Entenda a explicação lua de sangue e conheça melhor esse fenômeno

Você já pode ter olhado para cima em uma bela noite, e visto a lua como nunca viu antes, e não ter entendido o que estava acontecendo. Hoje estamos aqui para explicar para você o que aconteceu, ajudando você a entender a explicação lua de sangue.

Não existem dúvidas de que uma das coisas que mais chamou atenção das pessoas ao longo de toda a existência da humanidade, foi a lua. 

O nosso satélite predileto sempre esteve lá, desde que existiam homens para observá-la, e ela sempre foi um símbolo de adoração para uns, e até de medo para outros. Tudo dependia do contexto.

Para algumas pessoas, a lua era a única luz na escuridão da noite, uma luz branca que guiava as pessoas para que não caíssem em armadilhas, e nem entrassem em lugares perigosos.

Para outros, a lua tem um significado místico, que pode trazer consigo muitas mensagens ao longo de suas muitas fases. Diversos mitos e lendas nasceram com base nela, então é compreensível que as pessoas mais místicas ou religiosas vão atrelar algo de sobrenatural a ela.

Mas seja como for, para medo ou para admiração, a lua faz parte da nossa vida, da nossa cultura e da nossa sociedade como um todo, e é simplesmente impossível não a observar à noite, principalmente dependendo de como ela estiver.

Dito isso tudo, existe a chance de você já ter olhado para cima em um belo dia, e ter visto a lua completamente diferente de tudo o que já tenha visto antes, como mencionamos no início do artigo. A lua completamente vermelha, algo que pode ser retirado diretamente de um filme de terror.

E claro, o nome popular desse fenômeno também não ajuda nenhum pouco a tranquilizar as pessoas. A “Lua de Sangue”, ou “Lua Sangrenta” como é chamada, é um fenômeno que pode acontecer, e para muitos, um dos mais belos e raros que podem ser observados a olho nu. 

Apesar de assustador, existe uma explicação científica bem óbvia para o que acontece ali, e se você é um fã de astronomia, é provável que essa explicação te deixe ainda mais animado para enxergar isso. 

E é isso que vamos fazer hoje, vamos falar sobre a explicação lua de sangue, vamos deixar claro o que acontece ali, e se realmente existe alguma magia envolvida.

Explicando o fenômeno da lua de sangue

Para começar a nossa explicação lua de sangue, temos que entender que esse fenômeno é a junção de algumas coisas que acontecem, mais especificamente em eclipses da Superlua.

Temos que lembrar que um eclipse da lua, isto é um eclipse lunar, acontece sempre que o Sol, a Lua e a Terra estão aliados no espaço, isso tudo com o planeta terra posicionado no centro. 

Então o que acontece, é uma sucessão de sombras. A Terra oculta a lua, que por sua vez não vai receber raios do sol, e assim projetamos uma sombra gigantesca sobre os satélites. 

Para seguir a explicação da lua de sangue, temos que falar também da superlua, que acontece sempre que a lua está cheia, e está próxima da terra em seu ciclo pelo espaço. Dessa forma, podemos ver ela com totalidade o mais próximo possível. 

Dessa forma, para ser o mais claro possível na nossa explicação lua de sangue, podemos afirmar que ela ocorre sempre que um eclipse lunar acontece ao mesmo tempo que a superlua, as duas se juntam e formam a Lua de Sangue. 

Mas você ainda pode estar se perguntando o porquê da cor avermelhada da lua, que é realmente o que torna ela fascinante e assustadora. 

A sua cor vem pelo fato de a lua estar muito perto da atmosfera terrestre naqueles momentos. O sol acaba mandando várias cores para a terra através de sua luz, mas pelo fato da lua estar próxima, o que reflete são apenas as cores de baixa frequência.

O vermelho é a mais forte delas, e por isso acaba refletindo na atmosfera, e vai para a aula, o que dá a impressão que ela está vermelha, mas tudo não se passa da luz do solo sendo refletida. 

Uma coisa muito legal de se saber na nossa explicação lua de sangue, é que ela não é um fenômeno assim tão raro, e acontece com certa frequência.

Para que ela aconteça, é necessário que a lua esteja em seu eclipse, o que é chamado de perigeu, e que em menos de 24 horas ela chegue perto suficiente da terra.

Apesar de não acontecer com a frequência de uma vez por mês, segundo a NASA, isso acontece uma vez a cada um ano em média, o que para um fenômeno astrológico, é pouca coisa. 

O que é importante ser dito nessa explicação lua de sangue, e que realmente incomoda as pessoas, é o fato de que se o céu estiver nublado, você pode perder aquela chance de ver, e depois vai ter que esperar um bom tempo para conseguir admirar essa linda visão da lua.

explicação lua de sangue
Explicando o fenômeno. Imagem: Canva Pro.

Mitos e lendas da explicação lua de sangue

Como dito antes, a lua sempre foi vista com certo temor e misticismo pelas pessoas, então para fazer uma explicação lua de sangue completa, não podemos deixar de lado essa parte também.

O mito mais comum desse fenômeno, são as profecias apocalípticas. Por ser um evento colossal aos olhos humanos, ela é sempre vista como um evento gigante, e na explicação lua de sangue, para eles, ela é um presságio. 

Outras religiões usam a explicação lua de sangue de que ela é o anúncio da chegada de alguém, e aí para algumas é um profeta vindo trazer coisas boas, e para outras um ser de destruição que vai levar a humanidade a sua ruína. 

Obviamente a ciência não reconhece nenhuma dessas interpretações, e afirma que a explicação lua de sangue é apenas o movimento da lua de forma que podemos assistir.

O lado bom é que nessa explicação vinda de agências especiais, é que podemos assistir tranquilamente esse belo espetáculo, sem medo de que nada muito grande e perigoso nos aconteça, deixando para vermos apenas o espetáculo proporcionado pelo espaço.

explicação lua de sangue
Conhecendo os mitos da lua de sangue. Imagem: Canva Pro.