Saiba como arrumar play store que não abre

Se existe uma coisa que pode atrapalhar a vida de uma pessoa com seu celular, é o defeito da play store não abrindo. Isso impede que você baixe novos aplicativos, mas também impede que você consiga atualizar os que já tem. Mas será que você sabe como arrumar play store que não abre? Vamos falar sobre isso hoje.

Como arrumar play store que não abre?

Por mais que o Android, e seus aparelhos sejam muito bons, não existem dúvidas de que de vez em quando eles resolvem dar um pouco de dor de cabeça para seus usuários. Existem alguns erros recorrentes desse sistema, e já nos acostumamos a lidar com eles.

Desde algumas pequenas travadas a bugs, ainda surpreende, a não ser um bem específico que é o tema do nosso assunto de hoje. A Play Store é um dos pontos mais importantes de um celular, isso porque é através dela que você vai conseguir os aplicativos que você precisa.

Não só isso, a Play Store segue lá te auxiliando, te avisando sempre que um programa precisa de atualização, mostrando sempre que um está dando defeito ou coisa do tipo. O problema é quando a própria loja para.

Isso acontece, e nem mesmo a loja está livre dos erros, e isso significa que você pode ter que lidar com a situação, então seria bom saber como arrumar play store que não abre.

O maior problema de todos, é que quando o programa para, você não pode baixar ou atualizar nada, quando ele parar de vez, alguns aplicativos também param de funcionar, e sempre que você tenta abri-lo, você recebe uma notificação de que a play store parou, e o aplicativo fecha.

E erra quem pensa que esse tipo de problema vai sumir sozinho. Muitas pessoas pensaram dessa forma já e acabaram tentando esperar, e tudo o que acabaram fazendo foi passar mais nervoso ainda. 

Então a melhor coisa que você pode fazer, é tentar arrumar o defeito antes que ele te enlouqueça atrapalhando você a mexer no seu próprio aparelho, e hoje estamos aqui para ajudar com isso.

Hoje vamos listar aqui algumas maneiras de como arrumar play store que não abre. E com certeza alguma dessas maneiras vai ajudar você.

Verifique a sua internet

Ok, sabemos que essa dica é meio trapaça, porque afinal de contas, quem não perceberia que está sem internet? Acredite, muita gente. O que mais se tem por aí é gente distraída, então ao invés de tentar arrombar por uma porta, porque não primeiro verificar se ela está aberta?

Verifique se o seu Wi-Fi está funcionando, e em seguida verifique se os seus dados móveis estão funcionando, e se ambos estiverem ok e todo o resto do seu celular e do resto da casa funciona normalmente, o problema deve ser outro.

como arrumar play store que nao abre 3
Aprendendo a arrumar Google Store que não abre. Imagem: Canva Pro.

Ajustar data e hora

Pode parecer confuso, mas se o celular estiver com data e hora errados, muita coisa nele vai parar de funcionar direito. Muitas pessoas não entendem o porquê é desse jeito, mas existe uma lista grande de pessoas que já passaram por isso.

E o pior é que isso não é algo exclusivo do celular Android, o mesmo acontece com computadores e notebooks, se a data e hora estiverem errados, muita coisa é comprometida.

Isso acontece em partes porque tudo está conectado ali, e quando você tem essas duas coisas erradas, a sincronia online para, e isso desencadeia uma série de novos problemas.

E pior que o seu celular pode ter uma data errada e você nem saber por algum erro na hora de reiniciar ou algo do tipo. É mais comum do que se pensa, e é uma ótima maneira de como arrumar play store que não abre.

Saia e entre novamente na sua conta

Soluções simples às vezes funcionam, isso porque erros simples podem causar muita dor de cabeça. A sua conta pode simplesmente ter bugado. É muito comum esse tipo de coisa acontecer como se tivesse algo nas engrenagens que impedem o sistema de funcionar.

Reiniciar ele funciona, e nesse caso reiniciar ele é o mesmo que sair da sua conta e entrar de novo. Dessa forma a sua conta é ligada novamente, e com sorte do jeito certo, sem o bug que causou toda a dor de cabeça.

Essa é outra solução simples e gratuita de como arrumar play store que não abre, que pode impedir você de ir até uma loja de reparos e gastar em algo que a pessoa vai fazer em segundos, e ainda vai acabar te cobrando.

Limpar os dados do cache

Pode ser que você precise dar um tratamento mais radical ao seu celular e a play store, e nesse caso uma maneira de se fazer isso é limpando o cache do aplicativo em si. Basicamente, o cachê é o arquivo temporário de cada aplicativo.

Quando você baixa um aplicativo, ele vai criar arquivos temporários que vão permitir que o app funcione mais rapidamente. O grande problema nisso é que às vezes, o cache se corrompe, e você nem sabe porque o celular não explica isso. 

Isso só pode ser deduzido quando nada parece funcionar direito naquele aplicativo. Logo, nem mesmo deletar o aplicativo vai funcionar, porque quando você deleta ele, o cache fica. Isso é muito importante de se ter em mente: se você não deletar o cache manualmente, ele não é deletado nem quando você deleta o aplicativo.

Essa é uma ótima dica de como arrumar play store que não abre, mas também serve para qualquer aplicativo que esteja dando defeito.

Felizmente para resolver isso é muito fácil, você é só precisa ir até as configurações do seu Android, depois ir em aplicativos, e em seguida, segure o ícone da Play Store, e clique em limpar cache

como arrumar play store que nao abre 3
Limpar o cache do celular. Imagem: Canva Pro.

A limpeza vai ser feita, e vai ser como se você tivesse com um aplicativo totalmente novo em mãos, e por isso ele não deve mais dar qualquer tipo de defeito, sendo essa a solução que mais funciona de como arrumar play store que não abre.