Veja agora a atualização iOS 16!

A atualização iOS 16 foi lançada para download em 12 de setembro de 2022, para iPhone 8 e superior. A atualização traz grandes mudanças no sistema operacional da Apple, principalmente no que diz respeito à personalização do telefone.

Por exemplo, agora você pode escolher entre diferentes tipos de estilos para adicionar à tela inicial e à tela de bloqueio; fazer adesivos tocando em elementos de imagem e até compartilhar álbuns de fotos e vídeos com amigos e familiares. Veja neste artigo as principais mudanças da atualização iOS 16!

Atualização iOS 16: personalização 

A atualização iOS 16 da Apple trouxe algumas mudanças na tela de bloqueio do telefone. No iOS 16, os usuários têm mais opções de personalização. Agora você pode editar a fonte do relógio, bloquear a cor da tela e até adicionar mais widgets à tela de bloqueio. Além disso, existe a opção de ter uma tela animada e melhorar a legibilidade do texto do smartphone adicionando um desfoque à imagem de fundo. Para acessar a personalização, basta pressionar a tela de bloqueio e tocar em “Personalizar”, o botão que aparece na parte inferior da tela.

Os usuários podem até criar várias telas de bloqueio com diferentes papéis de parede sem precisar alterá-los manualmente quando se cansarem do design. Outra novidade da atualização iOS 16 interessante é que as categorias do modo de foco podem ser ainda mais personalizadas, incluindo a possibilidade de criar uma tela de bloqueio para cada categoria.

Outra diferença é que o iPhone agora na atualização iOS 16 também pode detectar pessoas e objetos em primeiro plano para permitir pequenas sobreposições que dão ao fundo da tela de bloqueio uma sensação de profundidade. Por fim, quando o usuário seleciona uma foto em modo retrato para colocar no papel de parede, o sistema sugere opções de fontes, cores e efeitos.

atualizacao ios 16
Vendo as novidades no iOS 16. Imagem: Canva Pro.

Spotlight

O Spotlight recebeu alguns ajustes na atualização iOS 16 para melhorar a pesquisa de aplicativos, mensagens e arquivos no iPhone. A nova versão permite utilizar a ferramenta para realizar ações no sistema, como alterar o foco ou iniciar um cronômetro. Outras opções interessantes também estão incluídas, como a possibilidade de fazer com que a Siri traga resultados de pesquisa mais precisos de dentro do aplicativo.

Vale ressaltar que a ferramenta ganhou uma nova forma de acessá-la por meio de uma atualização. Agora você pode pesquisar diretamente na tela inicial do seu iPhone. A mini barra de pesquisa fica acima do menu, para usá-la, basta tocar na lupa e pesquisar.

Biblioteca

A atualização iOS 16 também traz bibliotecas compartilhadas. Esse recurso permite criar álbuns no iCloud que permitem que até seis pessoas acessem, excluam, editem ou adicionem fotos ao mesmo tempo. O recurso facilita o compartilhamento de fotos entre amigos e familiares, o que é útil para a troca de fotos de viagens e eventos.

As fotos também podem ser carregadas automaticamente em álbuns compartilhados com o novo recurso de câmera. Além disso, os usuários receberão sugestões inteligentes para compartilhar fotos da biblioteca compartilhada quando os participantes da pasta aparecerem nas imagens.

Teclado

O teclado do iPhone também foi aprimorado com a atualização iOS 16. O novo recurso Haptic Touch vibra muito rapidamente quando pressionado, dando uma sensação de “clique”. Para usá-lo, os usuários devem habilitar o “Haptic Touch” nas configurações do iPhone. Lá, selecione a opção “Sons e Haptics”. Em seguida, vá para “Feedback do teclado” e toque no botão “Haptic” para ativar o recurso. Esse recurso é uma boa opção para confirmar ações realizadas com o teclado do telefone.

Live Texts

O recurso Live Object é uma extensão do recurso Live Text. A ferramenta detecta e recorta elementos em fotos, como objetos, pessoas ou animais, e permite convertê-los em adesivos de maneira muito fácil. Para usar esse recurso, basta pressionar o objeto da foto e aguardar o iPhone cortar automaticamente e remover o fundo. Você pode então duplicar o objeto e posicioná-lo deslizando pela tela.

Galeria

A biblioteca de fotos e vídeos do iPhone também recebeu novos recursos com a atualização iOS 16, um dos quais é a capacidade de editá-los e aplicá-los a várias mídias, como “predefinições”. Esse recurso pode ser útil, por exemplo, para tirar fotos na mesma cena com as mesmas configurações, sem precisar editar uma a uma e arriscar resultados diferentes.

Além disso, outro novo recurso interessante na atualização iOS 16 é a capacidade de bloquear álbuns localmente sem recorrer a aplicativos externos. Isso porque, por meio dele, os usuários poderão bloquear conteúdos específicos com senha, Touch ID ou Face ID para limitar o acesso de pessoas não autorizadas. Além disso, esta opção também permite “ocultar” álbuns, garantindo mais privacidade.

atualizacao ios 16
Novo recurso do iOS 16. Imagem: Canva Pro.

Safety Check

Uma das maiores inovações de segurança da atualização iOS 16, o Safety Check, permite verificar quais contatos têm acesso a determinadas informações sobre você, como localização. Para isso, o recurso fornece um painel de administração que determina quais dados podem continuar sendo compartilhados com outras pessoas ou não.

Mensagens 

Existem novos recursos importantes no aplicativo Mensagens. A partir da atualização iOS 16, você poderá editar ou excluir mensagens, marcar mensagens como não lidas e iniciar sessões do Share Play com amigos diretamente do iMessage. Os usuários também podem transferir chamadas do FaceTime de um dispositivo para outro.

Mail 

No Mail, a ferramenta de busca foi reformulada para ser mais precisa e fornecer melhores resultados para os usuários, além de novos recursos para agendamento de e-mails, cancelamento de entregas e recebimento de lembretes de acompanhamento.

Modo Foco

Algumas pessoas dizem que o modo de foco não é novo na atualização iOS 16 porque já existia nas versões anteriores, mas esse não é o caso. Não se pode dizer que o modo Não perturbe seja o mesmo que o modo Foco, pois este último é muito superior.

Esse recurso permite configurar alertas e páginas da tela inicial com base em seu foco momentâneo. Você poderá definir quais aplicativos e widgets são exclusivos e criar uma tela totalmente nova para usar seu telefone de maneira pessoal.

O iOS recomenda um conjunto de aparências e telas de bloqueio para opções básicas de foco, como uma tela para o trabalho e uma tela de fotos pessoal para momentos relaxantes em casa. Isso evita que os usuários exponham fotos familiares a estranhos durante uma reunião da empresa, por exemplo.

Sendo essas as principais mudanças da atualização iOS 16, agora você está por dentro do que há de novo e já se familiarizou com as novas funções.