Saiba como ver se o windows é 32 ou 64 e conheça todas as diferenças

Qualquer pessoa que tenha ao menos um pouco de contato com os aparelhos e computadores atuais com certeza já se depararam com a seguinte pergunta: é 32 ou 64 bits? Sendo necessário saber como ver se o windows é 32 ou 64 para fazer download de quase qualquer aplicativo, software ou muito mais.

Saber como o seu computador está operando é essencial, para quase todas as coisas, mas se chegarmos até o mundo real, na verdade a maioria das pessoas não fazem ideia de como é possível descobrir, como ver se o windows é 32 ou 64 ou o que é a diferença.

Mas felizmente até mesmo para as pessoas que não compreendem nada de tecnologia, com o guia correto, é possível em poucos cliques descobrir qual a sua versão do windows.

Qualquer pessoa que está navegando pela internet e está em busca de baixar qualquer aplicativo, precisa no momento do download saber qual é o seus sistema operacional, o qual a grande maioria das vezes é o windows, porém, há outro divisor de águas que esse é bem mais complexo e a maioria sequer sabe qual é o seu aparelho.

Reconhecer o windows é muito simples, porém, identificar e saber como ver se o windows é 32 ou 64 é um pouco mais complexo, a maioria das pessoas, entendem sobre o sistema operacional, mas quase ninguém sabe qual é a diferença entre 32 ou 64 ou até mesmo o que é bits.

Mas não se preocupe, pois, todas essas perguntas têm soluções, sendo muito simples, e você vai encontrar todas elas aqui neste artigo, sobre tudo o que você deve saber para encontrar, e principalmente compreender tudo sobre as diferenças.

Para começar a conversa, compreenda que toda essa confusão foi feita pela empresa Microsoft que desenvolve o windows, que a partir de sua versão “windows XP” começou a desenvolver duas versões do mesmo sistema, começando com o Vista e o 7.

Para compreender a mudança, basta pensar que por mais que ela te confunda e possa atrapalhar um pouco, na verdade foi feita para o seu bem, pois, pondo em perspectiva, um computador de topo de linha no ano de 2010 possui um processador, pior do que os smartphones nos dias de hoje.

Sendo assim, conforme os componentes físicos da tecnologia foram evoluindo, foi-se necessário cada vez mais que os softwares e sistemas operacionais evoluíram também, sendo indispensável nos dias de hoje saber como ver se o windows é 32 ou 64.

Porém, se você é uma pessoa que está lutando contra as mudanças e os sistemas operacionais, saiba que o windows 32 bits logo estará fora de circulação, ele ainda vai obter suporte, porém o padrão já é 34 bits.

Como ver se o windows é 32 ou 64

Entendendo todo o contexto, vamos para o que realmente importa, que é saber como você consegue identificar o modelo de seu sistema operacional.

Para descobrir a versão de seu sistema operacional é muito simples, basta se direcionar para a inicialização do sistema, apertando a tecla “windows” ou então clicando no botão na sua barra de atalhos e tarefas.

Após abrir a aba, clique em configurações, na próxima janela e clique em “sistema” e depois em “sobre”, para então abrir a última parte e saber como ver se o windows é 32 ou 64.

Sendo assim, vai abrir uma outra aba nela estará escrito “especificações do sistema”.

A sua informação já está sendo exibida junto com as outras características de seu sistema operacional, basta encontrá-la, no tópico “sistema” e no subtópico “ tipo de sistema” estará escrito “Sistema Operacional de 64 ou 32 bits”.

como ver se o windows é 32 ou 64
como ver se o windows é 32 ou 64 bits – Imagem: Canva Pro.

A forma mais rápida de como ver se o windows é 32 ou 64

Se todo este processo parece muito trabalhoso para você, em poucos passos vai poder chegar ao mesmo resultado com menos da metade do tempo.

Pois, é possível saber como ver se o windows é 32 ou 64 em segundos, porém, não é o caminho tradicional para chegar à informação.

Se você está com pressa ou então se perdeu em meio a tantos passos ou informações do método acima, pode resolver da seguinte forma:

Como ver se o windows é 32 ou 64 pelo CMD

Primeiro certifique-se que não está digitando em lugar algum, para então pressionar as duas teclas “windows” e “R” ao mesmo tempo.

Apertando “windows + R”  vai abrir uma tela menor em seu monitor, este é o recurso de executar de seu computador, e nele há um espaço aberto para digitação, coloque nele “CMD.exe”.
Fazendo isso, vai abrir uma tela preta, esse é o painel de comando do seu sistema operacional, contendo alguns códigos e uma área para a sua digitação.

Mas não é necessário escrever mais nada, basta olhar na moldura dessa janela, onde há informações sobre o seu aparelho, a versão do seu sistema, o usuário do momento, mas acima deles está o nome do sistema operacional “window” e em seguida há a palavra “sistem” seguida do número da sua arquitetura de software, sendo o 32 ou 64.

São muitas formas de chegar ao mesmo resultado que é como ver se o windows é 32 ou 64, não se preocupe, pois, não há melhor ou pior, e a que mais vai te ajudar será a qual melhor se adaptar.

como ver se o windows é 32 ou 64
como descobrir se o windows é 32 ou 64 bits – Imagem: Canva Pro.

Um app pode rodar de um para o outro?

Já sabendo como ver se o windows é 32 ou 64, é muito comum surgir a dúvida de o que aconteceria se um programa para 32 fosse baixado em 64 ou vice-versa.

Bom, na verdade essa divergência é benéfica, e aprimora a experiência do usuário, o sistema de 64 bits, suporta e é feito para softwares mais robustos com uma arquitetura mais complexa, enquanto o 32 tem o objetivo de ser mais básico.

Com isso, caso você não saiba como ver se o windows é 32 ou 64 ou então baixou errado, uma versão de 32 para 64 vai funcionar porém, não vai desempenhar o papel necessário, enquanto um software de 64 para um computador 32 vai apresentar erro.