Quais os benefícios das redes sociais na nossa sociedade? Entenda

As redes sociais estão aí para ficar, e isso já percebemos. Por mais que elas se mudem, tenham novos recursos, novos visuais, umas morrem e outras nasçam, ela no geral fica aí. Mas será que isso é algo bom? Você saberia responder quais são os benefícios das redes sociais na nossa sociedade? É sobre isso que vamos falar hoje.

Quais os benefícios das redes sociais na nossa sociedade existem?

A primeira coisa que devemos pensar quando falamos de redes sociais, é que elas mudaram o mundo. O que pode vir na sua cabeça quando dizemos algo do tipo são as boas, coisas ruins, mas definitivamente mudanças que vieram para ficar.

E quando pensamos em nós enquanto sociedade, temos que lembrar que temos medo de mudanças. Embora alguns gostem, as pessoas mais têm medo de grandes mudanças, e tendem a rejeitar um novo quando ele é muito revolucionário. Temos que lembrar que tudo o que foi novo e revolucionário, foi antes rejeitado.

Podemos citar a eletricidade. Quando ela estava começando a surgir, passaram a existir também propagandas anti eletricidade, que alegavam que os fios de força iriam criar um caos nas cidades.

O mesmo aconteceu quando as pessoas passaram a usar automóvel ao invés de cavalos e carroças, e tudo acabou dando certo até demais para ambas as tecnologias. 

Então podemos sim dizer que existe uma pequena esteira social que é típica do ser humano, que diz que as redes sociais vão destruir o mundo, e definitivamente não é assim. Mas quanto aos benefícios das redes sociais na sociedade? Eles realmente existem? Vamos falar sobre isso.

beneficios das redes sociais
Conhecendo os benefícios das redes sociais. Imagem: Canva Pro.

A democratização da comunicação

Quando falamos da democratização de algo, estamos falando de tornar aquilo o mais acessível possível. E por mais que ainda não seja uma realidade todas as pessoas terem acesso à internet, hoje o número é gigantesco.

E com as redes sociais sendo gratuita e permitindo que as pessoas se comuniquem, hoje todo mundo pode conversar com todo mundo ao redor do planeta. O WhatsApp é a maior prova disso, uma vez que ele é a rede de comunicação favorita do brasileiro.

Seja por mensagens, imagens, áudios e até chamadas de vídeo, ninguém mais fica totalmente longe de alguém, se surgir o interesse em conversar, é só escolher o método predileto e matar a saudade.

Isso é um dos maiores benefícios das redes sociais se pensarmos que antigamente as pessoas passavam uma fortuna para terem uma linha telefônica, e outra fortuna todo mês para pagar o valor gasto no telefone. 

Exposição de pessoas talentosas 

Houve uma época em que ser artista na era fácil muitas vezes você precisaria dar a sorte de conhecer a gente, ou ir em um programa de TV igual aconteceu com diversos nomes. Mas com a devida das redes sociais, pessoas passaram a poder ficar mais expostas ao grande público.

E isso não é bom somente para os artistas comuns, como músicos e atores, mas também para um tipo mais simples de pessoa: aquelas que viralizam.

Podemos dar dois grandes exemplos na atualidade: O garoto chamado de Luva de Pedreiro e o técnico de futebol da várzea Bil.

Os dois explodiram na internet graças ao humor involuntário em seus vídeos, e isso vai ajudar suas famílias. O garoto Luva, apesar dos problemas com o antigo empresário, está fechando contratos milionários, um dinheiro que ele e sua família que moravam em uma casinha humilde no interior da Bahia nunca veriam.

O mesmo para Bill, que sustenta uma família morando em uma casa minúscula, e vai agora se aproveitar do viral do vídeo “Por Bil”.

E em um mundo sem internet e sem redes sociais, essas pessoas permaneceram no anonimato, sem poder mudar de vida do jeito que estão fazendo com que esse seja um dos principais benefícios das redes sociais.

Pequenos negócios conseguem vender mais facilmente

Antigamente, pessoas que tinham pequenos negócios sofrem bem mais. Ou você tinha sua própria loja, o que definitivamente não era barato, ou pressa tinha que ir de casa em casa vendendo.

Dependendo do que você vende, isso é muito difícil. Podia ser que o carro fosse necessário, e nesse caso a pessoa gastava com gasolina, e sem conseguir vender em cada visita, gastando para trabalhar.

Também tem as pessoas que ligavam para oferecer o produto, o que além de ser pouco bem-sucedido, ainda gastava com a ligação também, mostrando que deveria haver uma maneira mais fácil.

Hoje as pessoas podem vender através de qualquer rede social, com algumas inclusive tendo métodos de ajudar essas pessoas.

O Facebook por exemplo tem o marketplace, onde as pessoas podem literalmente criar sua própria loja online, e com o alcance de uma rede social, é certo conseguir clientes.

Com o Marketplace do Facebook as pessoas conseguem vender diversos produtos em minutos as vezes, sendo uma ótima forma de divulgar seu negócio e saber que todos saibam o que você faz. 

O WhatsApp também tem sido um grande aliado, já que por lá as pessoas podem usar o WhatsApp Business, que é como se você estivesse criando a sua loja também, mas com o diferencial de que tudo pode ser otimizado.

Você pode programar bots para respostas automáticas, deixar um atalho de vendas nas suas fotos, informar horários e dias da semana que funciona. Tudo extremamente completo.

beneficios das redes sociais
Pequenos negócios. Imagem: Canva Pro.

Conectar pessoas

Por fim, vamos falar de um plus quando o assunto é comunicação. Claro, a s redes permitiram que as pessoas se comunicassem, mas um dos maiores benefícios das redes sociais é permitir que pessoas se conhecessem, pessoas com interesses em comum de partes diferentes do mundo se conhecessem.

Ou seja, criar laços que antes não teriam sido criados, e até relacionamentos que nasceram dali> nós seres humanos somos extremamente sociáveis, e as redes permitiram que chegássemos a outro nível com esse nosso traço.

Em conclusão, as redes sociais podem até ter defeitos, mas os benefícios das redes sociais são muitos, e tudo sempre vai depender da forma como as usamos.