É por isso que o iPhone Face ID é ótimo!

O iPhone Face ID da Apple é uma tecnologia de reconhecimento facial lançada no iPhone X em 2017. A tecnologia substitui o sistema de digitalização de impressões digitais Touch ID da Apple nos iPhones mais recentes, incluindo o iPhone 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max, e provavelmente também será encontrado em futuros iPhones.

O iPhone Face ID usa o “True Depth Camera System”, que consiste em sensores, câmeras e um projetor matricial localizado em um entalhe na parte superior da tela do iPhone para criar um mapa 3D detalhado do seu rosto. Toda vez que você verifica seu telefone, o sistema realiza uma verificação de autenticação segura para desbloquear seu dispositivo ou autorizar seus pagamentos de forma rápida e intuitiva quando reconhecido.

Hoje, o iPhone Face ID continua sendo o método biométrico dominante e de última geração no mercado de smartphones, garantindo que a autenticação biométrica seja mais segura e intuitiva do que as tecnologias anteriores. Além de desbloquear o aparelho, o recurso de reconhecimento facial da Apple também pode verificar as compras do Apple Pay, bem como baixar e assinar aplicativos da App Store.

Como o iPhone Face ID funciona?

O iPhone Face ID envolve vários fatores de hardware, como o sistema de câmera True Depth, redes neurais e chips biônicos, todos explicados abaixo. O iPhone Face ID também pode se adaptar a mudanças na sua aparência, como maquiagem ou barba.

Se você tiver uma diferença mais perceptível em sua aparência, como ter feito a barba, o iPhone Face ID usa sua senha para confirmar sua identidade antes de atualizar seus dados faciais.

Ele foi projetado para funcionar com chapéus, cachecóis, lentes de contato e a maioria dos óculos de sol, mas não com protetores faciais. O iOS 14.5 vem com uma atualização de software que permite que o iPhone Face ID seja usado quando você estiver usando uma máscara, mas você deve usar um Apple Watch desbloqueado.

Toda vez que você olha para o seu iPhone X (ou posterior), o sistema de câmera True Depth usa o iluminador de inundação para detectar seu rosto, mesmo no escuro.

As câmeras infravermelhas gerarão imagens e os projetores de pontos projetarão mais de 30.000 pontos infravermelhos invisíveis. O sistema usa imagens infravermelhas e pontos infravermelhos e os empurra através de uma rede neural para criar um modelo matemático do seu rosto.

Seu iPhone X (ou mais recente) verificará sua digitalização de rosto (ou modelo matemático) em relação ao que você configurou e armazenou no dispositivo para ver se corresponde e, em caso afirmativo, desbloqueará seu telefone ou autorizará o Apple Pay.

Tudo isso acontece em tempo real e de forma invisível. A Apple disse que trabalhou com milhares de pessoas em todo o mundo e capturou mais de um bilhão de imagens, desenvolvendo várias redes neurais no processo para formar sua tecnologia Face ID.

Para processar todos os dados necessários para o iPhone Face ID por meio de aprendizado de máquina, a Apple teve que desenvolver o A11 Bionic Neural Engine. O chip foi atualizado para o A12 Bionic Neural Engine nos dispositivos iPhone XS, XS Max e XR, melhorando ainda mais a tecnologia Face ID, seguido pelo A13 nos modelos iPhone 11, A14 nos modelos iPhone 12 e iPhone 13 modelos na A15.

Simplificando, o chip é um hardware especializado construído para um conjunto de algoritmos de aprendizado de máquina. Eles podem processar centenas de bilhões de operações por segundo, para que possam ser usados ​​em tecnologias como reconhecimento de Face ID em tempo real.

iphone face id
Descobrindo o que é Face ID. Imagem: Canva Pro.

Como configuro meu Face ID?

Toque em Configurações, toque em Face ID e senha, digite sua senha, toque em Inscrever rosto (em Face ID), toque em Iniciar e siga as instruções na tela, você será solicitado a posicionar seu rosto no quadro, mova sua cabeça para que possa ser digitalizado corretamente.

Ao configurar o iPhone Face ID, você precisa mover seus ouvidos lentamente para que o Face ID possa reconhecer totalmente seu rosto. O processo de configuração fará duas varreduras do seu rosto e pronto.

A varredura permite que o iPhone Face ID aprenda seu rosto, portanto, se você mudar o penteado, colocar óculos de sol ou deixar a barba crescer, o Face ID deve se adaptar e ainda funcionar.

iphone face id
Configurando o Face ID. Imagem: Canva Pro.

Posso usar o Face ID em pagamentos?

Além de desbloquear seu iPhone X ou mais recente, o iPhone Face ID também pode ser usado para pagar com o Apple Pay.

Você precisará tocar duas vezes no botão liga / desliga na lateral do seu iPhone, como de costume. Você precisará examinar seu dispositivo para autenticação e, uma vez autenticado, colocá-lo próximo ao terminal de pagamento sem contato.

Quando o Face ID foi lançado, a Apple disse que trabalhou duro para garantir que o Face ID não pudesse ser falsificado por coisas como fotos. Ele até trabalhou com fabricantes de máscaras profissionais e maquiadores em Hollywood para treinar suas redes neurais para proteger o Face ID desse tipo de tentativa de transferência.

Seus dados faciais também são protegidos por um enclave seguro no chip Bionic, onde todo o processamento é feito, seja o A11, A12, A13, A14 e A15. Isso significa que seus dados faciais não são enviados para o servidor.

O Face ID também requer sua atenção para desbloquear, por isso não será desbloqueado se você fechar os olhos ou desviar o olhar. De acordo com a Apple, as chances de alguém conseguir desbloquear seu iPhone X (ou mais recente) usando o Face ID são de uma em um milhão (uma melhoria em relação ao Touch ID, que a Apple afirma ter uma taxa de falsos positivos de um em 50.000).

Essa estatística é reduzida se você tiver gêmeos, então você realmente precisa definir uma senha nesse caso.

Agora que você conhece os pontos fortes do iPhone Face ID e como ele funciona, não restam dúvidas de que esse método de desbloqueio é totalmente seguro e 100% funcional nos dias de hoje.