Conheça quais são os tipos de satélites que existem

Você já deve ter ouvido em algum lugar que existem satélites artificiais e satélites naturais, e isso pode parecer um pouco confuso, afinal, quais são os tipos de satélites que existem? Existe realmente tantas versões disso? E o que é um satélite natural? Muitas dúvidas, que podem ser respondidas facilmente.

Existem vários tipos de satélites?

Essa é uma pergunta muito comum que as pessoas fazem, principalmente quando lançamento de satélites ou análises de satélites viram notícia na internet e também na TV. E sempre ouvimos que um satélite tinha determinada função, que outro tinha outra, ou até que outro planeta tinha um satélite.

Um planeta possuir um satélite pode ser confuso para quem não tem muita afinidade com astronomia, mas é mais fácil do que se pensa. E por isso estamos aqui hoje, para ajudar no processo de explicar os tipos de satélites. 

Satélites naturais

Vamos começar então falando daqueles que são os chamados satélites naturais. Talvez você já tenha ouvido isso em alguma aula e física, ou em algum vídeo que falava de astronomia.

Se você só ouviu falar e não sabe o que é, satélite natural é um dos tipos de satélites que talvez você não associe ao nome da forma. Hoje em dia está no imaginário popular que um satélite é aquela forma de metal, com hastes laterais e que aponta para algum lugar.

Mas na verdade o satélite que temos tem o nome baseado na verdade nos satélites naturais, já que o satélite faz o que os naturais fazem: eles orbitam. Ou seja, chamamos de satélites os corpos que flutuam orbitando a terra ou qualquer planeta.

E isso significa que um satélite natural, por exemplo, é a Lua. A lua é o nosso grande satélite natural, que na órbita desde sempre, e no caso, é o único que temos

Existem outros planetas maiores que a terra e que possuem mais de uma lua, isto é, possuem mais de um satélite natural. Um bom exemplo disso é Plutão.

Plutão com todo sabe é o maior planeta que temos aqui por perto, e é tão grande que possui o total de 5 luas, ou seja, 5 tipos de satélites, todos naturais. Os nomes dos satélites são: Caronte, Nix, Estige, Cérbero e Hidra. 

Todos eles orbitam o planeta, e o planeta é tão grande que eles demoram muito tempo para fazer a volta do planeta todo enquanto orbitam. Isso faz com que seja praticamente impossível que eles se choquem fazendo a volta. Essa é uma dúvida que muitos podem ter.

Talvez isso fosse algo mais possível na Terra que é menor, mas como só ́ temos uma lua, não tem chance de olharmos para o céu e ver os corpos gigantescos se chocando, o que seria um show e tanto, mas provavelmente não faria muito bem para nossos oceanos.

Outro ponto interessante é que nosso satélite natural pode inclusive ser parte da Terra. Existe a teoria de que a Lua é um pedaço da terra que se soltou do planeta depois do impacto do meteorito, isso antes de qualquer possibilidade de vida na terra, quando ela ainda era meio molenga em consistência.

Acredita-se que essa seja a maneira com que a maior parte dos satélites naturais se formam, já que os choques podem fazer com que eles estejam próximos aos suficientes para ficarmos presos à órbita.

tipos de satélites
Conhecendo os tipos de satélites. Imagem: Canva Pro.

Satélites artificiais

Agora entramos na parte dos tipos de satélites que o homem criou. E basicamente é isso, os satélites artificiais são aqueles que foram criados pelo homem. Claro, eles não têm a mesma forma dos satélites naturais, que geralmente são grandes pedras girando.

Os artificiais geralmente tem um formato que tem a intenção de servir ao propósito pelo qual ele foi criado, ou seja, ter um design inteligente para que ele seja o mais útil possível.

O satélite clássico que vemos em filmes e tudo mais, são aqueles que têm suportes como se fossem “asas” e uma ponta no meio como se apontasse para terra, geralmente ele manda e envia informação ou onda para terra.

Os primeiros tipos de satélites foram feitos para fazer exatamente isso, receber e mandar informações. Como se tudo na tecnologia, o começo é sempre voltado para a área militar, então satélites tinham uma função de espionagem, tentando tirar fotos e enviá-las a seus donos. Algo que foi extremamente usado durante os anos de guerra fria, e pelos anos subsequentes.

Mas como tudo o que começa dentro do antro militar, sempre dão um jeito de transformar aquilo em entretenimento, e por isso além da questão de espionagem, os satélites passaram a ter uma função para coisas como TV, telefonia e também internet.

Existem tipos de satélites que são feitos para poder repassar sinal de tv, o que torna possível sinal de login.  O mesmo vale para telefones, e inclusive existem telefones que são chamados de via satélite, que por receberem sinal direto do espaço, nunca ficam sem área.

Geralmente são usados, é claro, por militares, mas também por pessoas que precisam trabalhar em áreas remotas, sendo muito útil para não perderem o contato com as pessoas em casos de emergência.

Recentemente, o bilionário Elon Musk também começou um negócio envolvendo sinal de internet pelos seus satélites. A internet chamada de Starlink tem como proposta gerar internet de qualidade para pessoas de qualquer lugar do mundo, já que está incluso na assinatura de uma antena.

Essa antena tem a capacidade de procurar sinal feito pela Starlink, e assim a ideia é que a internet esteja sempre de alta qualidade. O serviço inclusive já está disponível no Brasil, e para muitos é o futuro.

tipos de satélites
Satélite. Imagem: Canva Pro.

Em conclusão, não é difícil identificar os diferentes tipos de satélites que existem, basicamente temos que ter em mente que enquanto corpos como a Lua são satélites naturais, por naturalmente orbitam o planeta, nós mesmos somos capazes de criar satélites, que fazem parte dos tipos de satélites que os ajudam com sinais de tv, internet, telefone e na parte militar.