Conheça o avião supersônico mais rápido do mundo e o top 10

As aeronaves são algo extraordinário, principalmente se levarmos em conta que são uma das barreiras que a humanidade sempre sonhou em ultrapassar. Voar por muitos séculos foi restrito a outras espécies, mas finalmente nós conseguimos conquistar os céus, com voos cada vez mais longos, confortáveis e rápidos, como por exemplo o do avião supersônico mais rápido do mundo.

Não há como negar, levou muito tempo para dominar os ares e custou muito dinheiro, porém, hoje em dia sequer temos noção disso, vemos aviões o tempo todo e é muito comum desconsiderar todo o processo que levamos para chegar a tal ponto, mas nem é preciso adiantar que fácil não foi, pois fazer um objeto de toneladas voar por horas sem retornar ao solo era algo impensável há muito pouco tempo.

Colocando em perspectiva, voar já é algo impensável, agora imagine alcançar a velocidade de Mach 1. Antes de partirmos para o avião supersônico mais rápido do mundo, precisamos compreender verdadeiramente o que é um voo supersônico e o que faz um avião ser tão rápido.

Em poucas palavras, o próprio nome já diz o que é um voo supersônico, ou seja, um objeto que voa acima da velocidade do som, e um avião supersônico é aquele que alcança ou ultrapassa Mach 1 de velocidade, que é a marca da velocidade do som.

Um avião atualmente pode passar muitas vezes de Mach 1, que está na marca de por volta de 1234 quilômetros por hora, sendo assim, essa barreira já foi batida há décadas e as aeronaves atuais tem a capacidade de ultrapassar o Mach 1 muitas vezes.

Mas para isso, você vai precisar conhecer o top do avião supersônico mais rápido do mundo, e seus concorrentes.

Concorde – O Avião supersônico mais rápido do mundo da aviação comercial

O Concorde é um marco da aviação mundial, fez o seu primeiro voo no ano de 1969 e fazia a linha aérea Paris – Rio – Paris, passando por Dakar, ele viajava a Mach 2, e até hoje é uma lenda dos céus, mesmo tendo se aposentado há muitas décadas.

O Concorde é ainda uma das aeronaves mais populares do mundo, por conta de sua proposta de levar voos supersônicos para a população, sendo até hoje o único projeto bem sucedido.

Sendo assim, fica claro o real motivo, mesmo sendo bem sucedido, durou muito pouco tempo, com essa tecnologia sendo empregada para finalidades civis.

Apesar de fazer o percurso em menos da metade do tempo dos aviões comerciais, o alto preço da passagem, o alto gasto para se fazer um voo e a enorme falta de conforto a bordo, praticamente decretaram o fim do Concorde.

Na lista do avião supersônico mais rápido do mundo, o Concorde é o único que possui passageiros sendo aplicado na aviação civil, todos os outros são exclusivamente para fins militares.

Avião supersônico mais rápido do mundo
Avião supersônico. Imagem: Canva Pro.

Mikoyan-Gurevich MiG-25

O MiG é um marco da aviação mundial, sendo um dos mais rápidos aviões do planeta na atualidade, chega à marca de incríveis 3.494 Km/h.

A Aeronave se encaixa nesta lista pois voa a Mach 3, e foi desenvolvida pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no ano de 1964. O seu ponto diferencial é que possui um revolucionário (para a época) sistema de alarmes, defesas e tracking.

Além de possuir uma enorme agilidade perante os demais aviões que alcançam esta ou velocidade parecida, interceptando ameaças rapidamente, e em momentos nos quais é perseguido, sua agilidade confere enorme vantagem.

Não é atoa que mesmo após 60 anos ele continua atual e em todas as listas de avião supersônico mais rápido do mundo.

Lockheed SR-71 Blackbird

O lockheed é um avião militar americano que agrada muito os fãs de um design discreto e imponente, a aeronave era fabricada pela empresa norte-americana Lockheed, e seu design, e enorme velocidade, se dá por conta de sua finalidade dentro do que era proposto.

O avião leva o nome de pássaro preto justamente por conta de sua cor, e seu objetivo era realizar voos discretos e rápidos de reconhecimento e estratégia.

Não foi projetado para combates, mas sua missão é ainda mais arriscada, afinal de contas se infiltrar em posições inimigas é sim, complicado, mas carrega a marca de nunca ter sido abatido.

Ele possuía uma enorme reserva de combustível além de dois cockpits, um para o piloto e outro para o militar de reconhecimento que iria realizar a sua tarefa, ele podia alcançar até a velocidade de 3.529 km/h em suas missões.

Sua altíssima velocidade e funcionalidade rende a ele a marca de avião supersônico mais rápido do mundo voltado para a espionagem e reconhecimento.

Lockheed YF-12

Mais uma máquina feita pela empresa Lockheed, que é referência no mundo da aviação militar supersônica, porém, diferente de seu antecessor o SR-71, o YF-11 tem outra finalidade.

O YF-12 é um avião de combate, ou seja, ele é voltado para atacar, interceptar e abater o alvo.

Essa aeronave alcançava a marca de 3.661 km/h quando estava com o potencial mais alto, o seu primeiro voo foi no ano de 1963, porém, apesar do grande potencial e de entregar tudo o que lhe era esperado, o YF 12 não foi um enorme sucesso como seu antecessor.

Contava com tecnologias que haviam sido criadas para ele, como o radar Doppler que mudou a forma de se detectar inimigos e objetos no ar e seus controles que eram completamente diferentes do NA/AFS-18, equipado com três mísseis.

Porém, tudo isso, não foi o suficiente para fazer com que sua produção fosse continuada, graças ao alto custo foram feitas apenas três unidades. Mas ainda assim é o avião supersônico mais rápido do mundo de combate.

Avião supersônico mais rápido do mundo

Carregar o título de “avião supersônico mais rápido do mundo” não é nada fácil, afinal, todos os itens desta lista são da década de 60, e nos 60 anos que se passaram podem haver muitos outros aviões absurdamente mais rápidos, porém, estão com sigilo militar.

O avião mais rápido do mundo que se tem registro e não está sob segredo de estado é o American X-15, que foi um modelo experimental, utilizado pela força aérea e NASA, o seu objetivo era chegar a uma velocidade hipersônica em altitudes superiores a 100 km. 

A aeronave era tão rápida e complexa que não era possível fazer sua decolagem, ela era colocada no ar por um outro avião, e alcançava a marca de 7.273km/h, sendo assim, carrega até hoje o título de avião supersônico mais rápido do mundo.

avião supersônico mais rápido do mundo
Avião mais rápido do mundo. Imagem: Canva Pro.