Como remover publicidade do Google chrome e as 3 melhores formas de navegar anonimamente

Saber como remover publicidade do Google Chrome pode ser uma imensa vantagem para você e seu consumo de internet, não só por conta dos anúncios e propagandas invasivas e que perseguem o usuário, mas também por uma questão de segurança.

Não é errado se deparar com anúncios pela internet, o que não há problema algum, principalmente se levarmos em conta que as maiores empresas do mundo como o Google e o Facebook possuem, como sua maior fonte de renda, a distribuição dos anúncios e publicidades para seu amplo número de usuários.

Quem nunca se deparou com um anúncio que o perseguia, ou então em algum momento pesquisou por algum produto, serviço ou marca no Google, porém dias depois ainda recebia propagandas desse mesmo produto em questão em todas as suas redes sociais, mesmo as que não são do Google, como Facebook e Instagram, por exemplo.

É nesse momento que é necessário saber como remover publicidade do Google Chrome, uma vez que não se trata somente dos anúncios em si, mas na realidade, de todo o contexto que o cerca, basta se perguntar como que as plataformas digitais conseguem te rastrear mesmo quando sai dos domínios delas.

Tudo isso é feito com base nas informações, popularmente conhecidas como os dados pessoais, que são as formas das empresas gigantes da tecnologia rastrear, conhecer e identificar os seus usuários. 

A todo o tempo, a máquina que utilizamos, seja um computador, notebook ou celular, está enviando e recebendo informações nos navegadores e servidores, é justamente desta forma e por este meio que é possível rastrear e monitorar tudo sobre o usuário.

É justamente neste momento que mora um fator ético, uma vez que as grandes empresas funcionam dessa forma e a filosofia do mercado é a seguinte: “se não existe produto, você é o produto”.

Essa mentalidade não é exagero, empresas como Google e Facebook não oferecem nada justamente porque você é o produto delas, pois elas capitalizam coletando e armazenando as suas informações para, posteriormente, vender para empresas terceiras que estão interessadas.

Então, saber como remover publicidade do Google Chrome não é só se livrar de anúncios chatos e invasivos, é manter as suas informações privadas e a salvo de outras empresas. 

A coleta de dados por parte das grandes empresas é constante e por mais que muitas vezes não exista preocupação, a realidade é que você não tem como controlar ou saber o que será feito ou para quem as suas informações irão.

Basta perceber que anos atrás o Facebook precisou depor diante do senado americano, por causa da venda de dados que em alta escala foi capaz de afetar até mesmo a eleição norte americana.

O ponto em questão é que a cada dia que se passa mais e mais é preciso saber como remover publicidade do Google Chrome para que todas as suas informações, necessidades e interesses não sejam compartilhados.

Por isso, separamos as melhores formas que qualquer pessoa pode utilizar de como remover publicidade do Google Chrome, e se proteger do vazamento de suas informações por parte das plataformas e empresas.

Como remover publicidade do Google Chrome com Adblock

Por todas as partes da internet é possível encontrar anunciantes, as propagandas estão por todos os lados, seja no  Google, redes sociais, antes dos vídeos, em sites de notícias e muito mais, são banners, pop ups, fotos e textos.

O adblock é uma extensão do navegador, talvez a ferramenta mais popular de como remover publicidade do Google Chrome, funcionando como um aplicativo que pode ser baixado em segundos.

E ela bloqueia todas as propagandas que podem aparecer dentro do navegador, em sites de notícias, anúncios de busca no Google, YouTube, Pop ups, anúncios chamativos e muito mais.

Navegação muito mais rápida, uma vez que grande parte do seu processador é utilizado para propagandas, e ao se livrar delas além do ganho por conta de poluição visual também há melhorias na velocidade e qualidade da navegação.

como remover publicidade do google chrome
Removendo publicidade através do ADblock. Imagem: Canva Pro.

Navegador anonimo

Também é possível se livrar das publicidades e das solicitações de informações fazendo uso do navegador anônimo do Google Chrome é uma funcionalidade da própria plataforma Google que visa proteger um pouco mais as informações de seus usuários. 

Porém, navegador anônimo não é a principal solução de como remover publicidade do Google Chrome, por mais que ele sirva para evitar que seus dados sejam solicitados por parte do site e plataformas, você não está completamente em anonimato.

Isso ocorre pois, o  Google só passa a ignorar as solicitações de dados e informações de navegação feitas por sites dentro do navegador, com arquivos baixados permanecendo na máquina, além de que toda a sua atividade ainda vai ficar registrado pelo provedor de internet ou então servidor local, como biblioteca, trabalho, shoppings e muito mais.

como remover publicidade do google chrome
Abrindo janela anônima. Imagem: Canva Pro.

Como remover publicidade do Google Chrome com a VPN

Também é possível saber como remover publicidade do Google Chrome caso utilize uma VPN, a sigla significa “Virtual Private Network” ou seja, a sua navegação vai ser completamente privada, até mesmo a sua localização compartilhada não será autêntica.

Ela funciona criptografando todas as suas informações e trajetória dentro da internet, sendo assim seus dados não são obtidos e a identidade é completamente camuflada.

Sendo assim, sabendo como remover publicidade do Google Chrome com VPN, não só a sua navegação será muito mais tranquila e sem invasão de anúncios desnecessários como as informações de preferências e objetivos não serão registradas e utilizadas por parte das empresas.

Ao utilizar uma VPN o seu endereço real será camuflado, com um VPN host, funcionando na prática como a guia anônima, porém, nem mesmo o provedor de internet ou servidor local conseguirá ter acesso aos locais dos quais visitou e suas informações pessoais.

Sem contar que uma das maiores vantagens de se manter seguro na internet com VPN é que mesmo caso algum criminoso virtual consiga acessar as suas informações elas estarão criptografadas e não servirão de nada, assim, você fica mais seguro contra golpes e livre de anúncios, basta saber como remover publicidade do Google Chrome com VPN.