Como recuperar fotos da galeria apagadas do seu celular

Esse recurso é essencial saber, ele nos ajudará a saber como recuperar fotos da galeria apagadas sem querer. Às vezes apagamos fotos sem querer ou na raiva. Ou o nosso celular está lento e resolvemos fazer uma restauração do sistema, perdendo todas as imagens da galeria. 

Então, conseguir salvar essas imagens pode nos aliviar muito ou até mesmo nos salvar.

A forma com que fazemos essa recuperação pode variar conforme a marca dos celulares, modelo, ou até mesmo o seu sistema operacional.

Esse artigo irá lhe mostrar os meios para você conseguir fazer isso de várias maneiras possíveis, sem dor de cabeça de levar o aparelho para alguma loja especializada, gastando dinheiro com uma coisa que você mesmo poderia ter resolvido. 

Você conseguirá poupar dinheiro e tempo obtendo as informações que eu irei lhe passar, aprendendo a recuperar as suas fotos. Aí, é só colocar a mão na massa!

Como recuperar fotos da galeria apagadas do seu celular Android

Diferentemente de um computador ou de um notebook, que quando você deleta uma foto, vídeo, o arquivo vai direto para a lixeira; mas o celular do sistema Android é totalmente diferente. Porque quando é apagado, ele é apagado de forma definitiva. Te causando dores de cabeça.

E pensando nisso, algumas empresas criaram ótimos aplicativos para te ajudar de forma fácil como recuperar fotos da galeria apagadas sem querer do seu celular.

Entre várias opções que temos, citarei um dos mais fáceis e populares aplicativos para essa finalidade, que você consegue baixar de graça pela Play Stores direto para o seu aparelho, que é o Dig Deep Image Recovery. 

Então siga esse rápido passo a passo que irá te ajudar a: como recuperar fotos da galeria apagadas.

como recuperar fotos da galeria apagadas
foto recuperada da galeria do celular android – Imagem: Canva Pro.

Como recuperar fotos da galeria apagadas no Android

  • Faça o download do Dig Deep Image Recovery no seu telefone celular, e em seguida autorize o acesso do aplicativo a seus arquivos;
  • Automaticamente esse aplicativo que você acabou de fazer download começará a fazer uma varredura pelo seu aparelho, para encontrar os arquivos que você deletou;
  • Provavelmente esse processo demore um pouco, quando ele finalizar, irá aparecer na tela todos os arquivos que você apagou; e agora você só escolhe o que você quer recuperar;
  • Encontrando os arquivos desejados, você clica em RESTORE;
  • Agora é só entrar na galeria do seu dispositivo celular, que você encontrará uma pasta com o nome de RESTORED PICTURES, que é a pasta do aplicativo que te ajudará  como recuperar fotos da galeria apagadas sem querer por você.

 Agora é só se divertir e matar as saudades das fotos e vídeos que você apagou sem querer. Para quem tem o sistema Android, também tem a opção de armazenar os seus arquivos no Google Fotos. Mas você também pode recuperar as suas fotos por lá. Entre no Google Fotos e clique na lixeira, e restaure a foto apagada. 

Uma ótima maneira para você armazenar seus arquivos para não deletar sem querer, é usar o drive, salvando os seus arquivos na nuvem do Google, ou passar os arquivos para um computador.

Agora como eu te disse acima, quando mudamos de sistema operacional, o processo muda um pouco. Mas não se assuste, irei te ensinar a como recuperar fotos da galeria apagadas do seu iPhone. 

Como recuperar fotos da galeria apagadas no iPhone

Quando o assunto é iPhone, esse problema é um pouco mais fácil de ser resolvido. Ele possuiu um meio muito mais fácil e prático. Ele tem em seu próprio sistema uma pasta denominada de: APAGADAS RECENTEMENTE. Todas as fotos e vídeos que você deletou são armazenados por 30 dias nesta pasta.

Bem semelhante ao sistema dos computadores e notebooks, facilitando ainda mais a sua vida na hora de recuperar os seus arquivos. Siga este passo a passo para você fazer no seu telefone celular:

  • Clique no ícone da foto no seu iPhone;
  • No canto inferior da tela, está um ícone do álbum, clique nele;
  • Agora você procura uma pasta com nome de apagados;
  • E nessa pasta estará tudo que você excluiu nesses 30 dias, conseguindo recuperar novamente as suas fotos e vídeos  para a sua galeria do seu telefone celular. 

Lembrando que esse caso é somente para os arquivos deletados nos 30 dias, se a exclusão passar dos 30 dias, então o processo será totalmente outro.

como recuperar fotos da galeria apagadas
como recuperar fotos da galeria apagadas do celular android – Imagem: Canva Pro.

Mas eu apaguei do WhatsApp, como eu as recupero? 

Se você possui um celular com o sistema Android, então você tem 3 opções para recuperar as imagens apagadas do WhatsApp:

  • Entre na pasta “meus arquivos” ou “arquivos” do seu telefone celular;
  • Agora encontre uma pasta com o nome de mídias ou fotos, encontrando em seguida uma pasta com o nome de “WhatsApp”; 
  • Agora confira se a imagem que você está procurando está lá; 

Se você procurou e não achou a imagem ou o vídeo que você procura, então restaure o WhatsApp no seu telefone celular. Mas antes de fazer isso, verifique se existe um backup do aplicativo, para que você não perca mais nada dessa vez.

Você deve estar se perguntando: “como faço isso?”. Bom, é mais simples do que você imagina. Vamos lá:

  • Acessa as configurações do seu telefone celular e entre nos aplicativos; 
  • Agora encontre o WhatsApp e clique em armazenamento, e em seguida, limpar dados;
  • Clique em Ok; 
  • Agora você abre o aplicativo do WhatsApp, e ele estará zerado, como se você estivesse entrando pela primeira vez; 
  • Após a verificação inicial, automaticamente o aplicativo irá procurar por backup; 
  • E agora uma tela com os backups irá aparecer, selecione a mais recente; 

Agora é só restaurar e pronto! 

O único problema que pode acontecer depois desse procedimento, é você ficar sem as suas imagens ou conversas recentes no aplicativo. 

Agora irei te ensinar como recuperar fotos da galeria apagadas do WhatsApp do iPhone. 

Como recuperar fotos da galeria apagadas no iPhone

No caso do sistema IOS, a restauração só dará certo se você tiver o backup das conversas na nuvem da Apple. Neste caso:

  • Desinstale o aplicativo do WhatsApp do seu iPhone e instale novamente;
  • Abra o aplicativo e coloque o seu número novamente; 
  • Automaticamente o aplicativo irá verificar se há backups anteriores, e siga as instruções para você fazer a recuperação dos arquivos apagados. 

Seguindo esse passo a passo, você consegue facilmente fazer a recuperação dos seus arquivos. São algumas dicas que irão te ajudar como recuperar fotos da galeria apagadas por você sem querer.