Agora você pode entender o que é a missão Ártemis!

A missão Ártemis é um programa de exploração espacial desenvolvido pela NASA que levará humanos novamente à superfície lunar. O plano, composto por três missões a partir de 2022, visa aprofundar o estudo de nossos satélites naturais, sistema solar e aumentar o tempo que os astronautas passam no espaço como parte importante da preparação para as próximas grandes missões, como em Marte.

O que é a missão Ártemis?

A missão Ártemis visa devolver os humanos à lua e aprofundar a pesquisa e exploração de satélites naturais e do sistema solar, permitindo que os humanos permaneçam no espaço para a missão de longo prazo mais tempo.

Também representa um teste para futuras missões tripuladas a Marte, com uma base auxiliar instalada na Lua.

É considerada a irmã gêmea do programa Apollo, responsável pelos primeiros humanos a pisar na superfície lunar em 1969. Para isso, o plano atual leva o nome da deusa Ártemis, irmã gêmea do deus Apolo na mitologia grega.

A missão Ártemis surgiu de um projeto que começou em 2004, mas foi cancelado cinco anos depois devido aos altos custos, porém foi restaurado em 2017.

A primeira fase da missão Ártemis acontecerá em 2022 e incluirá uma viagem não tripulada à órbita lunar.

A segunda fase do programa, prevista para 2024, visa observar o funcionamento do sistema em um voo tripulado que realizará um sobrevoo lunar.

A terceira e última fase será a mais longa, possivelmente contínua, com potencial para desenvolver recursos para produzir combustível de foguete à medida que os humanos retornam à superfície lunar e a pesquisa por satélite se expande.

O Brasil é um dos signatários do Acordo de Artemis, que estabeleceu os princípios da exploração espacial pacífica e sustentável.

Por meio do programa Artemis, mulheres e pessoas de cor pisarão pela primeira vez na superfície lunar.

Quais os seus objetivos?

A missão Ártemis, desenvolvida pela NASA em parceria com empresas privadas como SpaceX e Blue Origin, visa devolver humanos à superfície lunar, repetindo um feito que aconteceu há mais de meio século, mais precisamente em 1969 e 1972. Desta vez o objetivo era fazer com que a primeira mulher e o primeiro homem negro cruzassem o satélite natural, e formaram uma equipe mais diversificada do que antes. No entanto, este é um passo intermediário que atingirá o objetivo principal do programa Artemis.

Segundo a NASA, o programa tem dois objetivos abrangentes. A primeira é avançar na exploração espacial e na descoberta científica com o objetivo de entender melhor a origem e a história da Terra, da Lua e do Sistema Solar. Para isso, a NASA pretende construir uma base no satélite para fornecer aos astronautas instalações de trabalho e abrigo temporário, onde os humanos serão frequentados.

O segundo, e talvez principal, objetivo do programa Artemis é que a experiência adquirida com o uso de novas tecnologias e as habilidades desenvolvidas em novas missões lunares representem um teste para a exploração de Marte, dada a intenção da NASA de enviar astronautas na década de 2030 para o planeta. Neste projeto, a lua desempenhará o papel de uma base auxiliar.

missão Ártemis
Conhecendo mais sobre a missão Ártemis. imagem: Canva Pro.

Sua origem

A missão Ártemis descrita como a irmã gêmea do programa Apollo, que operou de 1961 a 1972 e realizou várias missões em órbita e na superfície lunar. O programa Apollo é mais conhecido por ser responsável pela primeira caminhada humana na Lua, que ocorreu em 20 de julho de 1969.

O atual programa de exploração lunar tem o nome de Ártemis, que foi revelado em 2019, devido a semelhanças com o programa Apollo. Na mitologia grega, Ártemis, a deusa da caça e da vida selvagem, era a irmã gêmea de Apolo, o deus do sol.

No início dos anos 2000, os Estados Unidos lançaram o programa Vision for Space Exploration, assinado pelo então presidente George W. Bush. Uma dessas propostas é enviar astronautas de volta à Lua e usar o experimento como ponto de partida para uma missão tripulada em Marte.

O projeto Constellation, como todos sabemos, previu a construção dos veículos Ares I e Ares II, bem como da espaçonave Orion e do módulo lunar, que deveria ter começado em 2011. No entanto, o alto custo e a falta de condições suficientes para mantê-lo no orçamento do Estado levaram ao seu cancelamento pelo presidente Obama em 2009.

Começando com a assinatura da Diretiva de Política Espacial 1 pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 2017, a NASA retomou sua missão de desenvolver novas atividades para facilitar o retorno de humanos à superfície lunar. O documento autoriza a realização de novas missões tripuladas.

Suas etapas

  • Artemis I: A primeira missão do programa Artemis, que será não tripulada, estará operacional em 2022, com duração prevista de 42 dias. O objetivo é realizar testes de equipamentos para demonstrar a capacidade do veículo Space Launch System (SLS) e da espaçonave Orion de alcançar a órbita lunar e retornar com segurança à Terra. Nesta rota, dez pequenos satélites serão enviados para levantamentos iniciais.

O SLS é um foguete de 98 metros de comprimento capaz de transportar a cápsula Orion, astronautas e carga em uma única missão. A Orion, por sua vez, tem capacidade para transportar quatro pessoas e enviará a tripulação responsável pela entrega do foguete à superfície lunar.

  • Artemis II: A segunda parte da missão Ártemis está prevista para 2024. Prevista para durar dez dias, o objetivo desta fase é transportar a tripulação para voar sobre a lua. Com isso, é possível avaliar como o veículo e seus respectivos sistemas se comportam durante a viagem e manter as missões futuras seguras.
missão Ártemis
Etapas da missão. Imagem: Canva Pro.

Esta é a jornada mais distante que os humanos já fizeram no espaço profundo, pois a jornada envolve retornar completamente ao redor da lua e atravessar seu chamado lado escuro.

  • Artemis III: A terceira fase do programa está programada para começar em 2025 e deve ser uma missão contínua. Um de seus objetivos é colocar os humanos na superfície lunar novamente. Além disso, o Artemis III foi projetado para explorar repetidamente satélites e ganhar experiência para desenvolver missões cada vez mais distantes, como aquelas que devem levar tripulações a Marte.

Sendo essas as principais informações, agora você conhece tudo sobre a missão Ártemis.