Saiba quais são as melhores músicas para o guitar pro e aprenda todas elas

Você sabe como tocar guitarra? Talvez o guitar pro possa te ajudar se você escolher a música certa. Mas será que você sabe quais são as melhores músicas para o guitar pro? Vamos falar sobre isso. 

Se tornar um grande músico é um sonho para muitas pessoas. É bem verdade que o mundo da música é competitivo e injusto, e por isso nem todo mundo vai se tornar uma estrela do rock extremamente famosa.

Mas isso não impede ninguém de ter metas mais humildes, como simplesmente se tornar um bom músico para tocar em casa e agradar os próprios ouvidos, ou mesmo para poder tocar na noite de vez em quando. 

Muitas pessoas sonham com isso e nunca se mexem para tornar esse sonho realidade. O motivo? O medo de não serem boas o suficiente e acabarem se frustrando. Além disso, muitas pessoas não têm nem dinheiro para pagar aulas.

Essas pessoas esquecem que a internet tem um poder incrível de levar informação a onde não tem, de ajudar pessoas com seus sonhos sem que elas tenham que ter dinheiro.

É uma ferramenta muito famosa para músicos, é o guitar pro. Essa ferramenta tem o poder de ajudar uma pessoa a ler partituras, a escrever música, a ouvir arranjamos gravador até a tocar violão e guitarra com faixas de acompanhamento.

É possível encontrar esse software tanto para sistemas Windows quanto para MAC, e é extremamente popular. Porém, não é apenas o programa que faz milagre. As pessoas precisam ter em mente que insistem músicas que, se aprendidas, vão ajudar ainda mais no seu aprendizado a longo prazo.

Isso é claro, sempre vai depender muito do tipo de música que você quer aprender a tocar. De repente você é o tipo de pessoa que gosta de rock pesado, talvez você queira aprender mais progressivo. Isso vai variar bastante de cada um.

Mas a pergunta que fica é: qual é o seu estilo? Baseado nele, quais são as melhores músicas para o guitar pro para você? Para ajudar você nessa missão, vamos listar algumas aqui.

Conheça as 4 melhores músicas para o guitar pro

Confira agora quais são as 4 melhores músicas para se aprender no guitar pro e comece por aquela que mais tem a ver com o seu gosto musical.

musicas para o guitar pro
Melhores musicas para se tocar utilizando o Guitar Pro. Imagem: Canva Pro.

Metallica – Master of Puppets

Vamos começar falando então de uma música que voltou à mídia graças a um empurrãozinho da cultura pop. A série Stranger Things da Netflix fez com que essa música da icônica banda Metallica bombasse uma vez mais, e hoje muita gente ouve.

Os riffs pesados deixam claro que a banda de metal é para os amantes do peso nas guitarras. O melhor é que essa música é didática, apesar de não ser a mais fácil do mudo, vai te ensinar muito enquanto você toca.

Definitivamente uma das melhores músicas para o guitar pro quando se é um amante do heavy metal, principalmente no estilo mais rápido e com riffs acelerados como o Metallica gosta de fazer.

Guns N Roses – Sweet Child O’Mine

Se você prefere um hard rock clássico a um metal acelerado, então a melhor música para se aprender é aquela que tem o que, provavelmente, é a introdução de guitarra mais famosa da história.

Sweet Child O’Mine é aquele tipo de música que todos conhecem, mesmo quem não gosta muito de rock, e por isso ela é uma das melhores músicas para o guitar pro. E por incrível que pareça, não é tão difícil assim.

Não existe um só fã de guitarra que passou a adolescência ouvindo o Guns no seu auge, e que não tenha sonhado em tocar como Slash, não à toa ela é uma das músicas mais populares de todo o programa, basta uma simples pesquisa para ver.

Essa música é uma das que mais dão satisfação a quem aprende, é a sensação de ter aprendido algo mítico. E com a ajuda do software para acompanhar você, é possível aprender a música toda, e não apenas a intro famosa. 

Legião Urbana – Tempo Perdido

Mas claro, não citaremos só músicas internacionais aqui, e nem só músicas onde a guitarra é o principal instrumento. Sabemos o quão popular é o violão, então vamos matar dois coelhos com uma só cajadada.

Vamos unir uma música que é o sucesso nacional, e uma grande música para se aprender no violão, nessa lista de melhores músicas para o guitar pro, que é a música Tempo Perdido, do Legião Urbana.

A icônica intro da música, o refrão, tudo é bem marcante para a música brasileira, e para quem cresceu nos anos 80 então, tudo se torna ainda mais significativo.

Quantas pessoas não foram para a escola com um violão para tocar essa música no intervalo, ou mesmo em acampamentos e praias. E se você quer se tornar como essas pessoas e ter o poder de cantar Legião, essa música é perfeita. 

Detonautas – Quando o sol se for

Agora vamos pular dos anos 80 direto para os anos 2000 com uma das bandas mais importantes da nossa música, e que canta esse sucesso absoluto que todo adolescente já cantou e pulou ouvindo.

Tico Santa Cruz e o Detonautas Rock Clube aparecem na nossa lista de melhores músicas para o guitar pro com “Quando o sol se for” uma música que marcou muito, e que toda banda de garagem queria saber tocar.

Com o guitar pro você pode apenas se preocupar com sua guitarra, e o resto o programa te ajuda. Além disso, é ótimo para você decorar a parte da guitarra já que as letras praticamente todo mundo já tem decorado. 

E com menções honrosas na nossa lista de melhores músicas para o guitar pro, temos que citar músicas como Hotel California do The Eagles, e Wicked Game de Chris Isaak, dois grandes sucessos que podem ser tocados no violão e que vão fazer você ser o sucesso da sua roda de amigos.

Ainda no rock nacional, podemos citar o também sucesso de Legião Urbana, Faroeste Caboclo, ou então também a icônica música Chão de Giz, cantada por Zé Ramalho.

Todas elas cabem perfeitamente em uma lista de melhores músicas para o guitar pro, mas como dito antes, tudo depende do que você quer aprender, música é o que não falta.

musicas para o guitar pro
Musicas com Guitar Pro. – Imagem: Canva Pro.