O que é Fundação de uma obra? Conceito, importância e materiais!

O que é fundação de uma obra? Como funciona a construção de uma fundação? Quais são os materiais utilizados na fundação da residência? Qual a importância da fundação? A fundação é diferente entre uma casa de um piso e uma de dois pisos? Quanto custa para realizar uma fundação de qualidade? Como é feita a sapata de construção?

Uma construção de uma casa ou de um condomínio predial é sempre um momento importante. Porém, a obra possui suas fases de execução, todas com sua própria importância, mas com alguns momentos que se destacam. A fase da construção da fundação da obra, por exemplo, é um desses momentos de destaque.

Estamos falando da estrutura que dará sustentação para todo o restante da obra. Dessa forma, é de suma importância que todos os cálculos tenham sido levados em conta, para evitar que problemas possam surgir ao longo do tempo. Apesar de não parecer, erros nessa fase são comuns, e trazem muita dor de cabeça com o tempo.

No conteúdo de hoje, vamos explicar a você o que é fundação de uma obra. Assim, você entende melhor sobre o assunto e pode compreender a importância da fundação para sua obra. Leia conosco até o final e deixe seu comentário. Vamos lá!

O que é fundação?

O que é fundação de uma obra
O que é fundação de uma obra

Afinal, o que é fundação? Antes mesmo de trazermos outras informações gerais sobre o assunto, vamos direto ao cerne da questão, resolvendo então sua principal dúvida sobre o assunto. A fundação, portanto, como mencionado, é a estrutura que dará segurança de sustentação para todo o restante da obra.

Trata-se de uma estrutura construída sob o solo, que virá antes de qualquer outra parte da construção. Dessa forma, tudo o que virá depois será sustentado pela fundação, que deve ser realizada de acordo com o tipo de construção que será realizada. Por exemplo: uma casa de dois andares precisa de uma fundação mais funda e sólida do que uma casa comum.

O que é fundação? Qual a importância da fundação?

E qual é a importância da fundação? Por que devemos fazê-la da forma correta? Bem, apesar de ser bem intuitivo, vamos abordar sobre o assunto: uma casa sem uma boa fundação, somente “na pedra” como dizem os profissionais mais antigos da área, pode sofrer com a ação do tempo.

Esse tipo de residência, apesar de durar bastante e até nunca apresentar problemas muito sérios, pode sim vivenciar dias difíceis. Por exemplo: uma casa construída sobre pedras, em um pátio alto que não foi aterrado, pode começar a afundar de maneira não uniforme, e alguma das paredes laterais começar a ceder.

Assim, se alguma medida não for tomada com urgência, um acidente feio pode acontecer. Além disso, em casas sem fundação, mas bem feitas, o processo de ceder pode não acontecer, mas rachaduras e fissuras nas paredes podem ser rotineiros, que, com a ação do tempo, podem evoluir para algo ainda pior. O que é fundação?

Como fazer uma boa fundação?

Já sabemos o que é fundação, mas e como fazer uma fundação de qualidade? Quem devemos contratar para que a realização da fundação seja de alta qualidade? Neste caso, estamos falando da contratação de profissionais altamente qualificados e que trarão segurança para sua residência.

Em suma, o profissional mais indicado nestes casos é o engenheiro civil. Este, portanto, irá definir através de um projeto qual é a quantidade de metros que devem ser cavados no solo até encontrar terra firme, podendo então, por fim, construir uma fundação que traga segurança e qualidade.

Além disso, os cálculos usados são diferentes para cada tipo de fundação, como mencionado. Por exemplo: no projeto de uma residência com dois andares, é bem comum que a quantidade de concreto e ferro utilizado seja bem maior do que em uma casa simples, com apenas o térreo.

Então, não é possível definir um valor fixo que você irá gastar na fundação da casa, mas sim definir que quanto maior for a residência, melhor deve ser a fundação, e, consequentemente, mais cara ela será. Lembre-se de que essa não é uma fase da construção onde se pode economizar.

Além disso, evite deixar tudo na mão dos pedreiros. Por mais experientes que estes sejam, não possuem o conhecimento técnico que um engenheiro civil possui.

https://pixabay.com/pt/photos/trabalho-de-constru%c3%a7%c3%a3o-trabalhar-2698790/

Quais são os materiais usados na fundação da casa?

Já sabemos o que é fundação e qual é a sua importância na construção. Mas, e quais são os materiais utilizados? Abaixo, deixamos uma pequena lista dos principais materiais usados nessa fase da obra. Leia:

  • Concreto (areia, pedra, cimento) pronto em caminhão ou misturado em obra;
  • Armadura de barras de aço (ferros, estribos) de diferentes medidas;
  • Tijolos maciços (no caso da fundação de tijolos);
  • Material de impermeabilização;
  • Tábuas, pregos e linha para marcação e moldura da futura fundação.

E então, entendeu melhor o que é fundação? Ainda possui dúvidas? Comente abaixo. Até a próxima!