Dicas de como eliminar um grupo no WhatsApp

Todo mundo tem grupos de mensagens no aplicativo do WhatsApp, é bem legal e divertido ter várias pessoas reunidas em um grupo só, hoje em dia as pessoas fazem grupo de todos os meios de convivência, mas chega um momento que os grupos são tantos que é preciso apagar alguns, apesar de ser uma tarefa bem simples, muita gente ainda não sabe como fazer, por isso vamos ensinar como eliminar um grupo no WhatsApp.

Sabemos que as pessoas têm grupos para praticamente tudo, trabalho, estudos, família, amigos, colegas da época da escola, entre muitos outros. Mas, muitas vezes essa quantidade de grupos acaba atrapalhando o desempenho das pessoas e até mesmo tirando a paz, apesar de ter a opção de silenciá-los as notificações ainda ficam lá, sem contar nas imagens que vão chegando de um e de outro e enchendo a sua galeria. 

Por mais que apagar o grupo seja uma tarefa bem simples, as pessoas que não têm muita intimidade com a plataforma podem ter um pouco de dificuldade na hora de executá-la. Existem duas maneiras de apagar um grupo, quando você é administrador do mesmo e quando você sai do grupo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo todo, são 2 bilhões de usuários ativos, somente no Brasil são 120 milhões de contas do WhatsApp, isso faz com que o nosso país fique em segundo lugar no ranking de mais usuários, ficando atrás apenas da Índia. 

A plataforma foi desenvolvida em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, no ano de 2014 o aplicativo se juntou ao Facebook e atualmente Mark Zuckerberg é o seu atual dono, como também da rede social Instagram, se tornando o mais jovem empresário desse meio com 32 anos. 

O aplicativo se tornou muito importante na vida das pessoas, se fazendo presente até o dias atuais, para resolver qualquer tipo de coisa as pessoas estão acostumadas a usar o mensageiro. Durante todos esses anos de existência, passou por várias atualizações, uma melhor que a outra, buscando sempre trazer a satisfação do usuário.

Hoje em dia é possível fazer ligações de voz e vídeo, postar status, fazer transferências bancárias, suas últimas atualizações foram poder ouvir o áudio de uma pessoas estando em outra janela de chat e agora também podem reagir às mensagens com todos os emojis presentes no mensageiro. E claro, além de poder mandar mensagens de texto e áudio, compartilhar fotos e vídeos. 

Realmente o aplicativo é bem completo e com certeza suas atualizações não vão parar por aí Zuckerberg está sempre trabalhando para melhor desenvolver o aplicativo de mensagens mais amado do mundo. 

Agora que você já sabe um pouco mais do mensageiro verdinho e suas funcionalidades, vamos ensinar abaixo como eliminar um grupo no WhatsApp, pode parecer um pouco complicado, mas prestando bem atenção você verá que é super fácil de fazer. Então, fique até o final desta leitura e descubra  como apagar um grupo do Whats.

Aprenda como eliminar um grupo no WhatsApp

Antes de aprender como eliminar um grupo no WhatsApp, devemos ressaltar algumas coisas, em primeiro lugar não é possível excluir de vez um grupo de você, sai dele e apaga das suas conversas, ele vai continuar existindo para os outros membros.

Em segundo lugar, para fazer com que um grupo deixe de existir definitivamente você precisa ser o administrador do mesmo antes de apagar você precisa excluir todas as pessoas dele para depois apagá-lo. Caso for um administrador e saia do grupo, a primeira pessoa adicionada ao grupo passa a ser o novo administrador e todos vão poder continuar a trocar mensagens normalmente. 

Sabendo de todas essas informações, veja abaixo o passo a passo de como eliminar um grupo no WhatsApp.

como eliminar um grupo no whatsapp
Conversando grupo WhatsApp. Imagem: Canva PRO.

Como eliminar um grupo no WhatsApp sendo administrador

  • Primeiramente abra o aplicativo e entre no grupo que deseja deletar;
  • Em seguida clique no nome do grupo para abrir as informações;
  • Retire todos os membros do grupo e por último você deve se remover (para excluir os membros, basta pressionar o dedo sobre o nome da pessoa e clique em “Remover”);
  • Quando o grupo já estiver completamente vazio, irá aparecer a opção “Apagar Grupo”, clique nela.

Com isso você fará com que o grupo suma completamente da lista de conversas do administrador que o deletou. Porém, o histórico ainda vai continuar para o membro que foi removido. 

Sendo o administrador do grupo, caso tenha feito ele somente para algum evento ou qualquer outra coisa e depois deseja apagá-lo, você pode colocar um comunicado que estará apagando o grupo e agradecendo a todos. Feito isso pode ir retirando as pessoas uma a uma do mesmo. Agora que você já aprendeu como eliminar um grupo no WhatsApp como administrador, veja abaixo como apagar um grupo saindo dele. 

Como apagar um grupo saindo dele

  • Abra o aplicativo e entre no grupo que deseja sair;
  • Em seguida clique no nome do grupo para abrir todas as informações;
  • Role a tela até o fim, clique em “Sair do grupo” e pronto agora você não faz mais parte do grupo;
  • Por fim, clique na opção “Apagar grupo”.

Dessa forma você deixa de fazer parte do grupo e consegue apagá-lo da sua lista de conversas, porém as pessoas a continuar nele conseguem conversar normalmente sem a sua presença. 

como eliminar um grupo no whatsapp
Deletando WhatsApp. Imagem: Canva Pro.

Como criar um grupo de WhatsApp?

Logo acima você aprendeu duas maneiras de como eliminar um grupo no WhatsApp, mas você sabe como criar um grupo no mensageiro? Se ainda não sabe, calma que vamos te ensinar.

Por mais que o aplicativo faça parte de nossas vidas todos os dias, é normal que algumas pessoas ainda só saibam do básico sobre o mensageiro, principalmente as pessoas com mais idade. Por isso vamos fazer um passo a passo a seguir para ensiná-los como criar um grupo no WhatsApp.

  • Abra o aplicativo, clique no três pontinhos para abrir o “Menu”;
  • Em seguida clique na opção “Novo grupo”;
  • Na janela seguinte irá aparecer todos os seus  contatos, selecione os que deseja incluir no grupo;
  • Em seguida crie um nome para o grupo e coloque uma imagem (opcional);
  • Pronto, seu grupo está criado.

Viu como é bem fácil aprender como eliminar um grupo no WhatsApp e também como criar um grupo? Agora que você já sabe de todos os passos, pode executar essas tarefas sem medo.