Como faço para excluir histórico: as 3 melhores formas de apagar seus dados

Toda pessoa já passou por momentos nos quais precisou excluir as informações que havia gerado na internet e se perguntou “como faço para excluir histórico?”. A realidade é que apagar o histórico é um hábito muito comum, principalmente se levarmos em conta que nele pode haver todas as informações de um longo período.

Por mais que a maioria das pessoas já o faça e saiba muito bem o processo de como faço para excluir histórico, limpar histórico vai além de simplesmente apagar os seus rastros, podemos ser essa uma atividade crucial para a sua proteção dentro da internet.

Existem diversos ganhos e melhorias que estão relacionados ao processo de limpeza do histórico, e tanto a sua segurança quanto a velocidade da sua máquina podem ser impactadas positivamente com bons hábitos de manter sempre os seus registros apagados.

Excluir o histórico de navegação não é simplesmente apagar o site que você já visitou, mas também limpar diversos dados de seu navegador que podem ser completamente inúteis, servindo somente para te identificar no mundo digital enquanto deixa o processamento muito mais lento.

Toda vez que você entrar no site, ele vai depositar em seu navegador algumas informações enquanto solicita outras, esses são os famosos cookies de navegadores, que nada mais são do que fragmentos de código que servem para identificar a sua máquina.

Com isso, a plataforma passa a ter acesso às suas informações e preferências de dentro de seu computador, servindo para posteriormente identificar e reconhecer seus padrões de consumo, para personalizar o conteúdo de forma que mais o agrade.

Todo mundo já passou por uma situação na qual, visitou um site de vendas, olhou determinado produto e depois saiu sem realizar a compra, em seguida começou aparecer de diversas propagandas desse mesmo site e de sites concorrentes oferecendo o mesmo produto, mesmo que você já tenha saído da plataforma e indo para outras redes sociais.

Esse processo de rastreamento em plataformas diferentes é possível por conta do seu histórico de navegação e cookies, por isso não importa se você está em outro site ou aparelho móvel, as propagandas e anúncios ainda o perseguirão.

Os dados são o novo petróleo, pode até não parecer que as informações possam ser tão valiosas, porém imagine isso em uma larga escala, com os navegadores sites e empresas tendo acesso a quase toda sua atividade na internet.

Seja simples ações como a busca por receitas, jogos, séries e filmes, informações um pouco mais valiosas como: procura por um empréstimo, carro para comprar, opiniões políticas e até mesmo informações sensíveis como endereço, CPF, data de nascimento e muito mais.

Por isso é tão importante saber como faço para excluir histórico, pois possuir todas as suas informações, preferências, tendências e padrões de comportamento armazenados em um só lugar pode ser um grande problema.

Como faço para excluir histórico 

Com todo este contexto em mente, fica fácil compreender a importância de se saber como faço para excluir histórico, uma vez que diversos dados sensíveis são armazenados pelos computadores e navegadores ao longo do tempo.

Por mais que a maioria dos sites faça bom uso das informações que estão contidas no navegador, ainda assim é sempre uma possibilidade haver plataformas que estão mal-intencionadas fazendo assim o mau uso dos dados.

Por isso, não basta apenas saber como faço para excluir histórico, sendo preciso também posso ir bons hábitos no ambiente digital, evitando sempre sites que possam parecer suspeitos, além de ter sempre em mente como faço para excluir histórico.

O processo para apagar o histórico pode variar muito de um navegador para outro, por isso vamos utilizar como base o Google Chrome, que é o navegador mais utilizado atualmente.

como faço para excluir historico
Aprendendo a deletar HISTÓRICO. Imagem: Canva Pro.

Como faço para excluir histórico pelo teclado

Existe mais de uma forma de limpar o histórico de navegador, todas elas são muito simples e facilmente aplicáveis, necessário ser um gênio da Informática ou então ter conhecimento aprofundados em relação a configurações de browsers.

Excluir seus dados de navegação apenas com o uso do teclado é muito rápido e prático levando menos de um segundo para que todo o processo seja concluído.

Basta pressionar simultaneamente os seguintes botões, quando estiver com o navegador aberto: Ctrl + Shift + Del,

Como faço para excluir histórico pelas ferramentas

Também é possível apagar todo seu histórico de navegação por meio das Ferramentas presentes no seu navegador Google Chrome, basta clicar no botão de “três pontos” que está localizado na parte superior direita do navegador.

Abaixo do “X” de Fechar a aba e ao lado da sua foto de Avatar.

Em seguida vai se abrir o menu, com isso você vai se dirigir a terceira divisão do menu de cima para baixo, onde vai estar escrito “mais ferramentas”.

O botão de “mais ferramentas” é o último dessa divisão e não é necessário clicar nele, basta posicionar o seu Mouse sobre ele que abrirá um segundo menu de opções. 

Dentro do segundo menu de opções você deve se dirigir para a segunda divisão, no primeiro botão, onde estará escrito “limpar dados de navegação”, clicando nele os dados serão excluídos de seu navegador.

Como faço para excluir histórico pela página do histórico

A última forma de apagar o seu histórico de navegação é através diretamente da página de histórico. 

É preciso pontuar que nenhum método é considerado melhor ou pior, apenas opções diferentes para chegar no mesmo objetivo.

Existem duas formas de se chegar na página do histórico, a primeira é através do teclado, onde como navegador aberto pode-se apertar Ctrl+H, que vai lhe direcionar instantaneamente para uma outra aba já dentro do seu histórico de navegações.

Ou então mais uma vez pelo botão de “três pontos” localizado no canto superior direito, basta clicar no primeiro botão da segunda divisão onde está escrito “Histórico”.

Com isso será direcionado para a sua página de registros, todos os dados estarão lá, na região central as URLs de sites, e algumas informações no canto superior esquerdo com um breve menu de opções.

como faço para excluir historico
Deletando o histórico. Imagem: Canva Pro.

É justamente na última opção que será possível saber como faço para excluir histórico, basta um clique para limpar seus dados.