Como instalar um repetidor e dicas para melhorar a sua conexão com wifi

Por mais que as novas conexões com internet estejam à beira de passar por uma severa revolução, com o advento do 5G, que promete uma conexão móvel de outro mundo, com diversas funcionalidades que fará com que a humanidade dê mais alguns passos rumo ao futuro extremamente conectados, com a Internet das Coisas, Metaverso e muito mais coisas que já foram planejadas e que ainda não podem ser aplicadas 100 % por conta das conexões atuais, sendo assim, enquanto estas mudanças não chegam, cabe a nós buscar por melhores e mais rápidas formas de conexão, seja com roteadores melhores ou até mesmo buscando como instalar um repetidor.

Uma pessoa que nos dias de hoje, não está conectada com a internet, ou então possui internet instável está muito aquém do que deveria, visto que o mundo se encontra a internet, a melhor forma de se comunicar com alguém de forma rápida, precisa e de graça é pela internet, onde pode interagir por algum aplicativo de mensagem pela internet, rede social, plataforma de entretenimento e muito mais.

Atualmente, você pode ver, conversar e ligar para uma pessoa que está do outro lado do mundo, de forma instantânea e tudo isso passa pela sua conexão com a internet, o que faz com que saber como ter uma boa conexão e como instalar um repetidor seja algo indispensável, para o seu convívio social.

Se por um lado, temos um enorme ganho pessoal, o que faz com que em muito pouco tempo seja notável a importância de possuir uma boa conexão e saber como instalar um repetidor, se levarmos essa situação para os ganhos profissionais há uma enorme vantagem e importância de possuir uma boa conexão.

Não há exagero algum em falar que 90 % de todo o conhecimento gerado pela humanidade em seus séculos de existência, está na internet, com isso, você está a apenas alguns cliques de distância para melhorar muito o seu conhecimento e carreira profissional.

Com o advento da internet, home office e melhoria da tecnologia, não é nem um pouco raro se deparar com pessoas que moram no Brasil e trabalham para empresas em outros países.

Este simples exemplo, faz com que fique claro que a Internet vai além de ser um ambiente para passar tempo ou se divertir, quando na verdade a sua maior função é vencer as barreiras, visto que você pode se comunicar, trabalhar e estudar em qualquer outro lugar do planeta, sem sair do conforto de sua casa.

Com isso, claramente você e qualquer outra pessoa que não souber como instalar um repetidor ou então não possuir uma boa conexão está automaticamente privada de muitas das vantagens da internet, seja, social, educacional ou profissional.

Por este motivo, listamos as melhores dicas para melhorar a sua conexão, desde como instalar um repetidor até mesmo os processos e métodos mais complexos.

Instale o roteador no melhor local

O principal item que faz com que as pessoas tenham internet é o roteador, um objeto que todas as pessoas possuem em casa.
Ele emite o sinal de internet para outros aparelhos de casa, celulares, computadores, notebooks, televisores e muito mais.
As ondas de wi-fi se propagam em formato de pizza, que começa do ponto inicial e vai se espalhando para todos os pontos da casa. Entendendo o funcionamento do aparelho e do sinal é possível criar um método para utilizar o wifi em toda a casa sem saber como instalar um repetidor.

Por isso, escolha um local em que o sinal possa se propagar sem encontrar nenhuma barreira ou problema, por isso posicione em local aberto e direcionado para o ambiente comum.

Como instalar um repetidor
Imagem: Canva Pro.

Mantenha o roteador atualizado

A grande maioria das pessoas, não sabem sequer o que é Firmware, e para que ele serve, quando na verdade, este é o sistema operacional de seu aparelho que define a eficiência e a qualidade do seu sinal.

Sendo assim, ele deve ser um dos principais pontos que vão ditar a qualidade e velocidade de seu sinal, por isso, esteja sempre atento a velocidade e qualidade do sinal, pois isso pode indicar que está precisando de uma atualização.

Se você nota que com o passar do tempo o seu alcance, e velocidade do sinal está caindo aos poucos, atualizando o seu aparelho será possível resolver o problema:

  • Vá até o site de seu aparelho, e baixe a última versão do aparelho;
  • Digite o código do seu aparelho na internet, e entre no site oficial da empresa, escolha a última versão compatível com sua versão de hardware, faça o download e em seguida instale o arquivo no aparelho.

Caso o seu modem seja mais atual, esse simples passo vai melhorar a sua conexão, com isso muito facilmente você pode descartar a opção de saber como instalar um repetidor.

Saiba como instalar um repetidor

Pessoas que possuem uma residência muito grande não há escapatória para esta situação, sendo assim, passa a ser necessário fazer o uso de um aparelho que melhora o sinal de sua internet.

Para isso, é preciso saber como instalar um repetidor Wi Fi, que possui a função de melhorar a qualidade e alcance de sua internet.

Como instalar um repetidor
Imagem: Canva Pro.

Escolha o local correto para instalar

Possuir um repetidor é excelente, porém, ele não faz milagre, como o nome já diz, ele recebe o sinal do modem inicial, melhora e amplifica, sendo assim, se ele estiver muito longe não vai possuir conexão e se estiver próximo sem potencial vai ser desperdiçado.

Com isso, a melhor coisa a se fazer é instalar por volta de 15 a 20 metros da matriz, ou então em um local que a sua conexão e sinal, fique por volta de 2 a 3 pontos nos aparelhos celulares.

Com isso, para saber como instalar um repetidor, coloque-o em um local que atenda aos requisitos e conecte na energia e cheque se está funcionando e as luzes se acenderam.

Após o funcionamento começar, conecte o seu celular ou notebook no repetidor, para então buscar na internet pelo site de seu fabricante e fazer login com as informações que estão na caixa ou em seu repetidor.

Para finalizar a parte de como instalar um repetidor, abra o setup de seu aparelho, encontre a rede wi-fi que você deseja fazer a repetição, faço o login com os dados e senha.

A última parte de como instalar um repetidor é simples, pois, após a sua configuração ele vai reiniciar e já vai ser iniciado fazendo a repetição do aparelho que foi configurado.