O que é transformação digital e 3 passos para começar na sua empresa

Atualmente está claro para maioria das pessoas que mercado de trabalho, de empresas e competitividade está excessivamente em alta, onde a cada dia que se passa mais e mais empresas precisam batalhar por todos os clientes possíveis, mas o cenário se torna muito mais benéfico quando a empresa egestor sabe o que é transformação digital.

Um tempo atrás, O Bilionário filantropo Bill Gates disse: “em alguns anos vão haver apenas dois tipos de empresas, as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. Hoje em dia,  vivemos um momento um pouco diferente, a internet  é um meio muito mais consolidado e com diversas vantagens para usuários e empreendedores.

Sendo assim, estamos vivendo um momento chave, o ponto de virada no qual Bill Gates citou no qual a aceleração da digitalização dos processos, meios e empresas, faz com o que  a sua previsão esteja cada vez mais correta.

Hoje em dia não é difícil de notar que as empresas que trabalham ou possuem parte de seus negócios no ambiente digital com toda certeza conseguem melhores resultados do que as que estão restritas ao ambiente físico e tradicional.

É isso se dá por uma série de fatores, mas principalmente por conta da transformação digital e da atual revolução que o mundo passa,  cada vez mais é possível alcançar, impactar e dialogar com pessoas que estão em qualquer lugar,  isso faz com que as empresas que estão em um ambiente digital por mais que sejam extremamente restritas alcancem uma alta escalabilidade.

Sendo assim, empresas cada vez mais podem alcançar e expandir as suas barreiras para clientes que estão dentro ou fora do país de atuação, apenas sabendo o que é transformação digital.

Com isso, fica claro que a transformação não é somente no futuro possível,  mas sim uma vantagem atual que pode representar a diferença entre uma empresa bem-sucedida em uma mal sucedida, aquelas que sabem o que é transformação digital e como aplicá-la estão muito à frente de seus concorrentes.

Por essa razão, caso você deseja permanecer no mundo dos negócios  e com uma empresa em ritmo de crescimento, veio ao lugar correto, pois este artigo tem o intuito de lhe mostrar tudo sobre o que é transformação digital,  suas principais propostas, vantagens e como você pode aplicá-la em sua empresa para conseguir melhores resultados.

 O que é transformação digital

A tal transformação digital que muito se fala hoje em dia, já vem sendo desenhada a um bom tempo, mas ganhou força e suas bases fazendo uso de tecnologias que ainda estão sendo desenvolvidas que possui um quê de futurísticas.

O que faz com que, finalmente, a humanidade dê o próximo passo em relação à tecnologia e meios de produção.

Em poucas palavras a transformação digital nada mais é do que a aplicabilidade dos avanços tecnológicos de última geração dentro do mundo das empresas e negócios.

Grande parte de o que é transformação digital,  suas funcionalidades e aplicabilidades,  são originárias da Revolução Industrial 4.0.

Que nada mais é o momento atual no qual estamos passando, onde tecnologias revolucionárias  como por exemplo: metaverso, gestão e análise de dados,  inteligência artificial, internet das coisas, robótica, computação em nuvem e muito mais.

Sendo assim, o que é transformação digital é a aplicação de novos métodos em uma empresa que está de fora das tecnologias. Fazendo assim, com que esse upgrade tenha muitos impactos nos resultados reais de uma empresa.

o que é transformação digital
O que é transformação digital. Imagem: Canva Pro.

Para que empresa serve a transformação digital

É muito comum para um gestor ao se deparar com toda essa  complexidade de o que é transformação digital e não saber como se encaixa dentro de sua empresa e processos.

Esse pensamento é completamente compreensível, visto que nem todas as empresas têm capacidade ou aplicações para robótica, Inteligência Artificial e afins, mas com toda certeza toda,  a esmagadora maioria das empresas e nichos de atuação possuem sim, aplicações para conceitos mais básicos da Revolução Industrial 4.0.

Mas, para que a aplicação  de  novas funcionalidades seja bem feita a, é necessário mais do que saber o que é transformação digital, sendo preciso também, ótimo atendimento para romper a barreira do campo teórico e aplicar as mudanças e alterações de forma efetiva e que gere bons resultados.

Dados

A gestão de dados faz parte de o que é transformação digital,  porém, nem todas as pessoas dão sua devida importância,  afinal de contas comparando dados com inteligência artificial pode até parecer algo bobo.

Os dados nada mais são do que informações a respeito dos usuários e clientes, empresa tradicional, análise e gestão de dados pode ser muito mais superficial, porém,  o que cria o enorme potencial dos dados é a sua escala.

Empresas como Facebook, Google Instagram e WhatsApp possuem como seu principal modelo de rentabilidade os dados dos usuários,  ou seja, as informações das pessoas que fazem o seu uso.

Uma ótima opção para iniciar  o uso das novas tecnologias é sabendo o que é transformação digital  e implantando os conceitos de coleta e análise de dados dentro de sua empresa.

Internet das coisas

A internet das coisas é o mundo revolucionário que promete há um bom tempo e consiste basicamente em objetos e itens do dia a dia serem conectados e se comunicarem, a fim de deixar todo o sistema mais ágil e econômico.

Por mais que a princípio tenha sido desenhada para funcionar em lares,  a sua aplicabilidade em empresas, fábricas e outros meios econômicos é o que mais chama atenção atualmente.

Basta pensar em uma fábrica completamente conectada, na qual todo o maquinário se comunica entre si com orientações e metodologias ágeis, deixando toda a produção mais efetiva.

Digitalização de processos

Hoje em dia já existem soluções de integração e digitalização que terceirizam e auxiliam diversos processos internos de uma empresa,  chamados também de BI (Business Intelligence), são ferramentas especializadas em criar e analisar as informações de uma empresa para que caiba ao gestor somente a tomada de decisão, mas orientada e precisa com base em o que é transformação digital e suas vantagens.

o que é transformação digital
Digitalização de processos. Imagem: Canva Pro.