Aprenda a recuperar arquivos deletados hd externo

Se existe uma sensação ruim, que causa raiva, agita e dependendo do contexto, um pouco de pânico, é deletar alguma coisa para a cidade do seu HD externo. Mas você sabia que tem como recuperar arquivos deletados HD externo? Isso é possível, e é disso que vamos falar aqui hoje. 

Recuperar arquivos deletados HD externo: tem como? Entenda

A maioria das pessoas que tem um HD Externo, quase sempre é para guardar coisas importantes, mais importantes do que guardariam em um pen drive. Isso porque teoricamente o HD é mais seguro, mais difícil de se quebrar e na maioria dos casos tem mais espaço para guardar o que se quiser.

Existe apenas uma coisa do qual o HD não está seguro, e que na verdade nenhum aparelho eletrônico está seguro: a capacidade humana de fazer besteira. Quantas pessoas nunca declararam algo por aí center? Isso acontece de várias maneiras extremas.

Por exemplo, você pode só ter dado delete em um arquivo no seu pc, dá para recuperar na lixeira. Mas e se você segurou o botão que permite deletar permanentemente? Sem ir para a lixeira? Isso acontece bastante.

E claro, existem também as pessoas que fazem isso, mas dentro de seu HD. E na mesma hora ficam com o coração gelado. Isso porque se algo está no HD, é porque aquela coisa deveria ter sido preservada ali. E nessa situação, será que dá para recuperar arquivos deletados hd externo? Felizmente a resposta é sim.

Claro, vão existir momentos onde não, mas na maioria dos casos existem algumas coisas que podem ser feitas para que você possa recuperar arquivos deletados do HD externo, e hoje estamos aqui para te ajudar nisso.

Vamos listar aqui algumas coisas que você pode fazer para recuperar arquivos deletados HD externo sem muita dor de cabeça, e sem perder seus arquivos tão importantes.

recuperar arquivos deletados hd externo

Olhando a lixeira dos eu HD

Essa notícia pode ser chocante para você, mas talvez você não saiba que é possível recuperar arquivos deletados HD externo pela sua lixeira. Você provavelmente nem ao menos sabia que ele possui lixeira.

mas é verdade, assim como o seu computador tem a lixeira virtual onde os arquivos vão antes de serem excluídos de vez, essa é mais uma vantagem que o HD tem frente aos pendrives, uma vez que você provavelmente já deve ter deletado algo de um, e visto a mensagem de que determinado arquivo será deletado permanentemente.

O que acontece é que você precisa tirar o modo oculto de uma lixeira de HD antes de conseguir usá-lo, e isso pode ser feito da seguinte maneira:

  1. No seu computador, vá no menu iniciar, em seguida no computador e localize o HD externo.
  2. Quando encontrá-lo, clique nele com o botão direito do mouse, e em seguida vá em propriedades.
  3. Em seguida, clique na aba conta, depois em mostrar configurações de cota, e por último faça seus ajustes

Se por algum acaso você, além de querer recuperar arquivos deletados do externo você quiser deletar de vez alguma coisa que esteja na lixeira, é só olhar na limpeza de disco para que eles sumam de vez. 

E se você quiser recuperar esses arquivos, é só clicar com o botão direito do mouse na pasta que o arquivo estava originalmente, clicar em restaurar versões anteriores e por último clicar em restaurar. 

Recuva

O Recuva é um software de recuperação de arquivos, que serve tanto para quando você deleta algo que não deveria quanto também para quando seu hd está com problemas, e você sente que pode perder seus arquivos.

O programa é um grande aliado do CCleaner, um software também extremamente conhecido por fazer uma limpeza em seus sistemas operacionais e deletar arquivos que estão corrompidos ou sendo pouco usados.

Isso significa que esse é um programa de recuperar arquivos deletados HD externo que traz consigo a confiança de fazer parte de um grupo já bem conhecido. É só baixar o programa, ele vai fazer uma leitura no seu HD e ver o que dá para ser recuperado. Simples e prático, uma ótima ideia para você que precisa recuperar arquivos deletados HD externo.

recuperar arquivos deletados hd externo

Com o EaseUS Data Recovery Wizard

Outro bom software de recuperação de arquivos deletados sem sombra de dúvidas é o EaseUS Data Recovery Wizard. Esse é um programa que vai ainda mais a fundo na hora de te recuperar um arquivo, já que além de poder pegar de volta algo deletado, ele tem mais uma função.

Ele também consegue pegar alguns arquivos que estão corrompidos, e que você teve azar de perder. Não é 100% de certeza que esses arquivos possam ser salvos, mas existem chances dependendo de cada caso.

Então, além de impedir que você perca um arquivo deletado, ele ainda pode ajudar você a recuperar algo que o seu HD faça o favor de deixar estragar.

Com o Photorec

Agora vamos falar de um programa que é especializado em fotos. Sabemos que fotos são um dos arquivos mais deletados por acidente de todos. Estamos mexendo naquele álbum de fotos antigo, ou naquela pasta de fotos recém tiradas da noite anterior. e acidentes podem acontecer.

Se isso acontecer, ao invés de baixar qualquer programa de recuperação e arquivos, você pode escolher aquele que é especialista no arquivo específico que você precisa.

O Photorec é famoso por ser um dos melhores do mercado nesse trabalho especificamente, e com uma interface bem conhecida baseada em DOS, ele pode até não ser o programa mais fácil do mundo de se mexer, mas ele definitivamente vale a pena.

O programa ainda pode também ser utilizado em pen drives e cartões de memória, caso o indecente tenha sido em algo além de um HD. Mas isso só mostra o quão fácil de usar ele é, apesar de sua interface.

Em conclusão, não é nenhum pouco difícil recuperar fotos, músicas, vídeos e tudo mais que você possa deletar por acidente. Tudo o que você precisa fazer é encontrar a maneira ou então o software certo, e então recuperar arquivos deletados HD externo.