Alfabetização e Letramento – Qual a Diferença?

Você sabe qual é a principal diferença entre Alfabetização e Letramento? é justamente isso que vamos conferir neste artigo. Entre e fique a vontade.

foto Alfabetização e Letramento - Qual a Diferença?

Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.

Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.

A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado.

Mas quando os professores usam essas atividades não só para sair da rotina, mas também para ensinar algo relevante aos alunos, os trabalhos manuais são muito mais otimizados e bem aproveitados. interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções, permitindo aos alunos se sentirem motivados e engajados a ler e a escrever.

Essas tecnologias são ainda uma ótima opção para utilizar em casa, tornando-se uma extensão da sala de aula e permitindo uma aproximação dos pais à escola e da aprendizagem das crianças.

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.

É importante considerar que a alfabetização vai muito além da determinação de conteúdos a serem ensinados, e a sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua.

    • Pensando nisso, trouxemos essa atividade educativa da letra “F” que possibilita introduzir a criança no processo de letramento e alfabetização e prepará-las para reconhecimento das letras e posteriormente para leitura e escrita.
    • É uma letra basicamente escolar, ou seja, usada predominantemente na escola.
    • Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta própria, textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização .
    • Esta atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer a letra “F” e além disso, desenvolver habilidades de coordenação motora fina, pintura e colagem.
    • A letra cursiva tem este nome por seu traçado obedecer a um curso, uma continuidade.

Como Ensinar Uma CriançA A Escrever O Nome Dela

Você pode usar estas atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento dos seus alunos de diversas formas. Uma dica authorized é fazer recorte de palavras e letras de revistas e jornais e montar diferentes palavras a partir destes recortes.

Nesta atividade, o aluno não só trabalha seu raciocínio lógico, como tem diversas experiências sensoriais a partir das texturas diferentes de cada papel.

Letters A Abc Board Alphabet - geralt / Pixabay
geralt / Pixabay

O que é uma prática de letramento?

Práticas de letramento são atividades humanas concretas. Envolvem não somente o que as pessoas fazem, mas o que elas fazem a partir do que sabem e o que elas pensam sobre o que fazem.

As práticas de letramento são produções sociais.

Qual O Momento Ideal Para Iniciar O Processo De AlfabetizaçãO?

Os trabalhos manuais são muito usados na educação infantil.

Eles são uma forma lúdica de ajudar a criança a se manter engajada e atenta na aula, sem entrar na monotonia do dia a dia.