Novo silent hill a caminho? Saiba tudo sobre as especulações

Há muito tempo as pessoas querem um novo silent hill. A franquia é uma das mais bem-sucedidas no que diz respeito a terror e horror, tendo marcado uma geração. Mas está parada faz muito tempo sem lançar um jogo novo hoje. Mas será que um novo silent hill finalmente está a caminho? Vamos falar sobre isso hoje.

Quando ainda era tudo mato no mundo do game, a maioria dos games eram de aventura, onde muitas crianças eram o público alvo, mas as coisas começaram a mudar quando jogos como Doom, ganharam o mundo com sua temática mais assustadora. 

No entanto, os gráficos mais antigos eram limitados no que dava para fazer em relação a algo assustador, e demorou até que algo muito assustador viesse à tona, Alone in the Dark foi um jogo para PC que trouxe muita modernidade ao gênero, e foi pai de duas franquias enormes de terror que viriam a seguir.

O mais curioso é o fato dessas duas empresas serem japonesas, e elas terem lançado jogos que mudaram o terror para sempre e em tempos parecidos. Enquanto a Capcom começou a franquia Resident Evil, a Konami deu luz a Silent Hill, um jogo que se tornaria um clássico.

As pessoas talvez se lembrem da famosa névoa do jogo, que com certeza estaria presente em um novo Silent Hill, mas que só começou no primeiro jogo para compensar uma limitação que o game tinha.

A névoa foi colocada para que o time não precisasse fazer uma tecnologia de renderização melhor, assim, sempre que algo ia ser visto, o protagonista tinha que chegar perto.

No fim, isso deu um efeito muito bom ao jogo, e ainda garantiu que fosse mais fácil de se fazer. Uma decisão que foi tão criativa, quanto assertiva.

O hiato de jogos da franquia

Já faz algum tempo que a franquia está parada. Oficialmente, fazem 10 anos que nenhum título é lançado. Até então, a ordem cronológica de jogos segue a seguinte lista:

  • Silent Hill: Origins (2007) – Se passa em 1976;
  • Silent Hill (1999) – Se passa por volta de 1983;
  • Silent Hill 2 (2001) – Se passa em 1993 segundo Silent Hill: Homecoming;
  • Silent Hill 3 (2003) – Se passa em 2000;
  • Silent Hill 4: The Room (2004) – Se passa por volta de 2001;
  • Silent Hill: Downpour (2012) – Se passa após 2004, mas sem uma data definida;
  • Silent Hill: Homecoming (2008) – Se passa em 2007;
  • Silent Hill: Shattered Memories (2009) – Se passa em 2008.

Como dito na lista, apesar do jogo que se passa nos tempos mais modernos ser Shattered Memories, o último jogo a ser lançado foi Downpour, em 2012. Houve claramente uma queda na qualidade dos jogos, o que fez com que a Konami parasse para repensar.

E nesse meio tempo existiu muita especulação, que passou desde a franquia trocar de mãos, até um jogo que chegou a ter demo, mas nunca foi alcançado, o qual vamos falar daqui a pouco.

Para muitos jogadores, o que realmente atrapalhou a franquia foi a grande quantidade de games lançados. Se pegarmos ali a lista com os anos de lançamentos, chegou um ponto onde basicamente era lançado um Silent Hill por ano, e não era isso que os jogadores queriam.

A ideia de alcançar um jogo por ano é criticada por fãs há anos, e em várias franquias diferentes. Os jogos de esportes tendem a ser mais vítimas desse tipo de prática, no entanto existem outros tipos de games que tiveram problemas com isso.

Um bom exemplo disso é a franquia Assassins Creed que, para muitos, sofria mansamente de ter que lançar um jogo por ano. Para muitos, essa prática faz com que as equipes de produção tenham que correr, então o jogo é apressado. Isso tira tempo de polimento, de criatividade e os jogos perdem muito a qualidade.

A própria Ubisoft, responsável pelos jogos, chegou a admitir isso, e tirou o pé do acelerador. E ainda lançam jogos, mas em um tempo maior de espaço. O que acaba melhorando a qualidade final, com a prova sendo o Assassins Creed Valhalla, que foi um sucesso absoluto e teve um tempo de produção maior. 

Agora que já faz muito tempo desde o último título, o problema de jogos maçantes um atrás do outro parece ter acabado, mas ao mesmo tempo, o tempo que estamos sem nenhum título também incomoda.

novo silent hill
Novo jogo Silent Hill. Imagem: Canva Pro.

PT e as novas notícias sobre o novo Silent Hill

PT é, sem dúvida nenhuma, o jogo mais tempo e de todos os tempos a não ser lançado. O novo silent hill que prometia uma parceria entre o cineasta vencedor de Oscar Guillermo del Toro e Hideo Kojima, uma lenda dos games.

O jogo ainda contava com Norman Reedus, ator conhecido na época por The Walking Dead, mas mesmo fazendo muito sucesso, as coisas acabaram não indo para frente, e por diferenças criativas entre Kojima e Konami, o jogo foi cancelado.

O PT teve sua origem em 2014 e, hoje, 6 anos depois, surgem as primeiras notícias de um novo jogo de Silent Hill. O que se sabe é que nos bastidores havia uma grande movimentação para que um novo silent hill acontecesse, mas poucas coisas vazaram.

Até que nos últimos dias, vazou que a Konami teria registrado um novo jogo da franquia, com um nome ainda desconhecido. Esse registro serve para que o jogo seja reconhecido como produto, e às vezes acontece desse tipo de coisa vazar.

Isso não diz muito sobre o jogo em si, mas confirma que um novo silent hill existe e está sendo desenvolvido e isso, por si só, deve deixar os fãs felizes.

Agora, o que esse novo silent hill vai ser não se sabe ao certo. Existem algumas fofocas de que ele vai ser muito parecido com o que o PT foi, e que apesar de não estar se sentindo totalmente confiante com Kojima desde aquela época, hoje o Studio entende que aquele era um bom caminho, principalmente porque Resident Evil, franquia rival, seguiu aqueles passos e tudo deu certo.

novo silent hill
Novidades sobre o Silent Hill. Imagem: Canva Pro.

Mas de qualquer forma, vamos ter que esperar e torcer para que esse novo silent hill honre suas origens e seja um grande jogo.