História de Elon Musk: a biografia do homem mais rico do mundo

Qualquer pessoa que tenha um mínimo de contato diário com a internet nos dias de hoje já ouviu falar de Elon Musk, para muitas pessoas ele é um homem digno de toda admiração e do sucesso que conquistou o nome da sua vida, para outros ele é digno de toda a crítica do mundo, mas uma coisa é unânime, Musk é uma pessoa extremamente bem sucedida e que entende do mundo do mundo dos negócios como ninguém. Por isso, veja a história de Elon Musk e tire suas próprias conclusões.

Seja lá de qual grupo de pessoas que você faça parte, de admiradores ou de críticos, ainda é muito benéfico conhecer a vida e a história de Elon Musk, um homem que sem dúvidas é ímpar na história do mundo.

Quem é e qual a história de Elon Musk?

Gênio, bilionário, playboy e filantropo, quem conhece a história de Elon Musk com toda certeza pode afirmar que esta frase foi proferida por ele, quando na verdade pertence aos filmes da Marvel, é a forma como um homem de ferro se descreve.

O Elon Musk é um multi-empreendedor bem sucedido que para algumas pessoas é apelidado de Tony Stark da vida real, afinal de contas, é extremamente rico, bem sucedido e por mais que possua as boas intenções nem sempre escolhe os melhores caminhos e meios.

Ele fundou e lidera empresas do primeiro escalão mundial, tais como Space X, Tesla, Neuralink, SolarCity, Starklink, The Boring Company, Hyperloop e PayPal.

história de elon musk
Paypal história de Elon Musk. Imagem: Canva Pro.

Muitas dessas empresas são algumas das mais comentadas de todo mundo, principalmente pois todas elas possuem o mesmo objetivo em comum, que é a preservação da vida humana e a auto-sustentabilidade do consumo e produção no planeta Terra.

Dentro de todos os empreendimentos muito bem-sucedidos, também existem as polêmicas nas quais o bilionário não passa muito tempo distante, quando não está na grande mídia por conta de suas façanhas o faz por conta de alguma polêmica.

Onde começou a história de Elon Musk

O começo da vida de Elon Musk que foi muito diferente do que estamos acostumados a ver hoje em dia, uma vez que, ele nasceu na África do Sul mais precisamente na cidade de Pretória, e viveu no continente africano até os seus 17 anos, quando resolveu migrar para o Canadá para fazer faculdade em solo norte-americano .

Já no Canadá optou por fazer faculdade na Queen ‘s University em Kingston, Até que no ano de 1992 com apenas dois anos de estudos no Canadá, resolveu se mudar para Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos.

Dando continuidade aos seus estudos, conseguiu se formar em duas áreas diferentes: física e economia, logo em seguida deu início ao seu PhD no estado da Califórnia, na Universidade de Stanford.

Foi então que abriu mão de seu PHD, para voltar os seus esforços na área de empreendedorismo, é aí que a história de Elon Musk que começa a se misturar com as empresas, uma vez que ele tinha uma enorme vocação para gerenciamento de pessoas e empresas além de ter um faro aguçado para oportunidades ainda inexplorados.

A primeira empresa

Década de 90, Musk fundou junto com seu irmão, a empresa zip 2, A empresa é uma plataforma digital para jornais tradicionais, no ano de 1999 a empresa zip 2 foi vendida pela quantia de 300 milhões de dólares.

Foi então com esse dinheiro, do lucro da venda que Musk investiu em mais um empreendimento, no banco digital X.com, que ainda na década de 90 já possuía características e os moldes de um banco digital atual.

Com menos de um ano de existência a x.com ia muito bem em um rápido ritmo de expansão, passou por uma fusão com a sua principal concorrente a Confinity, uma empresa de soluções digitais voltadas para pagamentos que trabalhava em um projeto chamado PayPal.

Ambas empresas juntas expandiram muito principalmente por conta do rápido crescimento do uso de internet doméstica por todo o Estados Unidos, até que em 2002, o eBay comprou o PayPal por 1.5 Bilhão de Dólares e Musk como um acionista majoritário levantou caixa, para mais um empreendimento, começando assim a história de Elon musk que conhecemos, visionário e com o foco na sustentabilidade e qualidade de vida.

A história de Elon Musk e suas empresas revolucionárias

A história de Elon musk sempre foi repleta de momentos no qual buscava por melhorar a qualidade de vida da raça humana, e seus empreendimentos com tal foco teve início em 2002 após levantar um grande caixa com a venda do PayPal.

Uma das soluções imaginadas por ele para evitar a extinção da raça humana, é retornar a espécie colonizadora de outros países, uma vez que na visão dele, a nossa espécie está destruindo em ritmo alarmante o planeta no qual moramos. 

Deste objetivo nasce a spacex que muda completamente a história de Elon Musk, pois é a empresa focada em fazer viagens de exploração espaciais.

O seu primeiro foguete foi lançado no ano de 2006, após uma série de tentativas frustradas de comprar foguetes utilizados pela União Soviética.

O Falcon 1, como foi apelidada a primeira missão, foi um sucesso, e até os dias de hoje foram mais de 122 missões bem sucedidas.

Tesla a primeira montadora elétrica

Como se não bastasse possuir a primeira empresa com foco na exploração e expansão da humanidade por todo o Cosmos, em seu novo passo da história de Elon Musk investiu na primeira montadora de carros 100 % elétrica, a Tesla.

A empresa não foi criada pelo Elon Musk, mas ele entrou com um investimento inicial, o que garantiu a ele uma cadeira no conselho da empresa, sendo assim, faz igualmente parte do portfólio de empresas do bilionário.

história de elon musk
Montadora Tesla. Imagem: Canva Pro.

Outras empresas de Elon Musk

Existem diversas empresas igualmente revolucionárias que fazem parte da história de Elon Musk e merecem destaque, como por exemplo:

  • Neuralink – Pesquisas de nanotecnologia;
  • SolarCIty – Desenvolve e instala placas de energia solar;
  • Starlink – Internet de satélite para todo o globo;
  • Open IA – Desenvolvedora de pesquisas relacionadas à inteligência artificial; 
  • Gigafactory – Empresa subsidiária que fabrica baterias elétricas para carros.

Diante de toda a história de Elon Musk, é possível notar o desejo nato de empreender!