Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos

Está procurando um Curso de Alfabetização de jovens e adultos para dar os primeiros passos ou ajudar alguém a começar. Entre aqui e confira tudo sobre o assunto.

foto artigo Curso de Alfabetização de jovens e adultos

Por sua vez, as atividades de interpretação de textos, são feitas de forma oral, com o intuito de que os alunos interajam em sala de aula discutindo sobre o assunto tratado no texto, discutindo o que entenderam e formulando respostas através da fala do outro.

Está forma de atividade oral contribui para que o aluno não tenha vergonha de falar em voz alta, em público, tornando um aluno crítico e capaz de interagir e expor suas idéias.

Veja também: Como Alfabetizar Adultos

Enfim, com a interpretação oral, a professora pode perceber qual a capacidade que cada aluno tem de entender um texto.

Um pouco de criatividade ajuda muito quando se trata de ensinar as crianças a ler. Se os filhos forem estimulados pelo processo de aprendizagem, você vai ver que será bem mais fácil prender a atenção deles, e eles vão aprender muito mais rápido por isso.

Seja criativo e transforme a aprendizagem da leitura em uma atividade divertida.Organize um present.

Você pode fazer com que a leitura de histórias seja divertida, ajudando também a melhorar a compreensão da leitura ao brincar de incorporar personagens. Diga aos seus filhos que depois de ler o livro juntos, você vai decidir qual personagem cada um vai interpretar.

Geralmente o método de ensino das cartilhas são feitas por etapas exigindo que os alunos a sigam, de acordo com sua ordem, usando palavras chaves, e sílabas geradoras, ou seja, o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”.

Cada capítulo da cartilha apresenta uma unidade silábica, as lições são organizadas do mais fácil para o mais difícil e finaliza com um texto que resume tudo o que ela tentou ensinar.

Avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família.

Abc Alphabet Funny Smiley Smile - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

Pretende resgatar o conhecimento de mundo que os alunos trazem para escola, proporcionando um maior conhecimento ao professor de seus alunos. Além de tudo o que foi citado, o livro também apresenta tarefas, fazendo com crianças interajam em grupo.

Ele deve conversar constantemente com os alunos sobre as estratégias que adota, expondo os motivos que o levam a organizar as atividades.

“Muitos deles acham que ditar um texto para o professor não faz sentido e a leitura em voz alta feita por ele nada mais é que uma perda de tempo”, diz Sandra Medrano, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária , em São Paulo.

O histórico de fracasso escolar também precisa ser levado em consideração – para alguns estudantes, a possibilidade de errar ao ler e escrever amedronta, quando deveria, na verdade, ser encarada como uma etapa pure da aprendizagem.

    • Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta própria, textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização .
    • Miriam observa que, ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.
    • Em geral, este aluno tem mais dificuldade para compreender que escrever “errado” ou não conseguir ler todas as palavras é uma maneira de alcançar o acerto.
    • As questões que o professor faz para que a criança justifique o que está escrito e os conflitos cognitivos decorrentes dessas indagações e da interação com os colegas levam à revisão de suas hipóteses.
    • Em entrevista à NOVA ESCOLA a pesquisadora Sandra Medrano, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária , explicou que este receio tem um motivo.

Propondo também atividades culturais como teatro, construção de brinquedos manuais, brincadeiras que incentivam e auxiliam na aprendizagem da escrita e leitura como stop, forca e palavras cruzadas, que leva o aluno a pensar e agir rápido.

E a partir deste método a criança se sentirá mais segura e será capaz de criar seu próprio conhecimento tornando-se um aluno consciente e responsável.

Esse é, inclusive, um dos motivos que levam os mais velhos a fracassar e abandonar a escola(leia abaixo os depoimentos de três alunos dessa modalidade).

Os gêneros de textos são amplos, pois ela trabalha com poesia, dicionário, seqüência de figuras, e cantigas populares.

Tratam do mundo encantado e das brincadeiras de criança, levam o aluno a pensar também no mundo externo da escola, usando conhecimento para melhor entendimento dos mesmos e discutindo sobre os temas em casa.

Read Reading Book Reader Education  - Anher / Pixabay
Anher / Pixabay

Qual a maneira mais fácil de alfabetizar?

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu.
2. Crie o hábito da leitura.
3. Tenha uma lousa.
4. Compre um caderno de caligrafia.

O processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Isso não quer dizer que o professor vá trabalhar lançando mão dos mesmos materiais e estratégias com públicos tão distintos.

Como Ensinar A Ler

Desenvolvido pelo Instituto Paramitas, onde os alunos podem avançar na alfabetização criando e compartilhando suas próprias histórias.

Este programa permite escolher quatro layouts, adicionando fotos, ilustrações e textos, despertando as crianças para o desenvolvimento da leitura e da escrita ao interagirem com a ferramenta.