O que é um cyber ataque? Entenda como se defender de um

No mundo moderno, temos que aprender que o tudo evolui, e isso não inclui apenas as coisas boas da vida. Infelizmente a vida expande para todos os lados, e isso inclui as partes ruins também. O crime evolui e cria novas formas de agir, e isso inclui os cybercrimes. mas será que você sabe o que é um cyber ataque? Vamos falar sobre isso hoje.

Houve um tempo em que as pessoas tinham que se preocupar com crimes físicos, crimes comuns com os quais estamos acostumados. Roubo de pertences, dinheiro, carros. Tudo isso é algo que esteve presente na vida de tantas pessoas que já foram vacinadas.

Sabemos como agir nas ruas, como não dar janela de oportunidade, nos tornamos pessoas acostumadas com o perigo do dia a dia. O que não é o ideal, já que o certo era estarmos seguros contra isso, mas nunca podemos esquecer que a vida está ligada a saber lidar com situações de perigo. 

Mas quando o assunto é internet, a história fica diferente. Muitas pessoas não estão acostumadas com o mundo online, e isso faz com que elas não estejam em condição de se proteger de ataques cibernéticos. Algumas nem ao menos sabem o que é um cyber ataque.

Mas se queremos que nossos dados sejam seguros, e livres de qualquer invasor, precisamos nos informar sobre esse mundo. Ao saber o que é um cyber ataque nós vamos estar prontos para lidar com a situação, seja para prevenir ou seja para correr atrás do prejuízo depois de já ter acontecido.

Algumas pessoas dizem que internet é coisa de gente jovem e que já não tem mais paciência para aprender coisas ali, mas essas pessoas esquecem que o mundo do crime te obriga a aprender um pouco de tudo para se defender.

E se você tem dados valiosos no seu computador, se você usa internet para acessar bancos e cartões, você precisa estar seguro, porque cedo ou tarde você vai ter que lidar com alguma situação. E quanto mais você souber sobre o que é um cyber ataque, mais rápido você vai poder reagir, e mais você terá chances de resolver a situação sem maiores dores de cabeça.

Dito tudo isso, imaginamos que você esteja convencido a aprender um pouco sobre o que é um cyber ataque, e nós vamos ajudar nesse processo. Hoje estamos aqui para ajudar e te explicar exatamente o que é um cyber ataque, e como você pode se defender dele, e caso ele seja bem sucedido, como você pode resolver essa questão

Entenda o que é um cyber ataque

Primeiro precisamos dizer que para entender o que é um cyber ataque temos que entender que ele não é apenas uma coisa. Ele é um ataque, mas um ataque pode ter diversas funções e objetivos, e existe muita coisa que se enquadra aí dentro.

Por exemplo, algumas pessoas tendem a associar o que é um cyber ataque a apenas roubo de dados, quando na verdade não. Algumas pessoas podem ser atacadas para ter seus dados expostos, e isso também conta como um ataque.

Lembrando, também não é apenas sobre dados. Esse mundo cibernético faz a gente pensar apenas em coisas como dados bancários, senhas de cartões e coisas do tipo, e sim, existem muitos risos, talvez mais do que por outros objetivos, mas também existem ataques por coisas íntimas, como fotos e vídeos.

Se alguém dá um jeito de acessar algo seu e expõe fotos suas, isso é um crime de ataque cibernético como qualquer outro, e deve ser punido como tal, basicamente não existe nada que alguém possa roubar digitalmente de você que não entre nessa lista. 

Um exemplo de roubo de dados recente aconteceu com a empresa do mundo dos Games Rockstar. A Rockstar foi invadida por hackers que roubaram dados sobre o seu atual jogo em produção GTA 6. 

A própria empresa confirmou que o roubo aconteceu, e que ele foi feito por pessoas que hackearam os sistemas de bancos de dados da empresa. 

Esse é um tipo de roubo mais comum do que se pensa. Enquanto o roubo em questão provavelmente foi feito por alguém que queria saber mais sobre a produção do jogo, mas existem muitos crimes de roubos cibernéticos entre empresas.

Nesse caso, a ideia é realmente invadir para roubar dados que podem ajudar a combater as empresas rivais, um tipo de crime relacionado à competitividade criminosa entre algumas empresas.

o que é um cyber ataque
Hackers. Imagem: Canva Pro.

Como se proteger de crimes cibernéticos?

A primeira coisa que temos que pensar, é que existem muitos criminosos nesse mundo que se utilizam de falhas no sistema para conseguir fazer seus crimes. Quando estamos falando de crimes no mundo corporativo, estamos falando de um sistema digital de segurança fácil.

E nesse caso, a melhor coisa a se fazer é contratar um bom profissional da área de segurança da informação, um profissional que existe justamente para evitar invasões.

Mas quando falamos de roubos de dados pessoais, existem algumas coisas que são possíveis serem feitas.

A Primeira é você tomar cuidado com os sites que usa, não coloque dados importantes em qualquer lugar. Além disso, vários lugares hoje tem protocolos de segurança complexos, siga todos. Faça cada passo que possa deixar sua conta segura principalmente em lugares como redes sociais, e-mails e a conta do Google, que são os maiores alvos por geralmente dar ao criminoso acesso a outras coisas pessoais. 

Tenha todas as suas senhas memorizadas e não deixe seu cartão automaticamente hospedado em qualquer lugar. De preferência, use cartões digitais para compras online, uma vez que eles tendem a ser mais seguros para esse tipo de coisa do que simplesmente deixar a versão fica hospedar algum lugar, é mais fácil de terem acesso aos seus dados.

o que é um cyber ataque
Ataque de Hacker. Imagem: Canva Pro.

Em conclusão, se você quer que seus dados fiquem em segurança, é importante se informar sobre o que é um cyber ataque, afinal, você precisa estar com suas coisas seguras também no mundo online, que cada vez usamos mais.