Veja agora o que é um gateway!

Não saber o que é um gateway é muito comum. Acessar a internet a partir de um computador, smartphone ou tablet tornou-se uma atividade trivial em nosso dia a dia. Com isso, muitas vezes nos deparamos com termos relacionados às configurações de rede que acessamos e que não entendemos bem. Gateway é um daqueles termos que parecem complicados na teoria, mas são fáceis de entender na prática.

O que é um Gateway?

Antes de mais nada, para entender o que é um gateway, saiba que “gateway” é um termo em inglês que significa simplesmente “porta de entrada”, “portão” ou “portal”. Com isso em mente, podemos dizer que a função de um “gateway” é atuar como divisor, intermediário e canal entre dois ambientes diferentes.

Mas o que é um gateway na internet? No contexto da Internet e das configurações de conexão, refere-se precisamente a uma ferramenta que atua como intermediária na troca de informações. Essa troca ocorre entre diferentes dispositivos conectados por meio de uma rede.

Como uma ponte para troca de informações, os gateways desempenham várias funções. As principais são: controlar o fluxo de dados (pacotes); traduzir protocolos para decodificar informações de uma rede para outra; e fornecer camadas funcionais e de segurança.

Portanto, os gateways são essenciais para a interconexão e segurança da informação entre as redes.

Como o Gateway funciona?

Depois de saber o que é um gateway, agora é necessário entender como ele funciona.

Todo dispositivo que usamos para acessar a Internet possui um IP, que nada mais é do que uma identificação ou “endereço” do dispositivo. Para conectar este dispositivo a outros dispositivos para troca de informações usando a rede da Internet, deve haver um gateway que atue como intermediário entre os IPs.

Dessa forma, o gateway organiza o tráfego entre as redes IP e Internet, decodificando pacotes e protegendo as informações de ambos os lados.

Por exemplo, suponha que uma máquina com IP 199.000.123.0.0 queira se comunicar pela Internet com outra máquina com IP 123.312.555.0.0. Devido a diferentes endereços IP, é impossível para uma pessoa acessar diretamente as informações de outra pessoa.

Portanto, é necessário um intermediário para decodificar as informações e organizar o tráfego.

Nesse caso, as informações fornecidas pelo IP chegam ao gateway, são codificadas e enviadas à rede em pacotes. Desta forma, o IP da outra ponta pode encontrar este pacote pela rede, baixá-lo e decodificá-lo pelo gateway, e então acessá-lo por este outro endereço IP.

Assim você entende o que é um gateway funcionando em duas vias. Funciona tanto no envio quanto no recebimento de informações!

É preciso enfatizar aqui que a função de gateway não é realizada exclusivamente pelo dispositivo ou pelo aparelho. De fato, por ser um conceito em si e não uma ferramenta, existem diferentes tipos de gateways que realizam uma ou mais funções intermediárias nas conexões que fazemos.

o que é um gateway
Descobrindo o que é Gateway e para que ele serve. Imagem: Canva Pro.

Quais os tipos de gateways?

Existem dois tipos disponíveis, unidirecional, que permite que as informações sejam transferidas em uma única direção, e qualquer alteração ocorre apenas a partir da fonte, e bidirecional, onde os dados são movidos dos dois lados e as alterações podem ser feitas através da ferramenta de origem.

Quais os exemplos de gateways?

Mesmo sem perceber, usamos dispositivos em rede para lidar com diferentes ferramentas de gateway em nosso dia a dia.

Os roteadores são dispositivos essenciais em quase todas as residências e empresas hoje, e é fácil entender como esses dispositivos executam a função de gateway.

Então, o que é um gateway por roteador? Por exemplo, com um roteador doméstico, vários dispositivos com IPs diferentes podem ser conectados em uma rede compartilhada. No entanto, neste caso, o único dispositivo que realmente tem acesso direto à Internet é o roteador. Para que todos os outros dispositivos possam acessar a rede, eles precisam estar conectados ao roteador.

Assim, os roteadores são dispositivos que fazem gateways IP, traduzindo informações para que possam se comunicar com outros endereços pela rede.

Existem também os gateways firewall, mas o que é um gateway firewall? Firewall também é um termo em inglês que pode ser traduzido como “parede de fogo”. Portanto, na computação, um firewall é uma ferramenta para monitorar e inspecionar o fluxo de dados e o acesso aos dados.

o que é um gateway
Vendo um pouco mais sobre Gateway. Imagem: Canva Pro.

Beleza, mas o que é um gateway de firewall na prática? Assim, como o nome sugere, um firewall é uma “barreira” cuja finalidade é proteger os dispositivos e as informações de uma rede de possíveis ataques maliciosos. Portanto, um firewall é uma espécie de gateway atuando como intermediário para a troca de informações.

O que é um gateway firewall software? São programas instalados no dispositivo, como sistemas operacionais, software antivírus, navegadores, etc.

O que é um gateway firewall hardware? É um dispositivo específico projetado para atuar como gateway para controle e proteção de informações.

Enquanto todos que usam um dispositivo que conhecemos para acessar a Internet usam firewalls de software, os firewalls de hardware são mais usados ​​para aplicativos de negócios maiores que exigem atenção extra à segurança da informação.

Quando devo configurar um gateway?

Agora que você entendeu o que é um gateway e o que ele faz, pode estar se perguntando quando precisa configurá-lo. A resposta a esta pergunta é bastante simples: este portal precisa ser configurado apenas se o dispositivo em questão quiser estabelecer uma conexão com outras máquinas configuradas em outras redes.

Ou seja, se uma empresa estiver conectada apenas a uma rede e não precisar buscar informações ou se comunicar com outras máquinas, ela não precisa configurar gateways para dar suporte a computadores e outros dispositivos conectados a essa rede.

No entanto, caso a conexão exija comunicação externa, o gateway precisa ser configurado para coletar informações adequadamente, além de proporcionar estabilidade e segurança da conexão, principalmente ao acessar IPs diferentes.

Agora sim você está por dentro de o que é um gateway, de como ele funciona, sobre quais os tipos existentes e também sabe até alguns exemplos de gateways no mercado e quando se deve configurar um!