Como fazer para troca senha de roteador, sozinho e de forma prática

O roteador é um dos aparelhos mais indispensáveis da atualidade exatamente por isso, saber como troca senha de roteador é importante.

Se por um lado falamos dos avanços tecnológicos que conecta as pessoas de todo o mundo, onde a qualquer hora do dia é possível falar, ver e conversar ao vivo com pessoas que estão do outro lado do mundo, isso só é possível por conta das conexões com a rede mundial de computadores a internet, que pode se dar de diversas formas, e uma das mais populares, seguras e rápidas é em casa com o roteador doméstico, por isso é tão importante saber como fazer a troca senha de roteador.

Se por um lado a tecnologia evolui o suficiente para a maioria das pessoas conseguirem estar conectadas o dia todo, a qualquer hora sendo relativo apenas o local que ela se encontra, são nos roteadores que as conexões mais pesadas acontecem, pois ela não possui limite de uso, você paga apenas pela velocidade, de forma que não importa o quanto consome mensalmente ela não vai se esgotar, ao contrário da internet móvel para celulares e dispositivos, que possui um limite de uso.

Com isso, é simples compreender que a internet de casa, na qual é disponibilizada pelo dispositivo, é sempre presente, com diversas vantagens e pontos fortes, fazendo dela, uma das opções mais relevantes do país, principalmente se o seu usuário souber como fazer a troca senha de roteador.

Como já foi dito, a conexão mais segura é feita de casa, uma vez que em redes domésticas de locais públicos como cafeterias, shoppings e muito mais, você pode estar sendo vigiado o tempo todo, cada passo seu, mensagem e conexão é extremamente frágil com outras pessoas podendo roubar seus dados.

Sendo assim, o roteador é mais potente na internet, não impõe limite algum no seu uso e ainda oferece uma segurança que você não tem acesso nas redes comuns da rua.

Por isso, é tão imprescindível conhecer sobre suas conexões, para não piorar a sua situação em algo tão delicado, principalmente pois, um dos crimes que mais estão em alta nos últimos tempos, são os roubos de dados, que geralmente é feito pela internet. 

Com isso, fica muito claro a importância de saber como fazer a troca senha de roteador, não só para o seu conforto como por exemplo evitar que vizinhos e demais pessoas acessem o seu endereço IP e como consequência deixar a sua conexão mais rápida para os seus usos, ou então, para se proteger de possíveis invasões à rede que farão com que seu dados e de sua família esteja exposto a pessoas de fora que podem ter más intenções.

Qual a importância de fazer a troca senha de roteador

Um estudo muito recente, realizada pela empresa de software para proteção de computadores, a Avast, analisou os hábitos e padrões dos brasileiros, e chegou à conclusão que menos da metade das pessoas trocam a senha de seu roteador wi-fi, deixando por longo tempo os seus protocolos de segurança sendo o padrão de fábrica.

Em palavras muito mais simples, 58 % das pessoas estão muito mais vulneráveis a ataques cibernéticos, roubos de dados e espionagem em seus aparelhos, indo além de simples furtos e hackeamentos de redes sociais, mas chegando até mesmo a ameaçar a integridade da pessoa e família, ter acesso a dados sigilosos como CPF, RG ou até contas bancárias e cartões de crédito.

Por este motivo é tão importante saber como fazer a troca senha de roteador, mas também fazê-la de forma que melhore a sua segurança, com uma proteção forte que reforce os seus protocolos.

troca senha de roteador
Imagem: Canva Pro.

Como fazer a troca senha de roteador 

Sabendo a importância de fazer a troca senha de roteador, vamos então ao que importa que é como alterá-la e colocar a mão na massa.

De uma forma muito simples, para alterar a sua senha pelo computador, antes é necessário ter acesso ao seu endereço de IP padrão da sua unidade de roteador.

Se você é um usuário do sistema operacional de windows, o processo para ter acesso e fazer a troca senha de roteador é bem simples, basta seguir o seguinte passo a passo:

Abra a central de comando do sistema o Windows CMD, para começar, vá à barra de iniciar, clicando nela ou apertando a tecla “windows”, ou então aperte “windows + R” para então digitar na tela “CMD.exe”.

Para em seguida na tela de CMD do sistema operacional, uma tela preta e que vai estar em códigos, basta digitar “ipconfig” e aperte “enter”.

O número do IP é representado pelas palavras “gateway padrão”.

Após conseguir o seu número de identificação, deve pegar esse seu número, copiá-lo e em seguida colar em algum navegador para fazer a troca senha de roteador.

Assim que colar o seu endereço IP no navegador, vai abrir uma tela em que vai exigir de você alguns dados que estarão em seu roteador, como número de série, coisas específicas que somente alguém com acesso ao aparelho consegue saber.

O padrão de fabricação, é que a senha e o login é feito com a palavra “admin”, sendo assim, para logar basta digitar em ambos espaços, porém, caso não seja, as informações estarão coladas na parte inferior de seu aparelho.

Em seguida abrirá uma interface com alguns dados, você deve clicar na opção de “wireless 2.4 GHz” ou então “wireless 5.0 GHz”.

Em seguida clique na opção de “segurança wireless”.

Após isso aparecerá um novo menu em que o seu aparelho, e vai exibir a senha antiga, em seguida basta apagar a antiga, escrever a nova e clicar em salvar no fim da página e sua senha e segurança foram alteradas.

troca senha de roteador
Imagem: Canva Pro.

Trocar senha pelo celular

Se você não possui um computador, não é preciso entrar em desespero, basta esperar um pouco, procurando pelas melhores opções é possível realizar a troca de senha pelo seu aparelho celular também.

Basta seguir o mesmo processo para fazer a sua troca senha de roteador, consiga o seu IP e cole-o no seu navegador mobile.