Esse é o motivo pelo qual a conexão 5G é a melhor!

A conexão 5G no Brasil transformará a vida de pessoas, empresas e aumentará a competitividade. Essa nova tecnologia é a quinta geração de conexões de internet móvel com maior alcance e velocidade. A conexão 5G permitirá que mais dispositivos sejam interconectados simultaneamente e impulsionará a evolução da chamada Internet das Coisas (IoT).

O que é a conexão 5G?

A conexão 5G, quinta geração de internet móvel, chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade, anunciando uma grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interligação de dispositivos e aparelhos, bem como o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, possibilitando o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas (IoT).

Essa tecnologia permitirá que vários outros dispositivos sejam conectados em casa ou no escritório.

A nova tecnologia de internet móvel 5G permitirá o uso de telefones e gadgets que não estão conectados a uma rede wifi ou internet com fio.

Ter dispositivos 5G permitirá melhores tempos de processamento de download e upload, maiores velocidades de transferência de dados por segundo e até 90% de economia no consumo de energia do dispositivo.

Tudo graças à velocidade e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma mais ágil.

Como ela vai funcionar?

A capacidade de transmissão de dados da conexão 5G é muito avançada. Milhares de dispositivos podem ser interconectados na mesma rede e operados de forma remota e segura. Em uma rede wifi, não temos essa capacidade de suportar tantas conexões, por isso o 5G é muito atrativo para o desenvolvimento da Internet das Coisas e a evolução da Indústria 4.0.

A principal diferença entre 5G e 4G é, na verdade, a velocidade com que a informação é transmitida, chamada de latência.

Por exemplo, um dispositivo 4G pode levar até 54 ms para processar um download de vídeo de 1 GB. Para a conexão 5G, espera-se que esse intervalo de tempo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 GB de dados, o que significa velocidades 20 vezes mais rápidas para os usuários.

Outra diferença com a conexão 5G é o número de dispositivos que podem ser conectados. A cobertura 4G é de 10.000 dispositivos por quilômetro, enquanto as redes 5G podem chegar a 1 milhão de dispositivos por quilômetro.

Em um país continental como o Brasil, o aumento do raio de cobertura significa que a internet pode atingir áreas rurais e industriais onde hoje não há sinal.

conexão 5g
Conexão Banda larga sem fio. Imagem: Canva Pro.

Quais são seus benefícios?

Além dos benefícios pessoais, a evolução das redes 5G trará maiores velocidades de conexão de banda larga aos dispositivos, o que significa que mais pessoas podem se conectar sem perder a qualidade do sinal.

A melhoria também permite a interligação de diversos dispositivos em casa ou no escritório, o que permite que as famílias utilizem produtos inovadores e utilidades domésticas que ainda não estão disponíveis no país devido à baixa conectividade.

As redes 5G também permitem pesquisa de maior qualidade e trabalho remoto em videoconferência, acesso remoto a medicamentos, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.

A tão esperada conexão 5G para as empresas brasileiras é o passaporte que levará à aceleração e avanço da digitalização no Brasil rumo à Indústria 4.0, facilitando diretamente a automação e integração de diferentes tecnologias, incluindo inteligência artificial, robótica e Internet das Coisas.

Com maiores velocidades de processamento e sem necessidade de conectar fios às máquinas, as atividades podem ser realizadas com maior produtividade, produzir melhores resultados e trazer maiores benefícios aos nossos mercados em relação ao resto do mundo.

Qual o seu custo?

Não está claro quanto custará a tecnologia 5G no Brasil, mas as médias mundiais sugerem que os pacotes podem variar de 100 a 150 reais por mês em média, dependendo das ofertas de lançamento das operadoras, com opções ilimitadas.

Ao processar bits mais rapidamente, o custo da tecnologia 5G pode não ser tão alto para o consumidor final, mas há uma coisa que pode aumentar esse custo: é preciso haver dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Então vou precisar trocar de celular?

Sim, você provavelmente precisará de um novo smartphone para usar a internet 5G, pois muitos modelos atuais não suportam a tecnologia.

Já existem modelos disponíveis, mas são dispositivos modernos e de maior valor que atualmente não utilizam esse tipo de rede.

conexão 5g
Entendendo a relação desta nova tecnologia com os aparelhos celulares antigos. Imagem: Canva Pro.

Isso já existe no Brasil?

De fato, o Brasil ainda não possui uma rede concreta de conexão 5G, mas está previsto para julho deste ano. Para implementar o 5G no Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram um dos maiores leilões de radiofrequência da América Latina em novembro de 2021.

A Anatel estima que até 2022, o 5G provavelmente estará amplamente disponível no Brasil. Além de explorar ofertas para  a internet 5G, os leiloeiros também devem investir na implantação de redes de fibra óptica na região norte para construir uma rede dedicada para o Brasil e para a Administração Pública Federal e utilizar a tecnologia 4G ou serviços de tecnologia superior em áreas pouco povoadas ou áreas de beira de estrada.

Quais as operadoras de 5G no Brasil?

No Brasil, ainda não existem redes específicas para a conexão 5G de maior frequência, porém, algumas empresas lançaram redes 5G nas frequências existentes. As quatro maiores operadoras do Brasil – Tim, Vivo, Claro e Oi – lançaram testbeds 5G.

As redes 5G efetivas dependem de leilões de novas implementações de rede. Após o anúncio da Anatel, os fornecedores interessados ​​ apresentaram propostas para participar de um leilão de concessões de uso das faixas de frequência. Para cidades com mais de 30.000 habitantes, podem ser previstas promessas de serviços que já utilizam a tecnologia 5G.

Os vencedores que começaram a explorar a tecnologia foram Winity II Telecom, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2u, Fly Link e Neko Serviços, conquistaram a vitória em levar serviços de internet para as pessoas.

A conexão 5G revolucionará o mundo, e agora com este artigo você está por dentro de todo o assunto!