Como reconhecer uma fake news: veja ótimas maneiras de fazer isso

Esse é um tema de suma importância. Precisamos saber como reconhecer uma fake news, porque já vimos como ela pode influenciar uma nação, principalmente em ano de eleições. São notícias com um poder de manipulação e de circulação muito grande. Por isso precisamos ter um cuidado muito especial em relação a elas. 

Como reconhecer uma fake news?

Vamos mostrar os meios para você reconhecer uma fake news, mas primeiramente, iremos te mostrar o que é uma fake news. Como vamos reconhecer uma, sem ao menos saber o que é? Isso é impossível! Por esse motivo, nós vamos te mostrar o que é, para que você saiba exatamente como reconhecer uma fake news. 

como reconhecer uma fake news
Reconhecendo uma fake news – Imagem: Canva Pro.

O que é fake news?

Na tradução literal, fake news significa notícia falsa. O seu principal intuito é mascarar as informações que são verdadeiras, verídicas, para colocar a sua mentira no jogo.

Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Social, cerca de 86% dos brasileiros se preocupam com esses conteúdos falsos de notícias. 

E por conta do alto número de robôs virtuais, as notícias falsas são muito mais fáceis de viralizar. Normalmente são notícias difundidas pelo WhatsApp. Esse material é feito para ser espalhado rapidamente nas redes sociais, ganhando força a cada compartilhamento. 

Por isso é indispensável saber como reconhecer uma fake news.

Dicas para reconhecer as fake news

Vamos te mostrar como reconhecer uma fake news, para você não sair compartilhando as coisas sem ver se o assunto, ou notícia, são verídicos. 

Fonte e autoria

Caso você veja que a notícia está um pouco estranha, ou a montagem está meio irregular, comece a desconfiar imediatamente. Você pode começar a checar a fonte da informação, até mesmo a pessoa que te enviou ou postou. Porque os veículos renomados de informação são conhecidos pela sua seriedade. 

Esses veículos de informação apuram o caso, pesquisam a fundo determinado acontecimento ou assunto antes de transmitir ao público.

Essa é uma ótima maneira de como reconhecer uma fake news, pesquisando a verdadeira fonte da informação. 

Erros ortográficos

Pelos erros ortográficos você também consegue saber como reconhecer uma fake news, além de ser uma das maneiras mais comuns também.

Eu sei, somos humanos, os erros acontecem. Sim, acontecem. Mas quem trabalha com o meio de comunicação, trabalha com a escrita, então essa pessoa dificilmente vai cometer um erro grotesco. 

Fique atento nisso!

Informações de sites desconhecidos

Desconfie se o site for desconhecido, porque os veículos de comunicação, até mesmo os que estão começando, já ouvimos ou vimos em algum lugar. Por isso é recomendável que você procure informações em sites que já têm uma certa relevância. 

Confira a data de publicação das notícias

Muitas vezes a informação até pode ser verdadeira, mas muitas pessoas pegam essas notícias, e postam como se fossem novas, para enganar o leitor. Isso vira uma bola de neve, porque essa informação vai passando para as outras pessoas como novas notícias

Cuidado com as pequenas mentiras

Existem muitas pessoas que pegam uma notícia verídica, mas editam colocando pequenas mentiras no meio, para favorecer determinadas narrativas. Por isso é essencial saber como reconhecer uma fake news, para identificar até no meio do texto essas mentiras embutidas. 

Não é porque você leu algo na notícia, que tudo que está lá é verdade. Você precisa saber diferenciar, para não ser enganado por essas notícias falsas.

como reconhecer uma fake news
Tomando cuidado para não cair em uma fake news – Imagem: Canva Pro.

Use o Google

O Google costuma colocar em suas primeiras pesquisas os portais de confiança. Ali você consegue encontrar vários resultados, comparando a notícia que você acabou de ler, com uma similar. Fazendo esse trabalho de comparação, já é uma ótima maneira de como reconhecer uma fake news.

Cuidado com sensacionalismo

Normalmente as fake news têm títulos chamativos, feitos para prender a atenção. Notícias feitas com uma certa urgência, fazendo com a pessoa leia no calor do momento, compartilhando essas notícias falsas. São notícias que distorcem a realidade. 

Diferencia opiniões de fatos

Você precisa ter essa percepção, deve saber como diferenciar a opinião de verdade.

Isso é fundamental em sua vida! É assim que aprendemos como reconhecer uma fake news. Tente analisar as informações de várias perspectivas, para você ter uma compreensão mais clara, para ver se aquilo é ou não verdade. 

Se você está aprendendo a analisar esses dados, não se assuste. Vamos te mostrar alguns ótimos sites que podem te ajudar nessa questão.

Ótimos sites para checar as suas notícias 

Há vários grupos especializados para analisar se a notícia é verdadeira ou não. Então é só consultar esses lugares antes de sair compartilhando ou dizendo que tais notícias são verdadeiras. Então, confira os melhores sites para isso.

Agência lupa

Essa agência foi criada pela Folha de São Paulo. Foi a primeira agência criada para fazer checagem de informações no Brasil. É um ótimo lugar para saber como reconhecer uma fake news, sem dúvida alguma.

E-Farsas

É um site que investiga os boatos da internet. Ajudando as pessoas a ver o que é real e falso. 

Comprova

É uma iniciativa que contém jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação. 

Ela busca iluminar as informações compartilhadas nas redes sociais como verdadeiras.

Então, quando você tiver em dúvida se o boato que estão te mandando no WhatsApp, procure nela, para você ver qual é o grau de verdade contida nela. 

Fato ou Fake

Foi criado pelo grupo Globo para apurar notícias falsas em assuntos gerais. Há ótimos jornalistas que se desdobram para verificar se as notícias são verdadeiras. 

Você sabe o que fazer quando tiver diante de uma notícia falsa? Se respondeu não, vamos te ensinar o que fazer caso isso aconteça.

O que fazer quando encontrar uma notícia falsa?

Uma coisa é saber como reconhecer uma fake news, a outra é o que fazer com elas. O mais comum é você denunciar na própria rede que você viu a informação. Todas as redes sociais têm os seus canais, para que você denuncie algo de errado.

Esperamos ter te ajudado a saber como reconhecer uma fake news. Isso é um assunto de extrema importância, ainda mais nos dias atuais. Por isso precisamos tomar cuidado antes de decretar que uma notícia é verdadeira. E mais cuidado ainda na hora compartilhar.