Como evitar que seu Instagram seja hackeado: veja as melhores dicas

Neste artigo iremos mostrar como evitar que seu Instagram seja hackeado. Isso porque, hoje em dia, quando você começa a ter relevância nas redes sociais, muitas pessoas começam a ficar de olho. E você acaba ficando exposto.

Como diria aquele ditado: é mais fácil diminuir aqueles que estão batalhando há tempos, do que esforçar-se para conseguir o seu espaço.

Por isso, vamos te ensinar a ficar de olhos bem abertos na internet, porque estamos rodeados de pessoas maliciosas, sobretudo na internet, infelizmente.

Mostraremos também, caso você já esteja parte mais crítica, com a conta não do invasor, como conseguir recuperá-la e quais os primeiros procedimentos você precisa fazer quando isso acontece. É inimaginável, você está há anos batalhando para alavancar a sua marca, o seu nome, e vem outra pessoa e te rouba.

Porque é isso que acontece, as pessoas esperam o seu crescimento alheio na internet, porque elas querem o sucesso, os seguidores, isso que elas visam.

E convenhamos, nada melhor do que aprender a como evitar que seu Instagram seja hackeado, não é mesmo? Todos nós queremos proteção em nossas vidas, mas agora a proteção é também no mundo virtual.

Como evitar que seu Instagram seja hackeado

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, contendo cerca de 1 bilhão de usuários, que em apenas 5 anos, registrou um aumento de 380% em posts patrocinados. Isso por si só já chama muito atenção dos ataques virtuais. 

Por isso você deve dobrar a atenção nessa rede social. Além de ser, é claro, ótimas para os negócios; ela pode ser também um pesadelo se não souber usá-la de maneira correta e com responsabilidade. E por conta dessa visibilidade, é essencial saber como evitar que seu Instagram seja hackeado.

Altere a sua senha 

Você precisa escolher uma senha exclusiva para o Instagram, combinando números, letras minúsculas e maiúsculas, símbolos. Tudo para fazer com que a sua senha fique mais forte o possível, dificultando que os invasores a quebrem. 

Por isso tente sair do óbvio, não fique colocando senhas fáceis, como: data de aniversário ou sequências numéricas. Faça uma senha forte o bastante para conseguir suportar os ataques dos invasores. 

Uma das melhores maneiras de como evitar que seu Instagram seja hackeado, é fazendo uma senha forte. Pense bastante antes de fazer a sua senha.

como evitar que seu instagram seja hackeado
Mudar sua senha pode evitar que seu Instagram seja hackeado – Imagem: Canva Pro.

Se você quer alterar a sua senha, mas não sabe como fazer, siga os passos a seguir: 

  • Abra o aplicativo do Instagram;
  • Toque na sua foto de perfil no canto inferior direito;
  •  Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  • Toque em “Configurações”;
  • Selecione a opção “Segurança”;
  • E agora toque em “Senha”.

Ative a notificação de dois fatores

Quando o assunto é como evitar que seu Instagram seja hackeado, essa é uma das opções mais eficientes de se fazer.

Com ela, você consegue receber um código extra é exibido no momento em que o usuário tenta entrar na sua conta, e o criminoso sem acesso ao aparelho vinculado são barrados.

Caso você não saiba como fazer, siga os passos a seguir para aprender:

  • Acesse o seu perfil no Instagram;
  • Clique no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  • Clique em “Configurações”;
  • Toque em “Segurança”;
  • Agora clique em “Autentificação de dois fatores”;
  • Clique em começar;
  • Escolha se a autenticação irá acontecer por algum aplicativo específico ou pelo SMS;
  • Se você escolher a autentificação pelo SMS, o Instagram solicitará o seu número de celular, para que ele te mande a autentificação; 
  • Ah, não se esqueça de tirar um print de sua tela para salvar os seus códigos de reserva. 

Restrinja contas vinculadas

Você entra na seção “Segurança”, em “Aplicativos e Sites” remova qualquer atividade suspeita. E a partir do momento que você consegue ver a localização geográfica do aparelho, você consegue fazer o logout dos aparelhos que não foram reconhecidos.

Verifique se os seus contatos estão corretos

Manter endereço de e-mail e número de telefone atualizados facilita para não ter a sua conta hackeada. Se você receber avisos de alteração, não clique no link sugerido.

Denuncie conteúdos e contas que você considera suspeitas, questionáveis

Sempre que você ver algum conteúdo que está meio suspeito, ou uma conta, que começou a te seguir, mas você tem a sensação que ela está observando a cada passo seu, denuncie também.

Esse é um dos meios mais simples de como evitar que seu Instagram seja hackeado.

Isso porque depende apenas de sua observação, e nada mais!

Tenha cuidado com os e-mails falsos

Para que você não tenha a sua conta invadida, você não deve abrir, em hipótese alguma, um e-mail estranho. Porque muitas pessoas enviam e-mails para outras, como se fossem assistentes do Instagram, dizendo que precisam dos dados para atualizar. Não caiam nessa! Essa é uma das principais maneiras de como evitar que seu Instagram seja hackeado. Fique atento a esses e-mails. 

Lembre-se, o Instagram nunca vai mandar mensagens de forma direta. Se você ver algo parecido, pode desconfiar. Com certeza é um invasor tentando te persuadir, dizendo que os dados precisam ser atualizados, ou mandará um link, que provavelmente conterá vírus.

Isso é essencial para você saber como evitar que seu Instagram seja hackeado.

Para evitar esse equívoco, você tem acesso aos e-mails oficiais da plataforma. Não sabe acessar? Siga os passos a seguir:

  • Abra o aplicativo;
  • Toque na sua foto de perfil no lado inferior direito;
  • Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior direito;
  • Clicando em seguida em “Configurações”;
  • Toque em “Segurança”;
  • Agora clique em “E-mails do Instagram”;

O que fazer se caso for hackeado

Uma das melhores coisas a se fazer é entrar em contato com a assistência do Instagram, porque é por ela que você verá quais são os procedimentos que você precisa fazer primeiro, te acalmando muito, e também facilitando muito a sua vida.

como evitar que seu instagram seja hackeado
Procedimento a realizar caso tenha seu Instagram hackeado – Imagem: Canva Pro.

Se tudo ocorrer bem, você irá conseguir, através desses passos dados pela assistência, a recuperação de sua conta. Você também tem a opção de recuperar as suas postagens de até 30 dias atrás, caso o invasor tenha apagado algumas publicações suas. Mas é melhor você aprender a como evitar que seu Instagram seja hackeado, para não passar nervoso.

Esperamos ter te ajudado a saber como evitar que seu Instagram seja hackeado. Além de poucas pessoas irem atrás disso, o assunto é indispensável atualmente. Se tem como dificultar a vida dos invasores soltos por aí, então por que não fazer?