Dicas de como recuperar mensagens do Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens bem parecido com o nosso campeão de usuários, o WhatsApp, porém a plataforma é desprovida de algumas funções, como salvar mensagens, mas ainda tem uma pequena solução que o aplicativo criou para isso, então hoje aqui vamos aprender como recuperar mensagens do Telegram.

Como sabemos, o WhatsApp é um aplicativo de conversa completo, cheio de funcionalidades que o Telegram não tem, por sua vez o Telegram também conta com algumas funções que o aplicativo verdinho não tem. 

Por exemplo, no Telegram o envio de arquivos tem limite de 1.5 GB, já no mensageiro de Mark Zuckerberg 100 MB. Por mais que o Telegram atualmente tenha mais opções de configurações e personalização, ele ainda não chega nem perto do número de usuários do WhatsApp.

Atualmente o Telegram conta com 700 milhões de usuários espalhados pelo mundo todo, enquanto que o WhatsApp tem 2 bilhões. Outra vantagem do Telegram é em relação ao número de pessoas em um único grupo, no verdinho é possível apenas 256 pessoas por grupo, no outro os grupos podem ter 200 mil, além disso, ele também permite criar canais exclusivos de transmissão. 

Somente o canal exclusivo de transmissão do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, conta com 1,1 milhão de inscritos, isso porque esse tipo de canal, possibilita números ilimitados de inscritos. O aplicativo azul ainda tem a função de conversas secretas com mensagens. E por falar nisso, confira o advogado online gratis

Muitas pessoas têm dúvidas se podem usar o mesmo número do WhatsApp, no Telegram, e sim, isso é totalmente possível, pois um aplicativo não tem nada a ver com o outro, possibilitando essa alternativa.

O Telegram conta com muitos outros recursos, como por exemplo, o recurso “undo”, o qual permite desfazer alguma coisa com relação ao histórico das mensagens apagadas, então é possível recuperar mensagens do Telegram.

Fora isso as conversas ficam salvas em uma nuvem, isso permite que os usuários armazenem suas mensagens recebidas, arquivos, fotos, anotações ou que tenham conversas consigo mesmo. 

Esse recurso “undo” funciona da seguinte maneira, quando você apaga uma conversa inteira ou apenas uma mensagem “sem querer”, o Telegram vai permitir que você desfaça isso e recupere as mensagens dentro de 5 segundos, quando o tempo se esgotar a mensagens ou conversa vai ser totalmente apagadas e depois disso não tem mais volta.

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram não faz backup no Android, o máximo que consegue é fazer a exportação, caso use a versão desktop e planejar um backup manual e periódico, se esse for seu caso pode conferir se todos os dados que precisa não estão lá. 

Como dissemos anteriormente, as mensagens do Telegram são salvas na nuvem e quando elas são excluídas do aplicativo, automaticamente também são removidas da nuvem, então, nesse caso, não há como recuperar mensagens do Telegram.

Porém, se de maneira oficial não tem uma maneira de recuperar mensagens do Telegram que foram excluídas de forma permanente, sempre há uma segunda opção. Veja abaixo algumas soluções para recuperar suas mensagens abaixo, porém devemos ressaltar que pode ser mais fácil encontrar as mídias do que as próprias mensagens. 

Saiba como recuperar mensagens do Telegram

Muitas vezes podemos apagar algumas mensagens ou conversas do aplicativo “sem querer” e depois vemos que lá continha algum conteúdo importante e precisamos recuperar mensagens do Telegram, mas como fazer isso? Nesta etapa do artigo você verá como recuperar as mensagens apagadas do aplicativo de mensagens. 

recuperar mensagens do telegram
Aprendendo a recuperar mensagens do Telegram. Imagem: Canva Pro.

Pasta do Telegram

Calma, nem tudo parece estar perdido e se você usa o Gerenciador de Arquivos, pode ficar ainda mais descomplicado de  recuperar mensagens do Telegram. Você precisa procurar pelas pastas Telegram Áudio, Telegram Images, Telegram Documents e/ou Telegram Video.

Caso receba uma mídia de alguém, elas não são excluídas imediatamente, mesmo que delete a conversa e dependendo da configuração do aplicativo, elas são salvas na memória interna ou no cartão de memória.

Pasta de cache do Android

Outra opção é encontrar a pasta de cache do seu Android em que são armazenadas  todas as  fotos, mensagens, gifs, áudios, vídeos entre outros arquivos de conversas deletadas.

Para fazer isso, basta entrar na pasta “Android”, dentro dela procure por  “dados” (ou data), logo em seguida aparecem informações de vários outros aplicativos. Depois procure por “org.telegram” e seu “cache”, quando abrir você vai achar arquivos que foram recentemente excluídos das conversas.

Recuperador de Arquivos Excluídos e Corrompidos 

Caso tenha feito uma faxina geral no seu celular, é possível que tenha zerado essas pastas mencionadas acima. Então, a solução é usar um recuperados de dados para Android ou para Windows/macOS, muitas vezes eles podem conter a versão grátis, porém com uma limitação de dados um pouco menor de arquivos que a versão paga.

Uma boa dica é testar a versão grátis e, caso encontre algo que queira, mas ainda precise de mais dados, você pode optar pela versão paga e recuperar o que for necessário e possível. 

recuperar mensagens do telegram
Aprendendo a recuperar arquivos excluídos. Imagem: Canva Pro.

Utilize o aplicativo Notification History – disponível apenas para Android

Esse aplicativo é mais uma saída para recuperar mensagens do Telegram, isso porque ele emite uma notificação da mensagem que foi apagada. Dessa forma ela vai ficar salva no aplicativo, podendo recorrer a esses recursos sem depender do logs e arquivos internos.

Veja abaixo o passo a passo de como se faz o procedimento no aplicativo Notification History, lembrando que ele não vai  recuperar mensagens do Telegram que foram apagadas, mas você poderá visualizá-las.

  • Primeiramente vá até o Play Store (loja de aplicativos Android) e barra de pesquisa procure por Notification History e faça o download;
  • Em seguida abra o aplicativo já baixado;
  • Depois permite que o app tenha acesso às suas notificações habilitando as permissões;
  • Feito isso, abra as notificações mais recentes do seu celular;
  • No próximo passo você vai clicar na aba de conversas do Telegram que já foram excluídas;
  • Por último, você poderá ver o conteúdo que estava na notificação. 

Com todas essas dicas fica bem mais fácil conseguir recuperar mensagens do Telegram, e devemos lembrar que antes de apagar definitivamente você ainda tem o recurso dos 5 segundos que o aplicativo oferece.