Como identificar vírus no iphone e se livrar deles

Comprar um celular caro, como um da marca da Apple, é um sonho para muitas pessoas, afinal, é um símbolo de status e qualidade, com promessas como “nunca trava”, “aparelho de qualidade” e muito mais. Ainda assim, é preciso saber como identificar vírus no iphone, pois este pode ser um causador de travamento que nem mesmo a Apple é capaz de evitar.


Os celulares de modo geral são algumas das invenções que mais impactaram profundamente o dia a dia e o convívio humano, basta olhar ao redor que é possível afirmar que quase 100 % das que você conhece ou convive, possui um desses aparelhos.

Falando dos smartphones então, no Brasil existem mais celulares ativos do que pessoas, o que mostra a relevância destes aparelhos dentro dos padrões de nossa sociedade, e não é à toa, estes simples aparelhos de bolso que, na maioria das vezes, medem menos de 10 centímetros e possuem uma enorme capacidade.

Hoje em dia, você possui tudo o que pode necessitar na palma de sua mão, literalmente, pois nos celulares se encontra tudo para a rotina, agenda, calculadora, entretenimento, ambiente de estudo, conhecimento, contato com a família, amigos e colegas profissionais e muito mais.

Sendo assim, os aparelhos se tornam realmente o melhor amigo do homem, acompanhando para todos os lugares, seja para lazer, estudo ou trabalho, com isso, problemas no smartphone podem ser uma enorme dor de cabeça, sendo necessário saber como identificar vírus no iphone e como realizar a limpeza do aparelho corretamente.

Com uma navegação padrão na internet por WhatsApp, Telegram e redes sociais, é normal fazer diariamente download de diversos aplicativos e arquivos de mídia, e em alguns desses pode ser que venham junto vírus ou então programas nocivos, o que faz com que seja necessário saber como identificar vírus no iphone e se proteger deles.

O que é vírus de computador e iphone

Na vida digital é muito comum ter que lidar e se deparar com momentos em que precisamos realizar uma limpeza nos smartphones, geralmente isso ocorre quando o aparelho começa a acusar que está com a memória cheia, ou então passa por muitos travamentos.

Essa situação faz parte da rotina de muitas pessoas, principalmente as que possuem um aparelho um tanto quanto defasado com mais de dois ou três anos de uso, o que nem todos sabem é que isso pode ser sinal de que o celular está infectado, sendo necessário saber como identificar vírus no iphone.

Os vírus nada mais são do que malwares, ou seja, aplicativos e programas que podem entrar no seu celular juntamente com outros arquivos que possuem alguma finalidade negativa para você.

como identificar virus no iphone
Vírus de computador e iPhone. Imagem: Canva Pro.

Como identificar vírus no iphone :Trojan

O Trojan é um dos tipos de vírus mais famosos e populares, muitas pessoas e esse pode ser até mesmo o seu caso estão infectadas com este agora mesmo e não fazem ideia, pois o trojan não fica a vista de ninguém, ele permanece o tempo todo sem se mostrar escondido dentro de outras aplicações.

Sendo muito comum em arquivos ou aplicativos baixados fora da loja oficial do iphone, a finalidade do trojan é muito simples, uma vez dentro do aparelho ele começa a realizar ações simples como enviar mensagens, realizar ligações ou até mesmo monitorar a sua atividade.

Mas há também, os trojans muito mais agressivos que podem até mesmo roubar dados bancários.

Como identificar vírus no iphone :Spyware

Outro vírus extremamente comum que pode ser encontrado muito facilmente em qualquer aparelho é o spyware, que como o nome já diz o seu objetivo é espionar os dados do usuário.


Ele costuma vir em jogos pirateados, aplicativos de mensagens externas da app store, mas o seu efeito é extremamente danoso, roubando dados de navegação, senhas de sites e redes sociais e até mesmo números de contas e dados de bancos.

Como identificar vírus no iphone: Phishing

O próprio nome já diz, isca ou pescar, e ele é muito comum, pois os hackers criam um site falso que se assemelha muito ao real, induzindo o usuário desavisado a fazer download de arquivos e aplicativos repletos de vírus e demais aplicações maliciosas.

Como identificar vírus no iphone

Sabendo as características dos principais aplicativos maliciosos em seu aparelho, você já consegue ter uma forte noção de como ele age e infectam o iphone, para que assim, tente se lembrar de momentos em que baixou um aplicativo, música ou arquivo em sites aleatórios, ou notou alguma ação estranha no smartphone.

Há alguns vírus que nem mesmo o antivírus é capaz de encontrar, por isso veja essa lista de atitude estranhas que vão te ajudar na tarefa de como identificar vírus no iphone:

como identificar virus no iphone
Identificar vírus no iPhone. Imagem: Canva Pro.
  • Aparelho travando demais;
  • Aplicativos que abrem sozinhos;
  • Propagandas abrindo no seu plano de fundo;
  • Sites abertos o tempo todo em navegadores;
  • Mensagens enviadas sem ser por você;
  • Atividade constante de aplicativos que não usa;
  • Aplicativos estranhos que não baixou;
  • Lentidão;
  • Aumento repentino no consumo de bateria;
  • Diversos aplicativos se fechando o tempo todo.


Essas são algumas das atividades estranhas que podem indicar que o aparelho está infectado, mas para isso é preciso saber como identificar vírus no iphone, pois podem ser outros problemas com o aparelho.

Como fazer a limpeza de um iphone

Sabendo que o seu aparelho está infectado, é hora de tomar as atitudes cabíveis, pois não há motivo para desespero, grande parte dos celulares estão realmente infectados e você vai precisar entender como retirar o vírus corretamente.

Não adianta procurar pelo aplicativo manualmente, você provavelmente não vai encontrá-lo, para isso, terceirize essa briga de gato e rato para quem realmente entende, há diversas opções gratuitas de aplicativos que podem resolver o problema.

Vá até a App Store e pesquise por antivírus, escolha o que mais tiver uma boa avaliação, caso queira um serviço constante, pode optar pelos aplicativos pagos, os mais bem avaliados são:

  • Norton Mobile Security;
  • Avira Mobile Security;
  • Bit Defender Mobile Security;
  • Avast Mobile Security.

Esses são alguns dos principais aplicativos para o sistema operacional de celulares da Apple, que fazem o trabalho por você, não precisa nem saber como identificar vírus no iPhone, basta colocá-los para fazer a varredura.