Saiba o que fazer se o seu celular não encontra rede

Não existe nada pior do que gastar um dinheiro alto em um plano de telefone que te da internet ilimitada, redes sociais para mexer, e mais um monte de vantagens se o seu celular não encontra rede.

Quando vamos para um lugar inóspito, longe da civilização e das torres, a coisa mais comum é que, de fato, um celular não encontra rede. Mas se você estiver dentro da cidade, a sua casa, ou em algum lugar importante onde você definitivamente precisa de internet, isso pode ser muito chato. 

E não só os planos de internet, quando um celular não encontra rede, você também não pode fazer ligações, enviar sms ou qualquer tipo de coisa que permita que você se comunique, então se você se encontrar nessa situação em uma emergência, você pode ter sérios problemas.

O seu celular não encontra rede? Veja a possível solução

Felizmente esse erro, apesar de comum, não é nenhum bicho de outro mundo e acontece com muitas pessoas, inclusive nos melhores celulares. Se engana quem pensa que comprar um celular super caro vai impedir de passar por esse tipo de situação.

O que pode deixar as pessoas confusas, é que existem vários fatores que podem levar um celular a passar por isso, e por isso não existe apenas uma solução. Mas nós vamos fazer o nosso melhor para ajudar você a saber o porquê seu celular não encontra rede.

Vamos aqui listar uma série de motivos do porquê um celular não encontra rede, e também vamos colocar a solução para cada um deles, então você pode ver todos, e se tiver algum que parece ser o seu problema, você usa a técnica e rapidinho você vai poder voltar a fazer ligações e também usar a internet. 

Verifique o chip do seu celular

Se o problema está na recepção do sinal, isso pode ter ligação com o seu chip, afinal, ele é o que permite que o seu celular utilize o seu plano de internet e também receba ligações.

E aí existem várias coisas que podem estar erradas com ele, com sujeira sendo o mais comum. Então o recomendado é você tirar ele, e limpar ele. Tome cuidado porque o chip é algo frágil, então limpe com calma, e se possível limpe também a gaveta onde você o encaixa.

Mas atenção, evite assoprar dentro do aparelho celular, porque por mais que você pense que isso pode tirar a poeira, na verdade você está fazendo algo muito perigoso a longo prazo.

Por mais que pareça que seu sopro só faz vento, ele carrega consigo umidade de saliva, e isso pode fazer muito mal para seu aparelho. Essa umidade pode se infiltrar ali e acabar queimando alguma, e aí você vai ter uma dor de cabeça ainda maior. 

Outro problema é o chip estar mal encaixado. Pode ser que você não colocou direito da última vez, e com ele mexendo lá dentro, ficou mal encaixado de vez e sinal não chega. Fique de olho nisso e coloque o chip de forma devagar e certeira, e teste se a área voltou.

E por último, se você cortou seu chip para caber no seu celular, verifique se o corte não pegou nenhuma parte importante dele. Pode ser que o corote tenha danificado o chip, e nesse caso você vai precisar de outro.

celular nao encontra rede
Celular sem rede. Imagem: Canva Pro.

Selecionar manualmente a rede

Às vezes você vai precisar fazer um serviço você mesmo ao invés de depender só da tecnologia, e nesse caso você pode selecionar a rede manualmente. Fazer isso é muito fácil, e pode ser necessário em dias que a rede está meio fraca, e seu aparelho não consegue identificá-la corretamente.

Para isso, você vai precisar entrar em configurações do aparelho, e então desabilitar uma opção que se chama “selecionar rede automaticamente”. Quando fizer isso, você vai poder definir manualmente a operadora.

Assim você vai lá, seleciona a rede correta, a que você quer, e pronto, se o problema era esse, o seu celular deve se conectar normalmente. 

Atualize seu sistema operacional

Às vezes o seu celular precisa ser atualizado, e pode ser que você nem ao menos receba uma notificação dessa necessidade. E aí é que os problemas começam. Quando um celular precisa urgentemente ser atualizado, ele vai começar a apresentar defeitos.

Como ele devia estar com as melhorias da atualização, algumas coisas costumam começar a falhar enquanto você não decide atualizar, e se o seu celular não encontra rede, pode ser esse caso.

Felizmente resolver isso também é bem fácil. Tudo o que você vai precisar fazer é ir nas configurações do seu celular, encontrar a parte que fala sobre atualização, e pesquisar se existe alguma atualização para ele. 

Se sim, existem ótimas chances de que o seu problema seja resolvido de uma vez ali, e esse é um problema que tanto os celulares Android quanto IOS podem passar.

Troque o chip de lugar no seu celular

Agora há outra solução que envolve seu chip, mas com ele não sendo o problema da história. Existem alguns celulares que têm entrada para mais de um chip, inclusive houve uma época em que o comum era um celular ter até 4 entradas.

E uma coisa que pode acabar acontecendo nesse tipo de situação, é uma das entradas dar defeito. Por mais que acabamos esquecendo que nosso celular tem mais de uma entrada, muitas vezes não nos lembramos que uma delas pode simplesmente parar, e com isso ficamos com isso na cabeça.

Se você quer ter certeza de que o problema é esse, o que você pode fazer é tirar o chip que você não está conseguindo conectar, e colocar em uma outra entrada, assim você vê se o seu celular não encontra rede do mesmo jeito.

Se dessa vez ele de fato encontrar rede, saiba que a entrada pode ser realmente o problema. 

Porém, se você fizer isso e mesmo assim você está vendo a notificação de que o celular não encontra rede, o problema pode ser outra coisa. Nesse caso, talvez seja melhor levar o aparelho até um técnico.

celular nao encontra rede
Trocando o chip do celular de lugar. imagem: Canva Pro.