Conheça agora a câmera GoPro Hero!

A GoPro exibiu a nova câmera GoPro Hero, uma câmera de entrada da marca com especificações técnicas mais básicas, um preço mais baixo e recursos que podem atrair aqueles que abrem mão da configuração da Hero6 Black.

Você conhece a GoPro?

A GoPro foi fundada nos Estados Unidos em 2002 por Nicholas Woodman. A empresa nasceu do desejo do fundador de fotografar e filmar a si mesmo e seus amigos praticando esportes radicais, principalmente o surf. Em busca de uma tecnologia que capturava imagens de diferentes ângulos, Woodman desenvolveu uma câmera portátil à prova d'água que se tornou um sonho de consumo para atletas de todo o mundo.

O crescimento da empresa começou em 2004, quando seus fundadores concluíram com sucesso a venda de 100 câmeras para um evento esportivo no Japão. Desde então, a empresa continuou a expandir sua participação de mercado, vendendo 35.000 dispositivos em 2005. Hoje, a GoPro é uma empresa internacional responsável pela venda de 26 milhões de câmeras em mais de 100 países.

De acordo com a empresa, a missão da GoPro é dar às pessoas a liberdade de estar no momento. Para isso, a empresa atualmente fabrica não apenas câmeras tradicionais, mas também drones e acessórios, buscando proporcionar aos consumidores experiências significativas e interessantes que possam compartilhar com o mundo. Os valores da empresa incluem criatividade, inovação, compromisso e paixão.

camera gopro hero
Conhecendo mais sobre as câmeras GoPro. Imagem: Canva Pro.

O que é a GoPro Hero?

A câmera GoPro Hero é uma câmera mais simples que a Hero6 e Hero5 e atualmente está disponível no catálogo da marca. Sua principal diferença é a qualidade do vídeo: você não pode gravar em 4K, a câmera GoPro Hero para em 1440p (ou 2K) a 60 quadros por segundo. Em termos de fotografia, há outras limitações: sem HDR e resolução máxima de 10 megapixels (a Hero6 tem 12).

Outro aspecto a focar é a qualidade da estabilização da imagem. Se a GoPro mais cara usa estabilização óptica, a nova câmera GoPro Hero possui um sistema que emula esse recurso via software. A tecnologia é prática, mas pode ter um desempenho ruim e fornecer vídeo mais instável para quem grava em movimento.

Essa omissão pode assustar os usuários profissionais. No entanto, o Hero compensa a falta de estabilização óptica com extras relacionados, como resistência à água, capacidade de mergulhar por até 30 minutos e profundidade de 10 metros, as mesmas especificações do Hero6 Black, reconhecimento de comando de voz e compatibilidade com o modo Quick Stories.

Além da impossibilidade de usar um microfone externo, outro detalhe que reforça a imagem amadora da câmera GoPro Hero é a ausência de um modo de captura RAW para imagens e áudio.

No design, a câmera GoPro Hero é bem parecida com os demais modelos da marca, sem abrir mão da tela sensível ao toque no painel traseiro, importante para filmagens e fotos de vigilância, além de permitir uma forma mais flexível de controlar a interface. 

Outro fator importante do ponto de vista do design da câmera GoPro Hero é a compatibilidade com a vasta gama de acessórios, suportes e suportes disponíveis para a linha GoPro. No entanto, vale ressaltar que o Hero não é compatível com os drones Karma.

Sem GPS, a nova câmera GoPro Hero usa Wi-Fi de 2,4 GHz, que é mais lento que o sinal de 5 GHz usado nas câmeras mais caras da marca. O resultado disso deve ser velocidades de transferência mais lentas entre a câmera e o telefone, o que pode se tornar irritante ao tentar transferir imagens 2K da câmera para o smartphone para edição e compartilhamento nas redes sociais.

Novo modelo de câmera GoPro Hero 11 Black

A câmera GoPro Hero 11 Black incorpora o mesmo design e chip GP2 da geração anterior, aproveitando novos sensores e otimizações de software para oferecer uma experiência aprimorada. O destaque é justamente o sensor, com resolução de 27 MP e ampliação de 1/1,9″, que, segundo a empresa, dará mais flexibilidade aos usuários ao oferecer alguns novos recursos.

O primeiro deles é uma opção para fotografar em uma proporção de 8:7, e o formato quadrado resultará em um campo de visão 16% maior do que outras proporções, incluindo 4:3. Mesmo assim, a câmera GoPro Hero promete ser amigável com redes sociais e outros locais onde os formatos tradicionais são mais bem aceitos, permitindo a captura em 4:3, 16:9 e até 9:16 crop.

Em 8:7, usando o sensor completo, a câmera GoPro Hero suporta vídeo 5.3K a 30 FPS, gravação 4K a 60 FPS e fotos de 27 MP. Outra vantagem que vem com a relação de aspecto diferenciada é a lente digital HyperView, que grava e processa imagens em 8:7, mas as reduz para 16:9, combinando os benefícios de ambos os formatos com uma visão voltada para a ação, mais imersiva e autorretratos do ambiente. 

Além disso, a câmera GoPro Hero traz uma nova versão do Hyper Smooth 5.0, um recurso avançado de estabilização para vídeo 4:3, graças a um sensor atualizado. O recurso terá três benefícios principais: uma lente digital linear combinada com trava horizontal, que mantém o vídeo reto mesmo durante a rotação de 360°; estabilização muito melhorada para vídeo 4:3 e SuperView; e tecnologia Auto Boost, que aplica estabilização apenas quando necessário para manter um amplo campo de visão.

Um dos temas mais comentados ao lançar a nova série de câmera GoPro Hero foi a facilidade de uso. Para agradar os consumidores que querem uma GoPro, mas evitar possíveis dificuldades, a empresa desenvolveu o modo Easy Controls, semelhante ao modo automático de um smartphone.

camera gopro hero
Nova câmera. Imagem: Canva Pro.

Essa opção traz perfis pré-carregados e exibe menos configurações na tela, garantindo uma ótima imagem sem nenhum ajuste. Dito isso, usuários mais avançados ainda podem usar o Pro Controls, incluindo ajustes completos de configurações e diferentes modos de captura, incluindo Padrão, Ativo, Filme, Câmera lenta e muito mais.

Sendo essas as principais informações da marca e de seu mais recente produto, agora você sabe tudo sobre a câmera GoPro Hero e seu novo modelo.