Conheça o robô humanoide Tesla e as mudanças que ele pode trazer para a humanidade

A Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, vem trazendo diversas inovações tecnológicas que de certa forma estão mudando o mundo, principalmente seus foguetes espaciais. Mas hoje você vai conhecer a invenção dessa empresa que mais promete: o robô humanoide Tesla.

Como todos sabem, a tecnologia em nossa geração está evoluindo a passos largos, e vimos várias invenções que antes se julgavam impossíveis de se existir, surgirem de uma hora para outra no mercado.

Talvez o exemplo mais perfeito desse caso sejam os smartphones, que tiveram uma evolução muito rápida. Começamos com alguns celulares com mais recursos, e em questão de poucos anos, tínhamos praticamente um computador portátil.

Mas não é só aí que a nossa tecnologia vem impressionando, os carros estão cada vez mais populares, as TVs não param de ficar maiores, com mais qualidade e mais fininhas, e claro, a internet está mais rápida e alcançável do que nunca.

Mas se vamos realmente falar de tecnologia do futuro, temos que falar sobre inteligência artificial e conectividade. Hoje existem casas chamadas “smart houses”, casas inteligentes que estão totalmente integradas a tecnologias que ajudam a cuidar da mesma.

Todo mundo conhece a Alexa, uma voz que provém de uma pequena inteligência artificial, que ajuda você em tudo que for possível ajudar. Se você tem uma lâmpada inteligente, ela apaga, se tiver uma tranca inteligente, a Alexa ela tranca e destranca.

Basicamente a Alexa consegue mexer em qualquer coisa que esteja conectado à rede, e existem casas inteiras que podem estar conectadas. Para muitas pessoas, isso já é um futuro digno de um filme de ficção científica, mas para outros, ainda é apenas o começo.

Embora a Alexa seja incrivelmente útil e possa realmente ajudar a pessoa em casa com pequenas coisas, existe um plano maior e mais ambicioso por trás da empresa Tesla, um plano que, se der certo, pode praticamente mudar o mundo como ele existe hoje.

Conheça o robô humanoide Tesla

Você pensou como seria o mundo se robôs pudessem fazer trabalhos braçais humanos? Trabalhos que não tem a ver com sistema, que não tem a ver com um programa de computador, mas sim com capacidade física.

Para isso um robô teria que ser mais do que a Alexa, ele precisaria de um corpo, e uma inteligência artificial diferente, talvez mais avançada, para que ele possa executar esse trabalho. 

E é isso que o bilionário Elon Musk está prometendo para todos. A sua empresa, Tesla, que já é conhecida por fazer os melhores carros elétricos do mercado, juntamente com a sua outra empresa Space X, que é famosa por fazer foguetes, estão todos focados no robô humanoide Tesla.

Apesar de Elon já ter dito outras vezes coisas de forma exagerada, apenas pela graça do rebuliço que se forma, e podemos dar de exemplo quando ele disse que compraria um time de futebol, ou faria uma armadura gigante, dessa vez parece bem sério.

A ideia por trás desse robô é que ele tenha a capacidade de fazer trabalhos humanos perigosos, se mostrando um aliado para a força de trabalho.

Embora ele ainda não esteja pronto, e ainda tenha que passar por muitos ajustes e leis para poder realmente ser “contratado”, já se sabe muita coisa sobre o robô humanoide Tesla, como por exemplo, o seu nome.

Optimus, como foi chamado, vai poder andar por aí e vai usar, inclusive, a tecnologia chamada de “direção semiautônoma”, que já existe nos carros da Tesla, tem a autonomia de se dirigir sozinhos.

Assim como os carros, o robô humanoide Tesla vai ter o poder de desviar de qualquer tipo de obstáculo, e não ficar preso em uma parede ou tropeçar em algo pelo chão.

Mas mais do que isso, ele vai ser rápido. Segundo Musk, Optimus vai ter a capacidade de se locomover a 8 km/h, pesando 57kg e tendo 1,73 de altura. Isso tudo mesmo se estiver carregando 20 kg de carga.

O robô humanoide Tesla também vai ter em seu rosto uma tela, e a ideia é que através dela ele possa se comunicar com as pessoas ao seu redor. E para dar um toque mais humano, ele vai ter 5 dedos. 

robô humanoide tesla
Robô humanoide. Imagem: Canva Pro

As polêmicas envolvendo o robô humanoide Tesla

Basicamente, existem 2 tipos de polêmicas envolvendo o robô humanoide Tesla, o primeiro é o mais humano deles, que tem a ver com como isso vai afetar o mercado de trabalho.

Sabemos que muitos países sofrem com problemas de desemprego e pobreza, e muitas vezes alguns empregos, ainda que perigosos, são a única fonte de renda de algumas famílias.

Com isso, muitas pessoas se perguntam sobre a possibilidade do robô humanoide Tesla acabar roubando o emprego de pessoas realmente necessitadas.

A ideia de Elon é que esse robô trabalhe apenas em lugares onde o trabalho humano seria tão perigoso que não valeria a pena, mas é difícil imaginar que essa regra fosse facilmente cumprida.

E a segunda polêmica envolvendo o robô humanoide Tesla, é a ideia de que ele poderia se tornar um ser consciente, e se rebelar. Há não muito tempo, a empresa Boston Dynamics já causou polêmicas com isso.

Isso porque a empresa de tecnologia trabalha desenvolvendo robôs para ajudar em trabalhos, e constantemente faz vídeos colocando os robôs sob condições de stress para saber como eles reagiriam.

Apesar do medo, cientistas afirmam que estamos bem longe de qualquer coisa do tipo, isso porque as tecnologias que temos para trabalhar inteligências artificiais ainda é muito simples, e mesmo o robô humanoide Tesla não chegaria a esse ponto.

O máximo que conseguimos fazer, faz com que o robô consiga realizar tarefas pré determinadas. E mesmo feitos impressionantes, como desviar de obstáculos, não são mais que habilidades pré programadas.

Por mais assustador que pareça a ideia de um robô se rebelar contra a humanidade, o robô humanoide Tesla ainda está bem longe de ser qualquer tipo de revolucionário do mundo das máquinas, então a humanidade pode descansar sem medo.

robô humanoide tesla
Polêmicas sobre o robô humanoide da tesla. Imagem: Canva Pro.