

Essa é uma etapa que se inicia no levantamento de informações sobre a empresa para o site – história, profissionais, estrutura, missão, visão, valores, lista de produtos e de serviços – e se mantém por toda a existência do canal.

Ou seja, um conteúdo que deve se manter atualizado e dinâmico, pois é ele que vai manter o seu público cativo e engajado.

Isso faz parte da estratégia do marketing de conteúdo para potencializar a geração de leads e vendas.

6 – Manutenção

Não basta apenas criar e colocar o site no ar, é preciso que ele seja mantido, de preferência mensalmente, para corrigir problemas técnicos, publicar novos conteúdos e monitorar o desempenho das páginas.

O projeto de criação de site é um trabalho complexo e de várias mãos, que precisa ser bem estruturado no começo para aumentar as chances de entrega no melhor prazo e com o resultado esperado.

Criação de sites: domínio próprio ou subdomínio?

Muitas pessoas ainda adotam o subdomínio – o uso de um espaço dentro de um domínio de outra empresa. Um caso comum é o www.wordpress.com/meusite.

Esta opção traz algumas vantagens imediatas para quem não tem orçamento, tempo ou recurso para construir um site próprio, usando a arquitetura existente, normalmente muito simples de operar e gratuita.

Porém, as vantagens do subdomínio se tornam um problema quando queremos uma identidade visual mais sofisticada. O domínio próprio dá a liberdade de construir o layout que desejar, usando diversos recursos que um subdomínio não oferece.

foto 4 serviço de criação de sites baratos

Outros dois aspectos são decisivos a favor do domínio próprio:

Credibilidade

A reação dos clientes a um domínio www.meusite.com.br é melhor do que www.wordpress.com/meusite, pois demonstra que a empresa investe na independência de um espaço próprio para o conteúdo digital dela.

Mecanismos de buscas

Aqui vai residir o seu maior obstáculo com os subdomínios: eles não aparecem nas primeiras posições das buscas de usuários. É uma limitação imposta pelo Google, pois a URL amigável é positiva para a experiência do usuário.

Seus potenciais clientes não encontrarão o site onde a maioria pesquisa – as primeiras posições – mesmo que você faça a otimização do site que ainda assim terá limites e você não poderá usar as ferramentas de análise de trafego.

E-mails corporativos

Com o domínio próprio, sua empresa pode ter e-mails associados a ele – por exemplo usuario@meusite.com.br. Aqui novamente o profissionalismo fala alto: os consumidores dão mais valor a empresas que se comunicam através de um e-mail próprio.

Resumindo: para um site empresarial, o ideal é programar o caixa e apostar na casa própria!

Criação de sites: qual a melhor hospedagem?

A escolha da hospedagem envolve alternativas que apresentam custos, performances e níveis de segurança diferentes. Vamos falar das principais modalidades.

Hospedagem gratuita

Ele é oferecido por plataformas que também oferecem o subdomínio e as limitações são ainda mais críticas, pois o desempenho do seu site estará limitado à performance de um empresa que hospeda uma grande muito grande de sites.

Hospedagem compartilhada

Nessa modalidade, a empresa compartilha cada servidor com vários sites. Mesmo sendo uma opção paga, o volume vai comprometer a performance do seu site.

Além disso, seus vizinhos no servidor podem ser sites de atividades suspeitas, pornográficos (não comerciais) ou geradores de spam e o Google desqualifica o servidor, prejudicando todos.

Hospedagem VPS

Nessa modalidade, o número de servidores é maior e a quantidade de sites em cada um é menor. Ou seja, você vai ganhar performance para o desempenho do site e para o tráfego. E com outra vantagem: o preço mais alto e a quantidade de sites melhora o nível da vizinhança.

Esse modelo é o mais interessante para sites empresarias em geral e também para o e-commerce.

Hospedagem dedicada

Se pensarmos em segurança, performance e vizinhança, essa modalidade resolve todos os problemas; é um servidor exclusivo para o seu site. O grande desafio, como esperado, é o preço.

Na grande maioria das empresas, uma VPS atende perfeitamente e com segurança.

Em nosso artigo sobre hospedagens de sites nós abordamos esses e outros modelos com mais detalhes.

foto 5 criação de sites gratis vale a pena

CMS: como eles revolucionaram a criação de sites!

Até pouco tempo, quando falávamos de criação de sites, a primeira reação era: quem vamos contratar para este trabalho? Porque era indispensável dominar uma linguagem de computação para a construção dos programas.

Com a chegada dos CMS (Content Management System), ocorreu uma verdadeira revolução no meio – são os sistemas (plataformas, na verdade) destinados a  criar e gerir websites e os conteúdos digitais usados neles.

A grande vantagem do CMS está justamente na forma de fazer: não é preciso ter conhecimento de programação. Tudo é feito de forma intuitiva e com comandos simples para o entendimento de todas as pessoas.

Em plataformas como o WordPress e o Joomla, é possível:

  • Criar websites e blogs de alta qualidade com os mais modernos recursos visuais:
  • Usar centenas de layouts prontos (os temas ou templates) e complementando com as características específicas;
  • Adicionar inúmeras funcionalidades;
  • Criar e gerir cada conteúdo publicado – nas páginas ou artigos de blog.

E existem algumas vantagens importantes nos CMS mais conhecidos:

  • São programas open source – o uso é gratuito;
  • Possuem comunidades de usuários em todo o mundo, o que ajuda a enriquecer o conhecimento sobre novos recursos (os famosos plug-in) e possíveis falhas;

O custo de desenvolvimento por terceiros caiu bastante, pela gratuidade das ferramentas e o aumento da oferta de pessoas que se especializam em criação de sites com CMS.

Dessa forma, criar um website tornou-se mais simples, mais rápido e com resultados tão ou mais interessantes, com a quantidade de funcionalidades que surgem a todo momento.

Criação de sites: equipe própria ou uma agência de desenvolvimento?

A não ser que a sua empresa tenha uma equipe dedicada a estudar tudo que envolve a criação e a gestão de um website, uma agência de desenvolvimento de sites é a melhor opção.

Veja as vantagens:

  • Experiência: ela está acostumada com todos os obstáculos e imprevistos que podem surgir ao longo do projeto;
  • Atualização: a agência vive disso e precisa estar sempre atualizada sobre novos recursos, temas e regras de otimização que surgem ou caem em desuso;
  • Foco: a agência trabalha focada no projeto enquanto a equipe interna pode ficar dispersa com outras responsabilidades;
  • Eficiência: é uma consequência das anteriores: entregar no prazo, revisar ao longo do projeto e prestar suporte após a implantação.

Outra vantagem é que as agências, na sua maioria, também trabalham com projetos de marketing digital e isso facilita ainda mais o entendimento das necessidades e os impactos do site nas demais estratégias da empresa, entre elas:

  • Email marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Gestão de mídias sociais

Ou seja, você pode ganhar em qualidade da execução do projeto do site e também na correlação dele com as demais ferramentas que você usa na internet – ou certamente planeja usar!

foto 6 agencia para criação de sites

Como podemos ver, a criação de site para a sua empresa pode ser um passo definitivo para a expansão da marca em grande escala, conquistando muito público e oportunidades de vendas em pouco tempo.

Para isso, é preciso planejar com cuidados e observar os requisitos de qualidade e de alinhamento da ferramenta com os valores e os objetivos da empresa. Dessa forma, as chances de sucesso são cada vez maiores!

Gostou desse conteúdo sobre Criação de Sites?

Continue navegando em nosso site nipconf.com e veja que temos mais informações úteis!

Acesse também o nosso blog, com artigos relacionados e muito atuais.