Buscador anônimo e as 3 melhores formas de se proteger na internet

Qualquer pessoa que navega pela internet nos dias de hoje já se deparou ao menos uma vez com métodos de segurança, quais são as melhores formas de se proteger no meio digital, e a importância de manter suas informações longe de ataques e furtos, seja por buscador anônimo ou qualquer outra ferramenta de camuflagem.

O buscador anônimo é uma forma de navegar pela internet para que os seus dados sejam registrados, o que a princípio faz com que pareça ser uma boa solução na questão da segurança digital, mas seria mesmo a melhor opção para proteger suas informações?

A todo tempo que navegamos pela internet estamos deixando e recebendo informações, seja através dos cookies de navegador, que todo site que visitamos deposita na nossa máquina como uma forma de autenticação ou então por meio de cadastros.

Existem diversos sites e plataformas que exigem com que você faça um cadastro com informações reais para fazer o uso do mesmo, sendo assim você utiliza seu e-mail, nome, data de nascimento, local de residência, número de telefone e muito mais.

Nestes cadastros em questão nem mesmo o buscador anônimo é capaz de te livrar de tais problemas, uma vez que, você não controla o que será feito com as suas informações, podendo ser utilizado somente para autenticar o seu login, ou então ser vendida posteriormente com as mais diversas finalidades.

As informações pessoais são extremamente importantes, e cada indivíduo deve ter em mente que a sua proteção é mais que essencial, não é nem um pouco raro se deparar com pessoas que possuem contas hackeadas ou cartões clonados.

Muitas vezes isso acontece da noite para o dia, isso é o que as vítimas pensam, uma vez que, o processo de roubo de dados pode levar até mesmo anos, em um cadastro você pode deixar vazar a sua data de nascimento, em outro o nome endereço, posteriormente o CPF. 

Com essas informações desencontradas muito provavelmente não seria prejudicial para a vida do indivíduo, porém a junção de todas as informações delicadas podem causar diversos danos.

Sendo assim, a segurança digital não é feita somente com o buscador anônimo e muito cuidado ao fazer login em um site novo, mas sim, um trabalho constante e muito cauteloso.

Como funciona o buscador anônimo 

O buscador anônimo é uma ferramenta do próprio Google Chrome, que permite com que você visite sites por toda a internet, porém, sem deixar visível o exposto as suas informações e pistas que geralmente ficam à disposição dos endereços digitais.

Além da proteção perante o uso de suas informações, o buscador anônimo também limita impede o uso de propagandas personalizadas invasivas, sem contar também que ele não deixa rastros, ou seja, nada do que faz fica salvo no histórico de navegação.

No momento da navegação existem diversas informações que precisam ser utilizadas para que as buscas sejam mais precisas e o Google identifique os seus processos, sendo assim, alguns dados ainda são guardados, porém, no momento no qual sai do navegador são apagados, com isso, a proteção do buscador é a seguinte:

  • Impede a geração do histórico de navegação;
  • Impede o site de coletar as informações de navegação antigas, como uso de redes sociais;
  • Não deixa com que cookies sejam coletados ou inseridos no navegador;
  • Informações fornecidas pelo usuário em cadastros e formulários não vão ao site;
  • Apaga as permissões concedidas pelo usuário no momento do uso assim que a aba é fechada.
Buscador anônimo
Como funciona o buscador anonimo. Imagem: Canva Pro.

O que um buscador anônimo não protege

Por mais que o buscador anônimo do Google seja uma boa opção se comparado com os meios de navegação tradicionais, na realidade ele está longe do ideal, com o Google se metendo em problemas judiciais mais uma vez por conta da falta de anonimidade do seu buscador anônimo.

Pois, existem diversas coisas que o Google deixa ser compartilhado mesmo nas guias que não deixam rastros, anonimidade só é aplicada com os sites e plataformas nas quais você pode navegar, sendo assim, todas as informações do seu uso da internet, locais onde passou, cadastros e dados continuam sendo compartilhados com os provedores de internet e servidor.

Ou seja, somente os sites não vão ter acesso, mas para a sua empresa de internet e local no qual navega nada mudará, como escolas, locais de trabalho, bibliotecas e shoppings tendo acesso a todas as suas informações de navegação.

O seu endereço de IP e Fingerprint também continuarão sendo compartilhados e registrados, permitindo assim que o site consiga identificar de qual região você é.

Por isso, por mais que o buscador anônimo seja uma boa saída, ele é extremamente superficial com soluções temporárias e que não resolvem o problema de fato, por esta razão confira as melhores formas de se proteger na internet.

Utilize apenas aplicativos originais

Normalmente existem diversas formas de se obter o mesmo aplicativo, seja para celular ou para computador, porém, ao obtê-lo por meios que não são original e oficial, podem vir instalados nele diversos malwares, que são vírus de computador especializados em espionar e roubar dados dos usuários.

Isso é muito comum principalmente em aplicativos pagos que são disponibilizados de forma gratuita em sites terceiros.

VPN 

O serviço de VPN é muito utilizado atualmente para proteger os dados da navegação dos usuários, a sigla significa “Virtual private network”.

Sendo assim, um VPN fornece uma rede segura para navegação, criptografando todos os seus dados e informações durante a navegação, além de camuflar o seu IP, não deixando que os demais sites e plataforma tem acesso a sua localização e dados de forma muito mais efetiva e benéfica do que o buscador anônimo.

Buscador anônimo
Invasão. Imagem: Canva Pro.

Tenha um bom antivirus

Se proteger durante uma navegação, não é apenas ter boas atitudes, até mesmo os profissionais às vezes podem precisar de auxílio nestes momentos que surgem os antivírus.

Programas de computadores especializados em combater e identificar qualquer tipo de ameaça, ficando ativo não somente nos aplicativos já instalados, mas também nos sites e dados de navegação, no navegador padrão ou no buscador anônimo.