O iPhone Face ID da Apple é uma tecnologia de reconhecimento facial lançada no iPhone X em 2017. A tecnologia substitui o sistema de digitalização de impressões digitais Touch ID da Apple nos iPhones mais recentes, incluindo o iPhone 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max, e provavelmente também será encontrado em futuros iPhones.
O iPhone Face ID usa o “True Depth Camera System”, que consiste em sensores, câmeras e um projetor matricial localizado em um entalhe na parte superior da tela do iPhone para criar um mapa 3D detalhado do seu rosto. Toda vez que você verifica seu telefone, o sistema realiza uma verificação de autenticação segura para desbloquear seu dispositivo ou autorizar seus pagamentos de forma rápida e intuitiva quando reconhecido.
Hoje, o iPhone Face ID continua sendo o método biométrico dominante e de última geração no mercado de smartphones, garantindo que a autenticação biométrica seja mais segura e intuitiva do que as tecnologias anteriores. Além de desbloquear o aparelho, o recurso de reconhecimento facial da Apple também pode verificar as compras do Apple Pay, bem como baixar e assinar aplicativos da App Store.
Como o iPhone Face ID funciona?
O iPhone Face ID envolve vários fatores de hardware, como o sistema de câmera True Depth, redes neurais e chips biônicos, todos explicados abaixo. O iPhone Face ID também pode se adaptar a mudanças na sua aparência, como maquiagem ou barba.
Se você tiver uma diferença mais perceptível em sua aparência, como ter feito a barba, o iPhone Face ID usa sua senha para confirmar sua identidade antes de atualizar seus dados faciais.
Ele foi projetado para funcionar com chapéus, cachecóis, lentes de contato e a maioria dos óculos de sol, mas não com protetores faciais. O iOS 14.5 vem com uma atualização de software que permite que o iPhone Face ID seja usado quando você estiver usando uma máscara, mas você deve usar um Apple Watch desbloqueado.
Toda vez que você olha para o seu iPhone X (ou posterior), o sistema de câmera True Depth usa o iluminador de inundação para detectar seu rosto, mesmo no escuro.
As câmeras infravermelhas gerarão imagens e os projetores de pontos projetarão mais de 30.000 pontos infravermelhos invisíveis. O sistema usa imagens infravermelhas e pontos infravermelhos e os empurra através de uma rede neural para criar um modelo matemático do seu rosto.
Seu iPhone X (ou mais recente) verificará sua digitalização de rosto (ou modelo matemático) em relação ao que você configurou e armazenou no dispositivo para ver se corresponde e, em caso afirmativo, desbloqueará seu telefone ou autorizará o Apple Pay.
Tudo isso acontece em tempo real e de forma invisível. A Apple disse que trabalhou com milhares de pessoas em todo o mundo e capturou mais de um bilhão de imagens, desenvolvendo várias redes neurais no processo para formar sua tecnologia Face ID.
Para processar todos os dados necessários para o iPhone Face ID por meio de aprendizado de máquina, a Apple teve que desenvolver o A11 Bionic Neural Engine. O chip foi atualizado para o A12 Bionic Neural Engine nos dispositivos iPhone XS, XS Max e XR, melhorando ainda mais a tecnologia Face ID, seguido pelo A13 nos modelos iPhone 11, A14 nos modelos iPhone 12 e iPhone 13 modelos na A15.
Simplificando, o chip é um hardware especializado construído para um conjunto de algoritmos de aprendizado de máquina. Eles podem processar centenas de bilhões de operações por segundo, para que possam ser usados em tecnologias como reconhecimento de Face ID em tempo real.
Como configuro meu Face ID?
Toque em Configurações, toque em Face ID e senha, digite sua senha, toque em Inscrever rosto (em Face ID), toque em Iniciar e siga as instruções na tela, você será solicitado a posicionar seu rosto no quadro, mova sua cabeça para que possa ser digitalizado corretamente.
Ao configurar o iPhone Face ID, você precisa mover seus ouvidos lentamente para que o Face ID possa reconhecer totalmente seu rosto. O processo de configuração fará duas varreduras do seu rosto e pronto.
A varredura permite que o iPhone Face ID aprenda seu rosto, portanto, se você mudar o penteado, colocar óculos de sol ou deixar a barba crescer, o Face ID deve se adaptar e ainda funcionar.
Posso usar o Face ID em pagamentos?
Além de desbloquear seu iPhone X ou mais recente, o iPhone Face ID também pode ser usado para pagar com o Apple Pay.
Você precisará tocar duas vezes no botão liga / desliga na lateral do seu iPhone, como de costume. Você precisará examinar seu dispositivo para autenticação e, uma vez autenticado, colocá-lo próximo ao terminal de pagamento sem contato.
Quando o Face ID foi lançado, a Apple disse que trabalhou duro para garantir que o Face ID não pudesse ser falsificado por coisas como fotos. Ele até trabalhou com fabricantes de máscaras profissionais e maquiadores em Hollywood para treinar suas redes neurais para proteger o Face ID desse tipo de tentativa de transferência.
Seus dados faciais também são protegidos por um enclave seguro no chip Bionic, onde todo o processamento é feito, seja o A11, A12, A13, A14 e A15. Isso significa que seus dados faciais não são enviados para o servidor.
O Face ID também requer sua atenção para desbloquear, por isso não será desbloqueado se você fechar os olhos ou desviar o olhar. De acordo com a Apple, as chances de alguém conseguir desbloquear seu iPhone X (ou mais recente) usando o Face ID são de uma em um milhão (uma melhoria em relação ao Touch ID, que a Apple afirma ter uma taxa de falsos positivos de um em 50.000).
Essa estatística é reduzida se você tiver gêmeos, então você realmente precisa definir uma senha nesse caso.
Agora que você conhece os pontos fortes do iPhone Face ID e como ele funciona, não restam dúvidas de que esse método de desbloqueio é totalmente seguro e 100% funcional nos dias de hoje.