Como Construir uma Cerca Rural em 2022?

Como construir uma cerca rural? Um dos principais objetivos de uma cerca rural é guardar animais. Por conta disso, existem diferentes formatos, alturas e qualidades de materiais utilizados para construir a cerca dependendo dos animais que vivem em uma fazenda.

Neste guia, você aprenderá como construir uma cerca rural de forma simples. Acompanhe a seguir!

O passo a passo para construir uma cerca rural

Como Construir uma Cerca Rural em 2022 (2)
Como Construir uma Cerca Rural em 2022?

Construir uma Cerca Rural? O primeiro ponto que você deve observar é a quantidade de animais e quais são as espécies que existem em uma fazenda antes de construir a cerca rural. Deve-se considerar dois fatores antes de iniciar a construção: o seu orçamento e o tamanho do local. Isso porque existe uma diferença muito grande entre cerca de curral e cerca de pasto.

Por exemplo, caso haja cabeças de gado na fazenda, a cerca rural deve ser muito mais resistente, forte e estável do que a cerca de pasto. No caso da cerca de pasto para gado, é necessário apenas arame farpado, para guardar animais como cabras, ovelhas e porcos.

No Brasil, existem vários tipos de cerca rural. O importante é que você saiba que a cerca elétrica rural é um dos tipos mais seguros para guardar criação de animais. Além de manter todos os animais da fazenda em segurança, mantém longe os animais silvestres que moram fora da região e que podem ser uma ameaça para a criação.  

Construir uma Cerca Rural? O objetivo do guia não é ensinar a instalar uma cerca elétrica, primeiro porque é difícil, segundo porque é complicado e complexo, além de ser perigoso se você não souber o que está fazendo. 

No caso da cerca de arame farpado, trata-se de uma cerca padrão, uma das mais comuns utilizadas em fazendas. Também existem cercas de madeira que são construídas com tábuas cruzadas. Esse tipo de cerca é ideal para curral e para guardar cavalos.

O Tamanho da Cerca Rural

Como construir uma Cerca Rural? O segundo passo é determinar Qual será o tamanho da cerca pop você precisa traçar um desenho observar a planta da área para entender a sua necessidade. Você pode utilizar uma régua e um esquadro e fazer um desenho em escala. Leva em consideração todos os locais onde ficaram Porteiras, e corredores para transição de uma cerca para outra

Caso você não tenha acesso à planta da fazenda, poderá imprimir uma foto em escala tirada pelo próprio Google Earth, para então fazer um desenho sobre ela. 

O interessante da ferramenta é que ela oferece fotos em escalas dos ambientes desejados. Assim, será bem mais fácil determinar o tamanho da cerca pois você terá uma noção mais real da extensão exata das terras. Construir uma cerca somente com base em achismo pode fazer você perder tempo e dinheiro.

O terceiro passo é determinar como será feita a construção da cerca rural. Tudo depende de quais são os animais guardados na fazenda. Você deve fazer o planejamento da construção da cerca com base em alguns aspectos particulares dos animais guardados.

Por exemplo, são animais cavadores potenciais? Eles podem destruir a cerca? Eles podem pular a cerca de arame farpado ou então escalar a cerca de madeira? Existem vários detalhes sobre o comportamento dos animais que você deve entender, mas que muitas vezes não podemos prever. Por isso, é mais seguro fazer a construção da cerca se antecipando nestes pontos para não ficar no prejuízo, e além de perder a cerca, perder os animais.

Os tipos de animais e suas características

Como construir uma Cerca Rural? As cabras são animais que gostam de testar as cercas. Elas gostam de escalar, pular e até mesmo rastejar por baixo delas. Por causa disso, os espaços entre os fios de arame farpado devem ser bem menores do que o tamanho das suas cabeças, porque se ela conseguir colocar a cabeça para fora do arame, pode acreditar que o resto do corpo também poderá passar.

Já as ovelhas são animais mais tranquilos. Geralmente elas não testam a cerca, mas mesmo assim recomendamos que você construa uma cerca semelhante a ser utilizada pelas cabras.

No caso dos suínos, saiba que eles são ótimos cavadores. Eles adoram passar por baixo da cerca. Por isso, você deve fazer a instalação de cercas que sejam compridas por baixo da terra para que eles não possam escapar da fazenda.

No caso dos cavalos, alguns criadores acreditam que o arame farpado não é o melhor material para ser utilizado. A recomendação é que sejam utilizados fios sem as farpas ou fitas metálicas. Isso porque os cavalos tendem a pular cercas, e podem se machucar seriamente com arame farpado. Se você tem uma criação de cavalos, o ideal é construir uma cerca mais alta e resistente para que eles não consigam derrubar as madeiras ou então as fitas metálicas.

Finalmente, uma cerca para gado é muito mais simples de ser planejada. Apenas o arame farpado já é o suficiente para cercar esses animais. Vacas e bois geralmente não ficam testando as cercas, são tranquilos nos pastos e não tendem a pular. Neste caso, a própria cerca elétrica seria uma alternativa interessante, ou então uma cerca de madeira com reforço de aço.
Gostou de saber como construir uma cerca rural? Antes de começar os trabalhos, clique aqui para conferir o melhor seguro residencial do mercado que cobre danos à estrutura causados por desastres naturais, furto ou roubo!