Como transformar tela de notebook em monitor e 4 coisas que podem ser feitas com um notebook quebrado

Algumas das melhores coisas a ser feita com um aparelho que já não está em seus melhores dias é saber como transformar tela de notebook em monitor, sendo assim, fazendo uso de suas funcionalidades novamente.

Para qualquer dono de computador ou notebook, perder seu aparelho é sempre uma dor de cabeça, por mais que já se tenha um novo e mais atualizado, sempre resta aquela dúvida: “O que poderia ser feito?”, “posso vender as peças?”, “é possível reutilizar?”, “consigo lucrar com ele?”.

Por mais que hoje em dia cada vez mais os computadores notebooks possuem uma boa resistência e bons equipamentos a ponto de prolongar muito a sua vida, ainda assim há a obsolescência programada, ou seja, os aparelhos eletrônicos possuem um tempo de vida útil programado.

Contra isso não há como competir, você pode ter as melhores atitudes e hábitos para prolongar a vida do computador, porém, mais cedo ou mais tarde ele deixará de funcionar, com isso, passa na cadeira você saber o que falar com cada uma das suas peças.

Por mais que seus dias de funcionamento já estejam esgotados, ainda assim é possível que um bom aparelho notebook receba diversas aplicações e adaptações, não somente de como transformar tela de notebook em monitor, mas cada uma de suas peças não defeituosas podem ser aplicadas com diversas finalidades.

É normal se deparar com pessoas que possuem mais de um aparelho em casa, no qual um deles já não funciona mais como deveria e infelizmente acaba se tornando sucata, por mais que não existam diversas peças e partes em funcionamento, a maioria das pessoas descartam ou então vendem.

Seja porque não conhece a capacidade e aplicabilidade das partes que estão em perfeito estado, ou então por conta de não saberem como transformar um notebook obsoleto e em mau funcionamento em outros aparelhos tecnológicos, indo além de simplesmente como transformar tela de notebook em monitor.

Por isso, se você é uma daquelas pessoas que não tem medo de pôr a mão na massa contanto que valha a pena, veio ao lugar correto, pois neste artigo há todas as coisas que é possível se fazer com um notebook que já não está mais em funcionamento.

Conheça o estado do aparelho e suas peças

Antes de tentar reaproveitar todas as suas peças é preciso saber quais são as partes do notebook que estão apresentando mau funcionamento, se possível, faça a avaliação com um profissional, para que assim você consiga reaproveitar completamente todas as partes funcionais do computador.

Somente sabendo quais vão ser as partes do hardware que continuam em perfeito estado podendo atender a novas aplicações, é possível começar a pôr mão na massa realizando as adaptações.

Como por exemplo, não é possível saber como transformar tela de notebook em monitor caso a tela esteja sem funcionar, e o processo de utilização deve parar por aí, porém, o descarte das peças que não servirem também deve ser muito cuidadoso.

O descarte inapropriado pode causar diversos danos ao meio ambiente, por isso, certifique-se de que as partes não utilizadas ganhem as devidas finalidades.

Sabendo quais serão as partes do equipamento descartadas e quais podem ser utilizadas, podemos enfim partir para as aplicações, desde as mais básicas como transformar tela de notebook em monitor a até mesmo complexas como câmera de monitoramento com uso da webcam.

como transformar tela de notebook em monitor
Conferindo a funcionalidade das peças do notebook. Imagem: Canva Pro.

Crie um HD Externo

O HD é uma das partes essenciais de um computador, a sigla significa hard disk, e nada mais é que o menu local onde fica armazenado todas as informações de um aparelho seja notebook ou celular.

Sendo assim, caso os problemas do seu notebook não sejam ácidos no HD, você pode extrair e utilizar como um banco de memória completamente novo, caso HD já esteja com alta taxa de ocupação, opte por fazer uma rápida limpeza e formatação, assim poderá fazer uso de toda a memória disponível.

Nele você poderá guardar filmes, livros, músicas, fotos e muito mais. Só será necessário investir em um case adequado para armazenamento, uma vez que muitos HDs são sensíveis à umidade e calor, caso não queira perder o equipamento e os arquivos, invista em um armazenamento correto.

Como transformar tela de notebook em monitor

Saber como transformar tela de notebook em monitor não é uma tarefa muito simples, na verdade vai exigir um pouco mais de conhecimento sobre tecnologia e trabalho, porém é uma das mais vantajosas transformações de um notebook antigo.

A grande maioria dos Notebooks que entraram em desuso por conta da obsolescência, permanece com sua tela em perfeito estado sendo assim, são muitas as vantagens de saber como transformar tela de notebook em monitor.

Além da sua alta aplicabilidade do meu dia a dia, geralmente as telas permanecem impecáveis com o passar do tempo, como os problemas da ação o correto somente nas partes internas do hardware.

Por isso, saber como transformar tela de notebook em monitor é algo tão vantajoso e, na maioria das vezes, essa é uma parte descartável dos aparelhos.

Para que o processo seja feito corretamente, verifique na documentação ou no item em questão a numeração que corresponde a tela, uma vez que ao ser retirada ela vai necessitar de uma placa de controle para funcionar corretamente.

Após pegar a placa de controle ou comprar pela internet, o processo de como transformar tela de notebook em monitor pode ser iniciado, basta retirar cuidadosamente toda a tela no notebook preservando inclusive os circuitos e cabo VGA ou HDMI, para que posteriormente o funcionamento não seja prejudicado.

como transformar tela de notebook em monitor
Transformando o notebook em tela. Imagem: Canva Pro

Câmera de vigilância WebCam

Uma outra funcionalidade muito comum com aparelhos antigos e obsoletos como computadores e celulares é a capacidade de mudar uma Web para que funcione em um circuito interno de vigilância.

Para isso, existem aplicativos que fazem este serviço, basta retirar a câmera do aparelho muito cuidadosamente e então instalá-la no circuito de segurança, funcionando como uma câmera tradicional.

Uma ótima funcionalidade, com aplicações úteis, sendo quase tão utilizada quanto como transformar tela de notebook em monitor.