China cria sol artificial e mais 4 invenções revolucionárias de 2022

Recentemente uma notícia tomou todos os noticiários, sejam os telejornais ou então os portais de notícias na internet: “China cria sol artificial”; “China cria sol artificial e quebra recorde mundial” e muitas outras parecidas, e nenhuma delas está incorreta.

Acho que os feitos poste parecer uma obra de filme de ficção, tudo isso realmente aconteceu, pesquisadores da china cria sol artificial capaz de alcançar temperaturas plasmáticas extremamente elevadas, chegando à casa dos 120 milhões de graus célsius.

A cada dia que se passa, a humanidade busca testar mais e mais os seus limites e esses avanços tecnológicos são extremamente importantes, as possibilidades de retorno positivo relacionadas a saber como recriar um sol artificial são quase inimagináveis podendo ser aplicado desde a escala as planetárias, até mesmo com vantagens no dia a dia de pessoas comuns.

Diversos das coisas que utilizamos todos os dias, vem de pesquisas e avanços tecnológicos completamente sem relação à princípio, como por exemplo, GPS, Raio X, Penicilina, Microondas e muito mais.

Por isso, por mais que a princípio não tenha intenção de gerar um ganho financeiro, boa parte das pesquisas e desenvolvimentos são sim, muito úteis e benéficas para a humanidade.

Sendo assim, veja a fundo como foi o processo da china cria sol artificial, e veja também as melhores e mais revolucionárias invenções do ano de 2022.

A China cria sol artificial e quebra recorde mundial? Entenda a história

Há pouco tempo cientistas chineses e pesquisadores estabeleceram um novo recorde mundial com sua pesquisa, na qual desenvolveram um projeto capaz de simular o funcionamento do sol, com isso, atingiram a incrível temperatura plasmática de 120 milhões de graus celsius.

Ao todo o procedimento durou 101 segundos, e para qualquer pessoa que não compreenda muito sobre o experimento, pode até parecer um gasto desnecessário, porém, a comunidade científica vê esse avanço, recorde e experimento com ótimos olhos.

Uma vez que a China cria sol artificial faz com que este seja um importante passo em direção à produção de energia limpa e renovável uma vez que o processo de criação de um sol exige que um que ocorra uma fusão nuclear dos átomos, o que faz com que libera uma quantidade enorme de energia. 

Sendo assim, para quem entende do assunto fica claro que o avanço por mais que possa parecer desnecessário e ainda superficial pode gerar diversos impactos positivos na vida humana com novas fontes de energias sustentáveis. 

china cria sol artificial
Sol. Imagem: Canva Pro.

Metaverso

Além da China cria sol artificial, existem muitos outros avanços tecnológicos que estão sendo desenvolvidos neste exato momento, e muitos deles muito provavelmente vão utilizar a energia gerada pelos experimentos chineses.

Desde o ano de 2021 quando a gigante da tecnologia Facebook alterou o seu nome para meta e começou a desenvolver diversas pesquisas com o objetivo de melhorar e acelerar o desenvolvimento do mundo virtual, cada vez mais o metaverso está presente na cultura e no dia a dia das pessoas.

O conceito de metaverso já existe há um bom tempo, sendo desenhado desde a década de 90, mas só agora a tecnologia é capaz de realmente criar um metaverso, que nada mais é do que um mundo virtual que acontece em paralelo ao mundo real.

Atualmente é possível fazer diversas coisas no metaverso, porém, é extremamente limitado e a maior parte das pessoas que o utilizam são crianças ou desenvolvedores. Segundo as expectativas dos especialistas, em pouco tempo será possível trabalhar, estudar e até mesmo viver dentro do metaverso.

O metaverso só será possível por conta de diversos outros avanços, sendo assim, por mais que a sua teoria e aplicações já sejam muito bem desenhada, ele necessita de avanços na área da Realidade aumentada, conexão com internet, 5G, computação em nuvem e claro, muita energia.

Basta pensar que, para sustentar todos esses avanços, tecnologias e equipamentos necessários um consumo ainda mais alto de energia, o que será possível com base nos fatos de que a China cria sol artificial, gerando assim uma energia limpa renovável e que possa sustentar todos os outros avanços que estão por vir.

Inteligencia artificial

Para o público comum falar de inteligência artificial é extremamente nebuloso, afinal de contas o conceito de uma inteligência é extremamente subjetiva existem diversas barreiras relacionadas a inteligência artificial, não só tecnológicas mas também éticas.

Atualmente não é possível criar inteligência ou fazer um programa e robô que seja senciente e inteligente, na realidade o conceito de Inteligência Artificial atual está muito mais para ensinar uma máquina a realizar determinadas funções do que realmente desenvolver consciência própria.

Ou seja, conseguimos criar e ensinar um programa a pensar em coisas extremamente precisas e concretas como realizar uma tarefa, ou identificar algo, mas ainda não é possível fazer com que ele seja inteligente ou capaz de abstrair algo.

Com isso, podemos instruir para que faça como a China cria sol artificial, uma vez que é um objetivo concreto mas não faz com que pense em nada que não seja relacionado ao sol.

Nanotecnologia

Uso de componentes microscópicos que trabalham em conjunto e com inteligência artificial para diversas aplicações durante o dia a dia das pessoas, com toda certeza é uma das áreas mais promissoras.

Daqui a um tempo a nanotecnologia poderá assumir quase qualquer função, monitorando dia a dia, marés, vida natural, desmatamento e até mesmo auxiliando na saúde humana.

Essa aplicação da nanotecnologia é uma das mais vantajosas e já existem diversos exemplos que de nano robôs agindo como indicadores de saúde, não necessariamente eles possuem a capacidade de agir, mas sim, de indicar possíveis problemas ou alterações no corpo humano.

Internet das coisas

Uma evolução tecnológica muito utilizada hoje em dia, que pode-se inclusive afirmar com certa precisão que em algum momento foi utilizado no processo da China cria sol artificial.

china cria sol artificial
Inovações tecnológicas. Imagem: Canva Pro.

A sua aplicação é extremamente literal, uma vez que a internet das coisas é justamente a conexão de diversos aparelhos uns com os outros, com isso, tudo passa a ser muito mais simples, principalmente se for utilizado em um ambiente de desenvolvimento como o da China cria sol artificial.