Meu celular está lento e travando o que devo fazer?

Todo mundo já passou por uma situação em que necessitava muito de fazer uso de seu celular e ele não estava correspondendo a sua expectativa, onde na verdade estava mais sendo uma dor de cabeça do que algo bom, os momentos em que o meu celular está lento e travando o que devo fazer são muito comuns.

Sendo assim, fica simples compreender o quanto esta situação pode ser irritante e chata para os usuários.

Os smartphones de modo geral fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo um dos itens mais indispensáveis para todas as pessoas, afinal a proposta atual dos celulares é algo de outro mundo, eles possuem o objetivo de reunir em um só lugar tudo o que se pode precisar: uma calculadora, GPS, relógio, alarme, bloco de notas, redes sociais, contato com amigos, plataformas de entretenimento ou até mesmo assuntos mais delicados como aplicativos para bancos e pagamentos.

Com todo esse contexto fica claro o quão ruim pode ser estar na situação em que meu celular está lento e travando o que devo fazer, uma vez que ele não é mais um simples item corriqueiro, muitas pessoas o utilizam durante o dia dia para trabalho ou então como um assistente que auxilia nos processos tradicionais.

Mas justamente o que faz esse item ser tão indispensável, é um dos principais motivos que faz com que você passe por situações em que você pensa: o meu celular está lento e travando o que devo fazer? Apenas dentro dessa simples introdução, já listamos diversas tarefas, serviços e aplicativos que estão presentes no smartphone, o que o fazem ser crucial para a rotina, porém por outro lado, exige muito de seu aparelho.

O que ocasiona justamente na lentidão e travamento, e quanto mais aplicativos, arquivos e tempo de uso o aparelho estiver, pior ele estará.

Veja também:

Porém, felizmente, o travamento e lentidão é algo muito comum que todas as pessoas já passaram ou vão passar, sendo assim, há diversas dicas, estratégias e formas de mudar o cenário para melhorar o funcionamento de seu aparelho, mesmo que ele possua uma idade avançada.

Por isso, se você está passando pela seguinte situação “meu celular está lento e travando o que devo fazer”, não se preocupe, tudo o que pode ser feito para te ajudar nessa situação está presente no seu artigo, desde as estratégias mais simples ou até mesmo as mais radicais, por isso, se nada funcionar o problema deve ser seu aparelho.

Veja o video sobre Celular lento e travando, clique aqui.

Entenda o que está causando o seu desespero: meu celular está lento e travando o que devo fazer

Como já foi dito, este é um problema muito recorrente, sendo assim, muitas pessoas já o enfrentam por diversos motivos, sendo que na sua grande maioria pode ser resolvido com grande facilidade com melhores práticas e atitudes simples.

Para compreender o motivo de estar passando por este problema é preciso saber a idade e tempo de uso de seu aparelho, pois, smartphones possuem obsolescência programada, ou seja, o seu padrão após alguns anos de uso e apresentar defeitos, falhas e lentidão.

Se seu aparelho possui por volta de 2 ou três anos, ele já está chegando no limite de sua vida útil, você pode sim, estendê-la com as estratégias porém, comece a se programar para adquirir um modelo mais novo.

Mas caso a idade do seu aparelho seja menor que dois anos, a situação “meu celular está lento e travando o que devo fazer” pode ser facilmente resolvida com boas práticas.

meu celular esta lento e travando o que devo fazer
Imagem: Canva Pro

Reinicie o celular 

A primeira atitude que pode surtir o efeito que busca e solucionar o seu problema em que meu celular está lento e travando o que devo fazer é reiniciar o seu aparelho, pode parecer uma atitude boba, mas na verdade tem grande efeito em toda a forma com o hardware de seu aparelho opera.

Com o ato de desligar o aparelho, todas as aplicações rodando em segundo plano vão ser encerradas, o que sempre é bom, muitos aplicativos operam “escondidos” pois são desnecessários para você e se estiverem a mostra serão imediatamente desligados, mas ao reiniciar eles serão encerrados e sua atividade levará um bom tempo para retornar, deixando assim o processamento livre para as aplicações que realmente importam.

Atualize sempre que possível

Manter o smartphone funcionando é essencial para resolver o problema “meu celular está lento e travando o que devo fazer”, as atualizações no sistema operacional não só geram novidades, elas tornam o código cada vez mais efetivo, ou seja, otimizam os processos internos de seu aparelho. Se aparecer uma opção de atualizar seu sistema operacional é por que a empresa acredita que seu aparelho possui especificações para suportar a novidade, e com bastante frequência as atualizações são mais leves que as anteriores.

Faça limpeza nos arquivos

A grande maioria das pessoas que está passando por uma situação em que pensam: meu celular está lento e travando o que devo fazer, não compreendem quais são suas atitudes que geralmente causam os problemas no aparelho.

Dentro da memória de um aparelho, possuir um arquivo duplicado ou sem necessidade não é problema algum, porém, o acúmulo de mídias desnecessárias no longo prazo fazem com que a qualidade do aparelho caia muito.

A maioria das pessoas não compreendem isso, e essa é a causa número um de problemas nos aparelhos celular. 

O que pode ser muito facilmente resolvido, pois há muitos aplicativos, especializados em limpar aparelhos te livrando de arquivos inúteis, mas nada chega perto de fazer uma boa limpeza manual, excluindo fotos, vídeos, áudios e muito mais arquivos que são desnecessários.

meu celular esta lento e travando o que devo fazer
Imagem: Canva Pro

Restaurar às configurações de fábrica 

Se mesmo com as atitudes acima o problema meu celular está lento e travando o que devo fazer persistirem, a melhor coisa que pode ser feita para pôr um fim de vez nos travamentos e problemas é optar pelo reset de fábrica.

Por mais que seja algo mais radical que as anteriores, o reset é muito efetivo até mesmo para os aparelhos mais antigos, pois ele vai limpar completamente a memória e armazenamento, de forma que todas as aplicações desnecessárias, apps instalados e até mesmo possíveis vírus vão ser completamente removidos.

Caso mesmo com a restauração o seu problema de “meu celular está lento e travando o que devo fazer” continue acontecendo, a melhor atitude é trocar o aparelho caso tenha mais de dois anos ou então buscar pela assistência.