Veja agora a nova atualização do Instagram

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais influentes do planeta. Com mais de 1,2 bilhão de usuários, sendo 95 milhões brasileiros, a rede passou por inúmeras atualizações, sempre trazendo novidades. Acompanhar sempre a nova atualização do Instagram é um grande desafio para profissionais de marketing.

Mesmo que você busque informações sobre atualizações e lançamentos em diversos lugares, como portais de notícias ou perfis de especialistas em marketing digital, ainda corre o risco de ficar de fora de muitos eventos.

A nova atualização do Instagram amplia recursos de mensagem

O Instagram vem expandindo os recursos de mensagens projetados para simplificar a comunicação entre os usuários.

Sua versão mais recente inclui: responder a mensagens sem sair do feed, enviar mensagens silenciosas, enviar clipes de música, ver quem está online e enviar conteúdo rapidamente.

Além disso, foram criados recursos para personalização de chats, como o tema Lo-fi e a possibilidade de enviar enquetes por meio de mensagens.

Nem todos os países têm esses recursos ativados, mas a nova atualização do Instagram será lançada globalmente em breve.

Função de fixar posts na nova atualização

Seguindo redes sociais como Twitter e Tik Tok, a nova atualização do Instagram introduziu a capacidade de fixar postagens. Até três postagens podem ser fixadas e, com esse recurso, você pode destacar estrategicamente o conteúdo do perfil da sua marca.

Esse passo a passo é fácil, basta clicar nos três pontinhos da imagem e clicar em “fixar no seu perfil”.

nova atualização do instagram
Atualização Instagram. Imagem: Canva Pro.

Reels com mais limite de tempo

O formato Reels agora pode selecionar até 90 segundos, enquanto as versões anteriores permitiam apenas 60 segundos.

Focada em alcançar o grande concorrente Tik Tok, depois de alguns anos no mercado e ganhando reconhecimento do público, o Instagram liberou a postagem de vídeos de até 3 minutos sem perder o engajamento.

Legendas automáticas nos vídeos

Vídeos curtos estão na moda, por isso o Instagram está investindo cada vez mais em recursos para melhorar a experiência nesse formato.

Nesta nova atualização do Instagram, as legendas automáticas para vídeos finalmente chegaram para os usuários, tornando-os acessíveis a pessoas com deficiência auditiva.

Esse recurso continuará evoluindo, tornando-o cada vez mais fiel ao que realmente está no vídeo.

Curtidas privadas nos Stories

Assim como as postagens do feed, os stories também recebem curtidas de famosos.

Uma das funcionalidades já utilizadas no formato, React, tem feito muito sucesso. Mas com essa nova possibilidade, os usuários não precisam abrir uma conversa para interagir com uma história, algo assim só é visível para o dono da conta.

Excluir conteúdo em massa

Para tornar a ferramenta mais fácil de usar, o Insta lançou um recurso de exclusão em massa. Com ele, você pode selecionar e excluir vários comentários, curtidas e postagens de uma só vez.

Para fazer isso, os usuários devem acessar a guia “Suas atividades” e selecionar o tipo de conteúdo a ser excluído.

Feeds cronológicos

Sim, graças a nova atualização do Instagram, ele está de volta, o favorito feed cronológico.

O Instagram ouviu vários pedidos de usuários e introduziu opções para filtrar o feed por “Seguindo” e “Favoritos”.

Dessa forma, o feed é organizado em ordem cronológica e os usuários podem filtrar as contas mais importantes para não perder nada.

Painel profissional

O Painel Profissional é um recurso disponível para contas comerciais e criadores de conteúdo no Instagram.

Nele, você pode acessar uma variedade de métricas perspicazes e de tendências com base no desempenho da conta. Você também encontrará uma área especial onde a equipe do Instagram dá dicas para os usuários aproveitarem ao máximo a rede social.

O objetivo é que empresas e produtores de conteúdo entendam seu crescimento na rede social e ganhem ferramentas mais estratégicas para gerenciar seus perfis.

O recurso em si não é novo, mas é a primeira vez que o Instagram apresenta essas informações centralmente em um só lugar para os dois tipos de conta.

Aba de “excluídos recentemente”

Você com certeza deve ter apagado acidentalmente uma foto ou vídeo no Instagram. A nova atualização do Instagram trouxe a guia “Excluídos recentemente”, a qual o ajudará nessa situação.

Basta acessar Configurações, Contas, Excluídos recentemente e você pode acessar uma biblioteca de todas as suas fotos, vídeos, histórias, IGTV e Reels excluídos recentemente.

Os stories excluídos permanecem na pasta por 24 horas e todos os outros tipos de conteúdo podem ser recuperados em 30 dias.

Transmissões ao vivo com até 4 participantes

A vida nas redes sociais fez sucesso no início da pandemia de coronavírus.

No Instagram, o recurso só permitia a participação de duas pessoas, mas agora até quatro pessoas podem participar de uma transmissão ao vivo.

O recurso é ótimo para interagir com seguidores, interagir com influenciadores digitais, produzir tutoriais e responder perguntas para ter uma conversa mais aberta com seu público.

Opção de desabilitar áudio e vídeo durante lives

O Instagram agora permite que o áudio e a câmera sejam desligados durante as transmissões ao vivo. Esse recurso garante maior flexibilidade e privacidade aos participantes.

Assim como em outros aplicativos de videochamada, os usuários com a câmera desativada só verão a foto do perfil.

Até agora, o anfitrião da transmissão não foi autorizado a silenciar os participantes ou desligar as câmeras durante a transmissão.

nova atualização do instagram
Aplicativo Instagram. Imagem: Canva Pro.

Por fim, a nova atualização do Instagram permite mostrar o número de curtidas novamente

Por fim, mas não menos importante, todos os usuários do Instagram com certeza se lembram que o Brasil baniu curtidas nas postagens do Instagram em 2019 para cuidar da saúde mental dos usuários.

A medida foi questionada por muitos, mas criou pressão nas buscas de curtidas, levando a conteúdos superficiais nas redes sociais voltados apenas para curtidas.

Mas, com a nova atualização do Instagram, a novidade é que o recurso está em beta e a opção de mostrar o número de curtidas ressurgiu para alguns usuários.

Agora, com a nova atualização do Instagram, as pessoas podem escolher se querem ver o número de curtidas em uma postagem. Para gerenciar suas preferências, basta acessar Configurações, Privacidade, Postagens, Curtidas e Visualizações.