Como melhorar o desempenho do celular Samsung sem gastar tempo ou dinheiro

Esse artigo irá lhe apresentar várias maneiras de você deixar o seu celular melhor. Pois há várias maneiras de como melhorar o desempenho do celular Samsung.

Às vezes você economiza um bom dinheiro fazendo alguns passos sozinho, deixando de levar o seu celular em uma loja especializada para fazer uma ou duas coisas rápidas que poderiam ser feitas por você mesmo. 

Você pode ter visto alguma propaganda de como melhorar o desempenho do celular Samsung gastando pouco, sendo que você pode fazer isso gastando nada.

O propósito do artigo é ajudá-lo a fazer isso de diversas maneiras, mostrando que não é um bicho de 7 cabeças. Seu celular vai parar de travar apenas com algumas rápidas mudanças nas configurações no sistema do seu telefone celular. 

Como melhorar o desempenho do celular samsung

Agora, confira 8 dicas que separamos para te ensinar como melhorar o desempenho do celular samsung de maneira simples e sem que você precise gastar dinheiro.

como melhorar o desempenho do celular samsung
melhorar o desempenho do celular Samsung – Imagem: Canva Pro.

Libere espaço do armazenamento 

Um dos principais fatores que faz com que o seu celular trave ou deixe de fazer algumas outras funções, é ele estar com armazenamento cheio, e por isso você precisa limpá-lo. 

Verifique se tem imagens, vídeos, filmes, aplicativos que você pode descartar. Normalmente esses aplicativos e coisas que não são importantes causam lentidão no aparelho, aquecimento, e vários outros problemas que prejudicam o desempenho e a vida útil do aparelho. 

No próprio Samsung tem recursos que te sugerem arquivos que podem ser removidos do sistema. O desempenho do celular pode cair quando menos 10% de memória está disponível no seu aparelho. 

Remova aplicativos pouco utilizado

A lentidão do seu aparelho celular pode ser resolvida apenas com a remoção de aplicativos que não são usados mais. Pode ter alguns aplicativos que você de repente esqueceu de apagar, que funcionam em segundo plano, fazendo o celular trabalhar de modo mais lento.

Para compensar a remoção desses aplicativos, você pode baixar um específico, como melhorar o desempenho do celular Samsung, por exemplo, para ajudar no seu funcionamento. Ou você pode fazer também ver qual aplicativo está sendo usado em segundo plano e force a sua parada. É muito simples:

  • Clique em configurações;
  • Clique em apps; 
  • Agora escolhe o aplicativo, e abra-o;
  • Agora clique em forçar parada ou desinstale.

Limpar os dados e cache de aplicativos

Fazer isso ajuda o celular a corrigir alguns bugs e erros de alguns aplicativos. A limpeza de caches apenas remove dados temporários, enquanto a limpeza de dados restaura os aplicativos para a sua configuração padrão, deletando também arquivos de mídias. 

Caso não saiba fazer isso, não se preocupe! É simples e rápido!

Abra aplicativos no seu aparelho celular, e vá para as configurações. Então, lá você procura o aplicativo que não está funcionando de modo adequado, selecione a opção armazenamento e escolha a limpeza de dados ou cache. Essa é uma maneira simples e rápida de como melhorar o desempenho do celular Samsung

como melhorar o desempenho do celular samsung
maneiras de melhorar o desempenho do celular Samsung – Imagem: Canva Pro.

Veja se algum aplicativo do seu celular precisa de atualização

Alguns aplicativos atualizam sozinhos, outros você precisa fazer isso manualmente. Muitas vezes o celular está mais lento do que o normal por conta disso. Então, por vezes dê uma verificada para ver se algum aplicativo precisa ser atualizado. Não demora nada para fazer isso, melhorando de maneira significativa o seu desempenho.

Use o sistema do aparelho

E uma maneira como melhorar o desempenho do celular Samsung usando o próprio sistema do celular, é indo em sua configuração. Vá em configurações e procure o seu assistente. E lá você encontrará opções de como melhorar a bateria do seu celular, do armazenamento e até mesmo o uso de memória RAM. 

Restaurando o celular para as configurações de fábrica

Essa é uma opção muito usada pelas pessoas, e uma das mais eficientes também. Mas antes de fazê-la, certifique-se que você fez o backup de seus arquivos para a sua conta do Google, para não perder nada. Ou passe o que você quer preservar em um computador. 

Porque essa opção irá apagar todos os dados salvos, login, fazendo o aparelho retornar com as configurações de fábrica. Para você realizar a restauração, você deve abrir as configurações gerais, clicando em seguida em “restaurar”, e em seguida escolha a opção “restauração de fábrica”.

Essa é uma ótima maneira de como melhorar o desempenho do celular Samsung sem baixar aplicativos, somente com o próprio sistema do seu celular. 

Faça backup para o computador

O computador é uma ótima ferramenta para você usar a seu favor, ou um HD externo,  assim você consegue alguns espaços na memória do seu telefone celular, sem perder também os seus arquivos. É importantíssimo o backup antes de apagar qualquer coisa.

E uma das maneiras mais fácil de como melhorar o desempenho do celular Samsung sem gastar nada com isso. Como você pode fazer isso? Simples:

  • Crie uma pasta de backup no seu computador;
  • Agora conecte o seu celular no seu computador via USB;
  • Após a leitura do aparelho, vá para as pastas de arquivos;
  • Agora o que será útil para você, e passe para a pasta que você criou no seu computador.

Assim também é uma ótima maneira de como melhorar o desempenho do celular samsung na sua casa. Além de fácil é super rápido!

Verifique a versão do sistema de seu samsung

Tem alguns aparelhos configurados para fazer a atualização sozinhos, automaticamente, mas algumas vezes eles não fazem. Se o seu aparelho Samsung está com uma certa lentidão, é bom você verificar a versão de seu sistema. Uma das opções mais comuns de como melhorar o desempenho do celular Samsung, essa é a mais comum.

Essa verificação pode mudar conforme o celular, mas a forma mais comum é:

  • Vá em configurações do seu telefone;
  • Clique em “sistema avançado”, que está localizado na parte superior, e em seguida clique em “atualização do sistema”;
  • Agora aparecerá o status do seu telefone. Se precisar ser atualizado, clique em “atualizar”. 

A atualização resolverá vários problemas que estão afetando o desempenho do seu celular, como bugs, lentidão, aquecimento do aparelho, etc.

Por conta do sistema do aparelho não fazer isso sempre, é recomendável que você mesmo faça isso às vezes. Isso é muito rápido, e não custa nada. Muitas assistências técnicas falam que essa opção, quando o assunto é: como melhorar o desempenho do celular Samsung, é de muita importância e eficaz.

Por isso é muito válido você optar por essa opção. Além de economizar tempo, tempo que você gastaria para levar para uma loja especializada, você também economiza dinheiro.