Câmera ultra wide o que é: Como funciona e porque é a melhor opção

Hoje em dia nós temos acesso a tecnologias extremamente avançadas, seja de comunicação ou para o dia a dia, e todas as vezes que surge uma nova geração de celulares são diversas modificações que sequer entendemos como funcionam, como por exemplo, a câmera ultra wide o que é.

Falando das câmeras de aparelhos celulares, este é um assunto que envolve muito mais perguntas do que respostas, sem dúvidas alguma, primeiro que ninguém compreende ao certo a câmera ultra wide o que é e como funciona, porém a cada nova geração que chega, mais e mais dúvidas surgem, com o acúmulo de câmeras frontais e traseiras.

Todo celular atual conta com ao menos 3 câmeras, fator que conta muito para a escolha do consumidor, uma vez que é possível optar pelo aparelho que mais se encaixa em suas necessidades não só de hardware mas também de câmeras, mas para isso é preciso saber câmera ultra wide o que é, como funciona e suas outras opções.

Câmera ultra wide o que é, multi foco, lente macro, teleobjetiva, lente de profundidade e muito mais essas são algumas das principais opções que nos deparamos nos momentos de compra de um novo aparelho, e a maioria das pessoas não compreendem qual é a diferença de uma para outra e qual melhor escolha.

Se você também está nessa situação não se preocupe, é normal não compreender câmera ultra wide o que é, para que serve cada uma das opções, porque existem tantas câmeras, suas finalidades e como escolher a que mais se encaixa nas suas necessidades.

O mais importante a se compreender é que cada câmera possui sim, sua funcionalidade, ou seja, sabendo sobre câmera ultra wide o que é, você vai entender onde deve aplicá-la corretamente, para que as fotos saiam perfeitas.

Assim como os smartphones, cada uma de suas câmeras possui uma aplicação específica e você vai precisar ter isso em mente tanto para o uso quanto na hora de comprar o seu aparelho.

Câmera principal do aparelho

Como o nome já diz, essa é a câmera padrão, ou seja, sempre que utiliza o aplicativo de câmera é essa que é aberta, ela é responsável pela maioria das fotos que se tira, sendo boa e servindo para diversas coisas.

A expressão perfeita para esta opção de câmera é “pau para toda obra”, ou seja, ela funciona para qualquer tipo de fotografia que deseje, se possuir uma alta resolução de megapixels está perfeito, com ótimas fotos independente das circunstâncias.

Porém, apesar de servir para tudo, não é específica para nenhuma situação e é justamente por este motivo que cada smartphone conta com a câmera principal e uma ou mais que sejam específicas como a câmera ultra wide o que é, multifoco e muito mais, que possuem aplicações específicas.

câmera ultra wide o que é
Principal câmera do aparelho. Imagem: Canva Pro.

Câmera ultra wide o que é

Como já foi citada, essa é uma das câmeras mais úteis para o dia a dia, ficando atrás somente da câmera principal, ganhou e ganha cada vez mais espaço no mercado consumidor por conta de suas diversas funcionalidades e vantagens.

O motivo por trás da câmera ultra wide o que é e  sua fama é simples, todos já passaram por uma situação em que queriam tirar uma foto do cenário, mas não encontravam o enquadramento correto por causa da proximidade, pois então, a câmera ultra wide resolve isso com apenas um clique.

Ela possui a capacidade de ampliar muito o campo de visão em comparação com a câmera principal, mas sem perder o foco ou qualidade da fotografia, sendo assim, pode capturar muito mais elementos para uma mesma foto sem problemas apenas sabendo câmera ultra wide o que é e a utilizando da forma correta.

Sendo perfeita para fotos de ambientes como da família ou de passeios e pontos turísticos, só é necessário cuidado com o posicionamento, uma vez que a sua funcionalidade captura muito mais informações mas é reajustada com software, sendo assim, pode ser que posicionar pessoas nos cantos da imagem podem ficar distorcidas.

Como funciona na prática a câmera ultra wide 

A sua proposta principal é permitir um ângulo de visão muito amplo, ultrapassando o campo de visão humano e proporcionando a impressão de que o ponto no qual a foto foi tirada pareça mais distante que o real.

Na prática entendendo a câmera ultra wide o que é, fica claro a sua funcionalidade e aplicação correta, uma vez que sua lente proporciona uma visão de 120º, como consequência, as cores podem ficar um pouco distorcidas.

Por conta das variações na coloração é preciso cuidado em fotografias que desejem realçar as cores padrão, pois a ultra wide costuma deixar cores opacas mais claras e a iluminação geral um pouco mais brilhante, assim como não funcionam muito bem com o zoom ou então para tirar fotos de objetos ou pessoas a distância.

Compreendendo como funciona e a câmera ultra wide o que é fica claro que é perfeita para cenários, paisagens com ou sem pessoas, porém utilizá-las para fotografar somente o que está em primeiro plano talvez não seja uma boa opção.

câmera ultra wide o que é
Como funciona câmera ultra wide. Imagem: Canva Pro

Lente com foco

Lente de foco, profundidade de campo, modo retrato e muitos outros nomes que esta câmera e funcionalidade possui, ela é muito simples de ser aplicada e confere a imagem um ótimo toque se aproximando muito de uma foto profissional.

Muito boa para diversas aplicações, inclusive para fotos como as de câmera ultra wide, pois funciona colocando o que está em primeiro plano como evidência, ela tem a capacidade de determinar o que está mais próximo ou mais distante e dá destaque ao que está próximo.

Sendo assim simula o olhar humano com o foco, aplicando um blur em todo o resto que está em segundo plano, deixando-o desfocado.

Lentes com ultra wide e tele objetiva

As lentes dos aparelhos atuais têm apostado cada vez mais nas combinações de lentes para efeitos diferentes, e uma das que mais possuem uso é a teleobjetiva e ultra wide, pois entendendo a câmera ultra wide o que é e suas aplicações sabe-se que as combinações podem variar com diversos níveis de foco e desfoque em cada um dos planos.