Por que e como desativar o tiktok? Veja as polêmicas da plataforma

Há um bom tempo a internet não via o surgimento de um fenômeno tão grande e forte quanto o dos vídeos curtos gerados pelo Tik Tok. A forma de vídeo chinesa mudou a forma como se consome conteúdo na internet, com diversas tendências para a humanidade, mas como nem tudo são flores, às vezes a melhor coisa é saber como desativar o tiktok.

A empresa por trás do Tik Tok tenta emplacar um sucesso de usuários há alguns anos, antes se tornar Tik Tok, o aplicativo era conhecido como musical.ly, que chegou a ter até mesmo um certo sucesso, porém nada comparado com a febre do aplicativo de vídeos.

A plataforma de vídeos curtos hoje em dia conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e por mais de dois anos foi o aplicativo mais baixado das lojas do Google e da Apple, ultrapassando as redes sociais mais populares do mundo, e deixando a plataforma de vídeo tradicional YouTube com sérios problemas.

Isso ocorre pois, o Tik Tok não é simplesmente um concorrente comum, mas sim, um item revolucionário que utiliza a natureza e fragilidade humana como pilar central de sua plataforma.

Não é exagero algum afirmar que o Tik Tok está te manipulando neste exato momento, é isso que faz com que o movimento de como desativar o tiktok seja tão grande.

É comum se perguntar qual é o problema da plataforma, uma vez que, na teoria, não há problema algum em criar vídeos curtos direto até certo ponto.

Como se não bastasse todos os problemas ocasionados por causa da forma como conteúdo é transmitido e do algoritmo que visa tornar o usuário ativo da plataforma, também há diversos outros problemas que envolvem a questão ética por trás da empresa.

Isso ocorre pois as políticas de privacidade e de utilização dos dados da plataforma não são claras e muito menos objetivas, sendo assim, existem diversas brechas de como e de qual forma as informações pessoais dos usuários serão utilizadas.

Sendo assim, por mais que muitos dos cuidados relacionados a plataforma chinesa seja fruto de um alarmismo descabido, e medo por parte das redes sociais americanas de perder a sua parcela de atuação por conta das novas tendências, o debate sobre como desativar o tiktok ainda é muito válido, e todos os dados que geram a desconfiança são muito bem vindos.

Como desativar o tiktok: sim ou não?

No ano de 2020 o Tik Tok sofreu diversas acusações de violar as políticas de privacidade e de uso de dados e informações por parte do Google e da Apple, provedoras das principais lojas de aplicativos.

Ainda no mesmo ano, o Governo dos Estados Unidos ameaçou banir a plataforma de todo o território nacional por conta de tantas acusações, saindo um pouco da esfera norte-americana, na qual toda desconfiança é sim baseada em fatos, porém há também o interesse empresarial.

Na Índia a plataforma de vídeos curtos chinesa já foi completamente banida, justamente por conta do uso indevido de informações dos usuários.

como desativar o tiktok 3
Por que estão desativando conta no TikTok. Imagem: Canva Pro.

O uso das informações pelo tik tok

Muito do movimento que visa desativar o Tik Tok tem a sua base na forma como a plataforma utiliza e armazena as informações dos seus usuários, tendo em mente que estamos na era da informação na qual as pessoas são frequentemente manipuladas por conta dos algoritmos de redes sociais, todo o cuidado relacionado aplicativos que possui uma grande massa de usuários é necessário.

De fato, todas as redes sociais que conhecemos hoje em dia, sejam norte-americanas ou chinesas, armazenam e manipulam as informações dos seus usuários e possuem algoritmos completamente focados em deixar a pessoa “viciada”.

Surgindo assim a dúvida sobre a polêmica de desativar o Tik Tok, uma vez que todas as outras redes como Facebook, Instagram e Pinterest possuem funcionalidades e sistema de códigos muito parecidos. 

O início da polêmica e detalhes sobe como desativar o tiktok 

O início da desconfiança por parte do ocidente com o Tik Tok, veio com o caso de uma universitária californiana, que no ano de 2019 teve uma conta criada dentro da plataforma com as suas informações e sem a sua autorização.

De acordo com a estudante, a plataforma teria tido acesso às suas informações pessoais como moradia, biometria e escaneamento facial, com isso, a investigação constatou que a plataforma estava armazenando enviando para China as informações de seus usuários sem que os mesmos soubessem.

Para responder o movimento sobre como desativar o tiktok, a plataforma afirmou que as informações que estavam sendo utilizadas eram com consenso do usuário, além de que estavam sendo armazenadas nos Estados Unidos com backup em Singapura.

Quais são os dados que o tik tok coleta?

Para responder essa pergunta é preciso ter muito cuidado, uma vez que os dados solicitados pelo app que ocasionaram o começo da polêmica para desativar o Tik Tok também são coletados por parte de outras plataformas que utilizamos diariamente como: Youtube, Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest, Google e muito mais.

Porém, há um grande “SE” em toda essa questão, uma vez que o que mais importa é a finalidade com que se traduz são empregados, fazendo assim com que o App se torne digno de todas as preocupações e da polêmica para como desativar o tiktok, pois, essa parte é extremamente obscura e imprecisa.

Hoje em dia, sabe-se que o Tik Tok tem um algoritmo capaz de te entender e saber o que gosta, o que não gosta com pouquíssimo tempo de uso, superando as plataformas Facebook e Instagram que são famosos por possuírem um algoritmo antiético.

Sem contar que existem diversas informações que já foram comprovadas que o Tik Tok solicita acesso a todo tempo, porém, que a empresa detentora do aplicativo afirma que não solicita tais dados.

como desativar o tiktok 3
Dados que o aplicativo coleta. Imagem: Canva Pro.

Como por exemplo, a polêmica desativar o tik tok por conta da área de transferência, uma vez que eles monitoram tudo o que você copiava e colava para te conhecer melhor, mesmo com o aplicativo fechado.