Veja agora algumas novidades Windows 11!

O Windows 11 é a versão mais recente do sistema operacional de computador da Microsoft, e com este artigo você verá quais as novidades Windows 11 que vieram com o lançamento da versão. 

O sucessor do Windows 10 foi lançado em 5 de outubro de 2021, com uma aparência mais limpa e minimalista, incluindo ícones redesenhados, janelas semitransparentes, novos ícones e um menu Iniciar centralizado. O software também traz avanços de produtividade, com foco em novos instantâneos de layout (uma forma especial de gerenciar janelas), integração com o Microsoft Teams e suporte aprimorado para desktops virtuais.

O novo Windows também inclui uma Microsoft Store aprimorada que se integra à loja Amazon. No entanto, o sistema decorre de uma grande promessa da Microsoft: suporte nativo para aplicativos Android, que será lançado em uma atualização futura. Com isso, é possível executar aplicativos do sistema operacional do Google sem instalar um emulador.

Inicialmente, todos os usuários do Windows 10 poderão atualizar para a nova versão do sistema operacional: basta usar o Windows Update, que está acessível no próprio computador, ou o assistente de configuração do Windows 11 disponível no site da Microsoft. No entanto, o PC precisa atender aos requisitos mínimos.

Conheça as principais novidades Windows 11

A seguir você verá mais algumas novidades Windows 11!

Visual e Desktop

Uma das grandes novidades Windows 11 é a interface gráfica. A Microsoft tentou modernizar o design do sistema operacional com uma série de ajustes. O novo sistema vem com ícones redesenhados e janelas com bordas arredondadas que acentuam o aspecto “vidro” com clara transparência e ambiguidade.

Os resultados são bons e funcionam pelo contraste: a comparação faz o Windows 10 parecer mais antigo e equipara a nova oferta da Microsoft aos padrões de design atualizados encontrados em produtos rivais como o macOS da Apple. A única grande limitação continua sendo o nível limitado de personalização.

novidades windows 11
Conhecendo as novidades Windows 11. Imagem: Canva Pro.

Barra de Tarefas e Menu Iniciar

Entre as novidades Windows 11 estão o novo menu Iniciar e a barra de tarefas. Em Iniciar, os usuários encontrarão um menu mais intuitivo do que a versão disponível no Windows 10: a ferramenta organiza aplicativos e arquivos recentes, além de disponibilizar espaço para aplicativos fixados pelo usuário.

A barra de tarefas, por sua vez, fica um pouco maior e tem ícones centralizados por padrão. Poderia ser realinhado à esquerda, mas o Windows removeu a capacidade de mover a barra ao longo da borda da tela.

Modo Gerenciamento de Janelas

Gerenciamento de janela é uma das novidades Windows 11 que foi aprimorada com o modo de suporte de desktop virtual. Essa novidade facilita a divisão e organização das telas na área de trabalho e é útil para quem compartilha um PC com outras pessoas.

Outra melhoria envolve o recurso de ajuste de layout: mover o cursor sobre o botão maximizar traz um menu de layouts pré definidos onde os usuários podem definir modos de organização para aproveitar melhor o espaço disponível na tela.

Widgets

Muito do que costumava estar no menu Iniciar, como blocos dinâmicos com informações atualizadas sobre cada aplicativo, está finalmente no recurso de widgets dentre as novidades Windows 11. Esse elemento faz parte da barra de tarefas e permite que os usuários configurem feeds de conteúdo dinâmico e adicionem informações que considerem mais relevantes ao painel, como notícias, previsão do tempo, cotações e muito mais.

Cortana escondida

No Windows 10, a assistente virtual Cortana é uma das grandes abordagens da Microsoft: a ferramenta é integrada ao sistema e até fixada na barra de tarefas por padrão. Desde então, a Cortana não conseguiu se integrar no mercado como uma opção para o dominante Google Assistant, Alexa e Siri, portanto, no Windows 11, o aplicativo e seus serviços existem, mas seu uso é opcional e os usuários precisam pesquisar a assistente para acessá-la.

Microsoft Store e Suporte aos apps

Dentre as novidades Windows 11, a Microsoft Store apresenta uma nova interface gráfica com visual mais moderno e alinhado aos demais produtos do fabricante. As alterações na Microsoft Store beneficiam desenvolvedores e usuários comuns. A partir desta versão, a loja permite que os responsáveis ​​pelo espetáculo recebam a receita total gerada.

Os usuários também estão recebendo atenção da Microsoft. Na nova versão, como uma das novidades Windows 11, você poderá instalar aplicativos Android e executá-los nativamente. Isso graças a uma integração com a Amazon Appstore, versão da Amazon da Google Play Store, que usa tecnologia Intel para disponibilizar o recurso para as pessoas. A Microsoft não deu uma data de lançamento para o recurso, embora tenha havido muita curiosidade sobre o recurso. Essa novidade aproximará o Windows 11 do macOS, que faz algo semelhante em Macs com processadores M1.

novidades windows 11
Novos apps. Imagem: Canva Pro.

Integração com o Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação unificada que, além de armazenar arquivos, permite que os usuários se comuniquem por meio de chat e videoconferência. O serviço também é integrado à nova versão e está dentro das novidades Windows 11, a ferramenta de bate-papo e início de reuniões (áudio e vídeo) pode ser ativada na barra de tarefas.

Jogos e Xbox Game Pass

Para quem joga no PC, a Microsoft tem algumas importantes novidades Windows 11. A primeira é a tecnologia Direct Storage: Inspirada na arquitetura interna do novo Xbox, a solução da Microsoft promete fazer com que os jogos carreguem mais rápido no sistema.

Outra novidade Windows 11 é o Auto HDR, que também pode ser encontrado nos consoles de última geração do desenvolvedor. O recurso aplica HDR automaticamente a conteúdo não desenvolvido originalmente usando a tecnologia, oferecendo visuais mais vívidos em telas compatíveis.

Por fim, o serviço de assinatura do Xbox Game Pass também está chegando nas novidades Windows 11. Os usuários podem configurá-lo para criar redes interativas maiores. A integração entre as duas plataformas, Xbox e PC, proporciona acesso mais rápido e fácil a jogos, redes sociais e à Xbox Store.

Sendo essas todas as principais diferenças e novidades Windows 11, agora você sabe tudo que há de novo e se vale a pena a atualização da sua antiga versão para a nova.